sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Distrações: Uma Arma Poderosa

  Caro leitor, bem sabemos que as Escrituras foram deixadas para todos nós para que pudéssemos de fato conhecer nosso Criador (vide A Importância da Bíblia e A Importância de Cristo), porém, é possível observar que ainda hoje existem pessoas que simplesmente não tem interesse em examinar os Escritos para obter só edificação espiritual. Aliás, já ouvi e vi por aí pessoas alfabetizadas usando como brecha a seguinte frase: "Eu não consigo entender a Bíblia" simplesmente para não se empenhar na leitura da mesma. Ou então a frase: "Eu não tenho forças para ler a Bíblia". E ainda: "Eu não tenho tempo para ler". 

  Na verdade, a Bíblia Sagrada não é o único livro que testifica do Eterno, até porque cada indivíduo é por si só uma escritura que carrega consigo a Semente Divina lá no núcleo da própria mente. Em vista disso, mesmo que você não queira ler as Escrituras que conhecemos (livros inanimados que testificam do Verbo de Deus denominado Jesus Cristo), será que é pedir muito para que você se esforce para ler (entender; decifrar) a si mesmo?!

  Ademais, se Deus não faz acepção de pessoas e se em Tiago 1:5-6 diz que Ele concede Sua Sabedoria para todos que pedirem sem duvidar (vide Deuteronômio 10:17 / Romanos 2:11 / Exortação de Tiago capítulo 1), então por que ainda existem pessoas que não estão conseguindo compreender as Escrituras, de modo geral, com os olhos espirituais? E por que há pessoas que tem tempo, ânimo e força para frequentar uma instituição religiosa, sair para passear, jogar algum tipo de jogo, assistir filmes, ouvir músicas, usar entorpecentes e etc., mas não tem ânimo, força e dizem não arrumar tempo para examinar os Escritos que testificam do Mestre, examinar a si próprio ou falar e/ou ouvir aquilo que corrobora com os Ensinos do Salvador? 

  As respostas para essas perguntas se encontram em uma palavra: DISTRAÇÃO. E como esta é uma das armas que roubam a atenção das pessoas, o intuito desta postagem é falar um pouco sobre distrações.

  Em primeiro lugar e para quem não sabe, a palavra "distração" significa "falta de atenção, esquecimento, passatempo, entretenimento, diversão, etc."; desse modo, se não tomarmos cuidado, assim como qualquer coisa ou qualquer ser vivo pode vir a se tornar um ídolo (vide O Ídolo e a Idolatria), qualquer coisa neste Planeta também pode vir a se tornar uma distração. Contudo, está em nós decidir como vamos viver e lidar com cada item inventado

  Se olharmos em volta veremos que existem bilhões de itens criados e inventados a fim de nos entreter e preencher o nosso tempo para satisfazermos tão somente a carne e seus deleites (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito); sem contar que há distrações que podem tirar a sobriedade do indivíduo (vide O que é ser sóbrio?). Infelizmente, parece que quanto mais distrações surgem menos as pessoas se interessam pelas Escrituras, pela Vida de Jesus, por conhecer e entender a si mesmas, etc. Isso quando às pessoas não abrem brechas na própria mente com o pretexto de que "é só uma música evangélica"; ou então "é só um filme evangélico"; sendo que tudo não passa de uma mera distração sem produtividade alguma. Porquanto às distrações não vieram para auxiliar na evolução espiritual, pelo contrário, elas vieram para afastar as pessoas do verdadeiro Pai que, por sinal, habita dentro de cada um de nós por meio do Espírito que Ele nos deu. Mas enquanto as pessoas se distraem com o que está fora (externo), elas perdem a oportunidade de congregar (se entreter) com o Interno (Espírito Residente).


  "E digo isto para proveito vosso, não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma." (I Coríntios 7:35)

  Acerca deste trecho partilhado, em algumas traduções a palavra "distração" é trocada pela palavra "impedimento", mas independente disso tudo quanto foi escrito foi escrito para nosso ensino (vide Romanos 15:4), porque é através das Escrituras que aprendemos que convém viver para Deus - o Amor - sem distração e/ou impedimento algum, a fim de que possamos aprender a amar uns aos outros como Cristo Jesus nos amou, até porque o Mandamento e Doutrina de Deus é justamente este: que amemos uns aos outros como Cristo Jesus nos amou (vide João 15:12 / A Doutrina de Deus)Assim, devemos nos unir com o Eterno de corpo, alma e pensamento sem impedimento ou distração alguma, para que possamos exercer da forma correta o verdadeiro Amor Fraternal pelas pessoas próximas de nós (vide  A Verdadeira Forma de Amar)

  Desse modo, onde quer que estivermos e seja lá o que estivermos fazendo, boa coisa é que mantenhamos nossa mente focada nos Mandamentos de Deus; boa coisa é que procuremos lembrar de Suas Palavras para que quando surgir as ocasiões desta experiência humana e/ou alguma tentação do diabo possamos tirar de letra (vide Como o Diabo Tenta as Pessoas), isto é, consigamos agir sem brigar, ofender ou condenar ninguém. 

  Em outras palavras, a partir do momento que queremos ser filhos legítimos de Deus, a partir do momento que queremos ter parte em Sua herança, a partir do momento que queremos fazer parte de Sua Família (vide A Família de Deus), devemos aceitar Suas correções/açoites; devemos aceitar Suas repreensões; devemos aceitar Seus ensinamentos que são somente espirituais, porquanto Deus é Pai de espíritos e Suas Palavras são para proporcionar uma vida espiritual (vide João 6:63 / Hebreus 12:9)

  E assim, conforme vamos aprendendo a forma correta de se proceder, procuramos praticar tudo quanto nosso Pai nos orienta quer nossa carne e/ou a carne alheia goste ou não. Todavia, se alguém não quiser seguir os Mandamentos do Pai, livre-arbítrio! Porque Deus não impõe Sua Palavra, antes expõe. Logo, somos livres para decidir se queremos ou não seguir aquilo que é espiritual; lembrando que Deus não faz nenhum mal para que alguém O adore ou sirva por força, violência ou medo, porque as pessoas devem querer Ele por amor, de livre e espontânea vontade (vide I João 4:7-21 / Zacarias 4:6) 😉. Além disso, é bom lembrar que toda ação tem uma reação, aquilo que plantamos colhemos (vide Gálatas 6:7-8) e toda escolha vem acompanhada de uma renúncia. 

  Portanto, cada indivíduo que deve escolher se continua se distraindo com o externo, ou se procurará se entreter com o Interno; livre-arbítrio sempre!  

  Ora, acerca de fatores externos, não vou negar que as pessoas poderiam fazer um bom uso daquilo que foi inventado (mídia, computador, celular, internet, etc.), tanto quanto poderiam fazer um bom uso das habilidades que têm visando a manifestação do Evangelho do Reino que é a Paternidade de Deus e a Fraternidade dos humanos (vide A Verdade Sobre O Evangelho / Use Bem A Habilidade Que Você Tem!). Porém, como é possível constatar através de pesquisas, diálogos e/ou até mesmo no dia-a-dia, o mal (tudo que é contrário a Vontade de Deus - A Vontade de Deusse propaga muito mais do que o verdadeiro Bem que é espiritual/racional

  À vista disso, as distrações são armas muito poderosas para roubar do indivíduo sua comunhão com Deus; sem contar que as distrações podem nos iludir fazendo com que achemos que estamos em comunhão com o Pai, quando na verdade não estamos. 

  A seguir, vou citar algumas distrações que tem feito bilhões de pessoas ficarem mais cegas do que já são espiritualmente, observe:

  👉 MÍDIA DO ENTRETENIMENTO: Este tipo de distração é um veneno; pois dependendo da dose pode vir a usurpar a mente do indivíduo. De maneira objetiva, a mídia do entretenimento rouba o tempo e atenção das pessoas fazendo com que a mente delas fique completamente poluídas e contaminadas com assuntos pertinentes a uma compreensão carnal que, na grande maioria das vezes, não fornece algo que dignifica. 

  Os filmes em geral, desenhos no geral e músicas no geral, por exemplo, não fazem bem para o espírito, pois além destes alimentarem no indivíduo - quando este não se encontra desperto - mentiras, mensagens subliminares e conteúdos contrários ao exercício do verdadeiro Amor ao próximo (vide A Verdadeira Forma de Amar), eles mexem com a emoção humana, e isso não é bom! Porque quem age por emoção não anda pela razão. E se não atua com a razão automaticamente não opera pela lógica; e se não produz pela lógica consequentemente não conduz-se pelo Espírito; e se não vive pelo Espírito automaticamente não conseguem discernir aquilo que está vendo, lendo e/ou ouvindo. 

  Um exemplo de mentira que podemos constatar em filmes evangélicos, por exemplo, é o caso de Maria Madalena; pois a mídia do entretenimento insiste em mostrar que Maria Madalena é a "mulher adultera" mencionada nas Escrituras, porém, isso é uma tremenda MENTIRA! Porque não há nenhuma referência Bíblica dizendo que Maria Madalena era a mulher adultera (vide João 8:1-11 / Exortação de João 8:1 ao 11). O que é possível constatar é que Cristo expulsou dela sete demônios (vide Lucas 8:2)

  Outra mentira voltada para o Evangelho é a questão da aparência de Cristo, porquanto chega a ser um escárnio pessoas insistirem na imagem de um cristo branco e de olhos claros; sem contar que além Dele não ter tido aos olhos humanos beleza, formosura e absolutamente nada atraente (vide Isaías 53), ninguém tem relatos precisos de como era fisicamente o mundo (corpo humano) Dele para que alguém O queira materializar em uma imagem ou escultura; sem contar que isso é uma grande violação do Segundo Mandamento dado por Deus (vide Exortação acerca dos 10 Mandamentos). A propósito, é bom você saber que as imagens, de modo geral, contribuem para o aumento da idolatria feita por aqueles que não se encontram despertos (vide O Ídolo e a Idolatria)

  Ora, como pode alguém querer materializar um Ser que é Espírito? Ou seja, como pode alguém querer determinar uma forma para o Espírito? Por acaso o Espírito é algo visível de maneira física? Certamente, vemos que a ignorância impera na mente de quem ainda não ressuscitou dos mortos (vide Ressurreição)

  Outra mentira que os filmes evangélicos mostram é com relação a forma de "orar a Deus", porquanto tais filmes insistem em mostrar pessoas exercendo tal "oração" de maneira notória aos homens; sendo que Deus nos ensinou outro tipo de oração ao mostrar que não convém ninguém saber aquilo que falamos com Ele (vide Como Orar à Deus). E com relação ao "orar em conjunto com outras pessoas", Deus nos ensina que esta prática significa conversar uns com os outros acerca daquilo que Sua Palavra (Cristo Jesus) nos ensina (vide A Verdadeira Forma de Orar)

  Em resumo, além dos filmes evangélicos ensinarem coisas de maneira contraditória, eles também mostram pessoas se reunindo em um templo de pedra denominado "igreja", sendo que Deus fala de outro tipo de Igreja, a saber, o indivíduo que está ligado na mesma Palavra do Mestre (vide A Igreja de Deus)

  Outro veneno são as músicas, inclusive às evangélicas, gospels e hinos, porque as melodias fazem com que pessoas desatentas se deixem envolver pela emoção humana; e o pior é que essas pessoas acham que o Espírito Santo está entre elas só porque ouvem algo e choram, sendo que isso nada mais é do que uma emoção humana aflorada. Ora, além de Deus não ouvir nenhum tipo de instrumento musical (vide Amós 5:23 / Amós 6:1-7 / Culto Racional / O Louvor que Deus Ouve), Cristo Jesus disse que as pessoas não deveriam chorar/lamentar por Ele, ao contrário, elas deveriam se lamentar por elas mesmas (vide Lucas 23:27-28)

  Em síntese, tanto nos filmes quanto nas músicas vemos pessoas se debulhando em lágrimas, sendo que além delas chorarem por algo que está sendo transmitido de forma mentirosa, após o processo de emoção humana estas mesmas pessoas continuam exercendo as mesmas obras infrutuosas das trevas. 

  Em acréscimo, os desenhos também não ficam atrás! Pois além deles virem acompanhados de musicais, muitos deles tendem a incentivar a sensualidade, violência e/ou a busca pelo prazer carnal nas crianças. Ora, se analisarmos de forma minuciosa veremos que todos os filmes, todas as músicas e todos os desenhos não valem nada além de poeira (ilusão), pois só servem para fixar na mente mensagens subliminares cheias de mentiras e concupiscências, fazendo com que o indivíduo desatento perca horas de seu tempo e deixe de lado a instrução de João 5:39-40, que diz: "Examinais as Escrituras, por que vós cuidais ter nelas a Vida Eterna, e são elas que de Mim testificam. Entretanto, não quereis vir a Mim para terdes vida". Portanto: "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na Fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. Mas espero que entendeis que nós não somos reprovados" (II Coríntios 13:5-6)

  Agora, trazendo para a linha do amor ao próximo os pontos apontados, há um fator interessante para ser analisado, a saber: se todos nós somos irmãos perante Deus (vide Mateus 23:8), então todos os artistas, por exemplo e sem exceção, também são nossos irmãos diante do Eterno. E como o Altíssimo nos ensina que devemos amar uns aos outros como Jesus Cristo nos amou, que irmão em sã consciência fica feliz e sente prazer ao ver um outro irmão contracenando uma cena voltada para a bandidagem, consumo de drogas, violência, lascívia, idolatria, prostituição, luxúria, pornografia, sexualidade, feitiçarias, bruxarias, homicídio, farras, bebedeiras, orgias, uniões ilegítimas, brigas, adultério, mentira, dentre outras práticas destrutivas da carne(Vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito) 

  Outrossim, que irmão em sã consciência faz das obras destrutivas da carne - tanto suas quanto do próximo - uma fonte de status, lucro material e/ou entretenimento? Que irmão em sã consciência financia as obras destrutivas da carne na própria vida e na vida alheia? Que irmão em sã consciência estimula a si próprio e ao próximo a se tornar presa fácil de tradições de homens e rudimentos mundanos que não tem concordância com Cristo - o Amor Verdadeiro(Vide Colossenses 2:8)

  Enfim, cada um que se avalie no âmbito particular como anda amando o próximo, pois somos orientados a amar o próximo como Cristo Jesus nos amou (vide A Verdadeira Forma de Amar). E o Amor do Mestre não serve para incentivar a nós e a ninguém a se tornar escravos das concupiscências e ambições destrutivas voltadas para a carnalidade e bens materiais (vide I João 2:15-16 / O Rico Insensato); pelo contrário, o Amor do Eterno vem para nos ensinar a mortificar a própria carne ainda em vida, para que não venhamos fazer nenhum tipo de mal ao próximo e a nós mesmos.

  👉 INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS: Você pode achar loucura, mas as religiões seguidas de suas respectivas instituições são uma droga que tem mantido muita gente entorpecida! E nesse entorpecimento o homem não se religa com Deus que, por sinal, habita dentro da gente. Em outras palavras, em vez do sistema religioso religar o indivíduo com o Espírito Sagrado, ele afasta-o (vide O Veneno das Instituições Religiosas)

  Se analisarmos minuciosamente às instituições religiosas, veremos que todas exercem as mesmas práticas materializadas: "louvor, batismo, santa ceia, oração e manifestações de línguas estranhas sem interpretações"; e todos estes itens as instituições e seus respectivos membros exercem de forma errada, sem nenhum entendimento espiritual, porquanto nenhum dos itens praticados da forma que são tem capacidade de aprimorar e muito menos purificar/transformar uma pessoa. 

  Além disso, em todas as instituições existe uma "hierarquia", ou seja, há uma acepção de pessoas; pois nem todos têm a oportunidade de estar lendo e exortando aquilo que compreende das Escrituras. Aliás, nenhuma instituição religiosa exerce as instruções básicas de I Coríntios 14 (vide Exortação de I Coríntios 14). Sem contar que o Amor Fraterno passa longe! Pois cada instituição ataca, escarnece/zomba e fala mal uma da outra; e todas condenam aqueles que não pertencem, frequentam e/ou compactuam com elas. 

  Como se não bastasse, o pior de tudo isso é que este tipo de distração afastou mais ainda as pessoas da instrução do "examinar as Escrituras; examinar a si mesmo"; visto que muitos preferem furtar um alimento - preferem comer uma comida mais rápida - ao invés de trabalharem com as próprias mãos pelo Alimento que não perece que é a Obra e Vontade Divina (vide João 6:27 / O Trabalho / A Obra de Deus / A Vontade Divina)

  Em outras palavras, muitas pessoas escolhem um pão/palavra comido às ocultas porque parece suave, uma mulher/palavra louca que mexe com a emoção humana e satisfaz a matéria ao invés de trabalharem pelo Pão/Palavra de Deus fornecida através de Cristo Jesus (vide João 6:48 / Palavra da Verdade x Palavra da Mentira)

  Com relação ao amor ao próximo, todas as instituições religiosas pecam em um ponto, a saber: a partir do momento que uma pessoa diz que foi Deus que fez algo na vida carnal e/ou material dela (cura carnal, libertação carnal, porta de emprego, conquista material, etc.), ela não exerceu o amor pelo próximo. E sabe por quê? Porque esse indivíduo semeou a famosa "acepção de pessoas" naqueles que o ouvem e que não estão experimentados na Verdade/Cristo. Desse modo, através das palavras malditas que tal pessoa proclama/proclamou, dá a entender que Deus faz algo carnal e/ou material na vida de uns e na vida de outros não; sendo que além do Deus Vivo ser Pai de espíritos e não ter compromisso com carnes (vide Hebreus 12:9 / João 6:63), Ele não faz acepção de pessoas (vide Deuteronômio 10:17 / Romanos 2:11 / Tiago 2:1-13). 

  E tem mais: todas estas pessoas que ficam delegando para Deus conquistas carnais e materiais sejam elas quais forem, além dessas pessoas não estarem exercendo o amor pelo próximo, elas são consideradas as mais miseráveis de todas (vide I Coríntios 15:19). Além de também serem consideradas adulteras perante o Deus Vivo (vide O Adultério). Lamentavelmente, estas pessoas estão cedendo constantemente para a tentação do diabo, coisa que Jesus Cristo, o Mestre, não fez e nem mandou ninguém fazer (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa)

  Enfim, mediante tais fatos, conclui-se que se não tomamos cuidado e se não mantemos um bom discernimento, além de não amarmos nosso próximo como o Mestre nos amou, nós podemos acabar se auto contaminando com inúmeras mentiras expostas por aí. Igualmente, se não nos vigiamos podemos estar sendo cúmplices de algo que não tem coerência com a Vontade do Pai da Verdade (vide A Vontade de Deus). Desse modo, se não tomamos uma postura neste Plano, poderemos estar influenciando/incentivando outras pessoas a compactuarem com distrações mentirosas. Aliás, uma coisa é certa: só existe o errado porque há alguém que o financia, aprova e o defende. 

  Portanto, cabe a cada um de nós se autoanalisar e ver como anda utilizando das invenções; cada um deve se auto examinar e ver como está preenchendo o próprio tempo. Também devemos refletir para ver se não estamos incentivando alguém a ter prazer nas distrações mentirosas que em nada somam com a Fraternidade. Assim como cada um deve se auto estudar e ver com o que anda ocupando a própria mente, pois não adianta nada querer compreender algo espiritual com o coração/mente cheio de coisas carnais que não contribuem para uma edificação. E também não adianta nada reconhecermos que algo é maléfico se ao mesmo tempo estivermos financiando e compactuando com a prática deste. Todavia, livre-arbítrio para cada um decidir como quer viver; lembrando que são os nossos próprios desejos que fazem com que sejamos enganados e iludidos em uma mentira (vide Tiago 1:13-15 / Exortação de Tiago 1).

  "A candeia do corpo são os olhos, de sorte que se teus olhos forem bons todo o teu corpo será bom; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grande serão tais trevas!" (Mateus 6:22-23)

  Deus guie nossa mente na Verdade 👉 João 14:6 😉
  
  👉 A fim de expandir aprendizados, reparto o seguinte vídeo como uma forma de nos fazer refletir. Espero que a melodia contida no vídeo não impeça você de refletir:


  

  💡 "Às vezes, criamos brechas na nossa mente que nos fazem achar que temos controle sobre algo, e por causa dessas brechas acabamos exercendo o famoso "só um pouquinho". Porém, tudo se começa com as pequenas coisas; e só um pouquinho de fermento leveda toda a massa, seja para o Bem ou para o mal (vide Gálatas 5:9). Portanto, é preciso vigiar e analisar tudo quanto queremos fazer."

  "Tudo aquilo que satisfaz e tem compromisso com a matéria é uma distração que tem como finalidade nos manter dispersos com relação a Voz Espiritual do Verdadeiro Deus que é Pai dos Espíritos. Então tome cuidado para você não ser tragado e iludido pelo mundo, isto é, pela sua própria natureza humana seguida de sua sabedoria humana e suas concupiscências. Resumindo, pergunte a si mesmo o que é realmente importante; então tenha a coragem e sabedoria para construir a sua vida dentro da sua resposta." 




👉 O SUICÍDIO 👈

----------------//--------------//--------------//--------------//-----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: DISTRAÇÕES: UMA ARMA PODEROSA.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário