segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O Reino dos Céus/O Reino de Deus

  Caro leitor, atualmente é comum observarmos por aí pessoas proclamando a frase "O Evangelho do Reino" (vide A Verdade Sobre o Evangelho); ou então divulgando a frase que "é chegado a vós o reino de Deus" (vide Lucas 10:9), porém, será que todas estas pessoas de fato sabem o que é e/ou o que significa o "Reino dos Céus e/ou o Reino de Deus"? Ora, Cristo Jesus deixou para cada um de nós inúmeras parábolas a respeito do "Reino dos Céus/Reino de Deus", para que cada um de nós examinasse e juntasse às peças do quebra-cabeça para que de fato pudéssemos compreender o que é este Reino. Sendo assim, vamos analisar algumas passagens para que juntos compreendamos o que é o "Reino dos Céus/Reino de Deus":

  "E interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui ou Ei-lo ali; porque o reino de Deus está entre vós." (Lucas 17:20-21)

  Mediante ao trecho partilhado, vemos que alguns fariseus questionaram Jesus Cristo acerca de quando viria o Reino de Deus, porém, o Mestre já deixou bem claro que o Reino de Deus não viria com nenhuma aparência exterior; dessa forma, ninguém poderia dizer para ninguém onde tal Reino estaria e como seria, pois este Reino não consistia em aparência exterior. Porém, vemos que Cristo deixou bem claro e afirmado que o Reino de Deus já estava entre eles. 

  Em outras palavras, se analisarmos, por exemplo, a passagem de Isaías 53, veremos que o profeta já estava anunciando como seria Jesus Cristo (vide A Profecia); e se analisarmos Isaías 53:2 veremos que o profeta, inspirado pelo Espírito Santo, já deu a dica de que Ele (Jesus Cristo) não teria formosura e nenhuma beleza aparente/exterior, ou seja, Ele não teria nenhuma aparência exterior que pudesse atrair/satisfazer o desejo materialista daqueles que ainda não tinham uma iluminação espiritual. Na mesma proporção, Ele não falaria de coisas mundanas do agrado das pessoas, pois a beleza e formosura de Jesus Cristo consiste em Suas Palavras e em Sua virtude Espiritual, visto que o que saiu/sai da boca Dele são palavras que proporcionam uma Vida Eterna, espiritual e sábia para todos aqueles que O escutam e procuram praticar Seus ensinamentos (vide João 1:1-14 / João 3:16-18 / João 6:63 / Mateus 7:24). 

  Aliás, como todos os tesouros da Sabedoria e da Ciência estão escondidos em Cristo Jesus, sendo Ele mesmo o Mistério, Obra, Palavra Viva e possuidor dos sete Espíritos de Deus repleto de inteligência e conhecimento (vide Colossenses 2:2-3 / João 1:1-14 / Apocalipse 1:4 / Isaías 11:2 / Apocalipse 19:13 / A Obra de Deus); como Ele (Cristo) disse em Lucas 17:20-21 que o Reino de Deus já estava entre o povo, pode-se afirmar que o Reino de Deus é Cristo Jesus, pois foi/é através Dele que é possível obter o Conhecimento proveniente de Deus, Conhecimento natural dos Céus, Conhecimento Espiritual. Ora, Cristo já estava entre o povo daquela época em carne (Jesus Cristo), e hoje está entre nós em Espírito, observando quais templos/corpos/pessoas estão aptos para recebê-Lo e/ou formá-Lo dentro de si próprio (vide Gálatas 4:19). De maneira objetiva, a expressão "Reino dos Céus e/ou Reino de Deus" significa "Conhecimento dos Céus e/ou Conhecimento de Deus - a Vontade Divina".

  "E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizestes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino tal como este, a mim me recebe." (Mateus 18:3-5)

  Com base nesta passagem de Mateus 18:3-5, Cristo disse que para entrarmos no Reino dos Céus e/ou Conhecimento proveniente dos Céus devemos ser como meninos, ou seja, devemos ser humildes, sujeitos/obedientes a Voz do Pai dos espíritos. Em outras palavras e para quem não sabe, a palavra "humilde" significa "modesto, obediente, discreto, simples", então temos que ser puros como uma criança; temos que ser obedientes quanto à Palavra de Deus (que é Cristo Jesus e Seus ensinamentos); temos que ser discretos e simples se de fato quisermos entrar/adquirir/viver o Conhecimento Espiritual que provém dos Céus - a Vontade de Deus (vide A Vontade de Deus)

  Resumindo, qualquer indivíduo que conseguir se converter e se tornar um menino como o descrito acima, e aqueles que receberem de bom grado à pessoa convertida e suas palavras, automaticamente tal indivíduo estará recebendo Cristo e Suas Palavras; pois quem entra no Reino dos Céus começa a imitar o Mestre (vide Efésios 5:1), logo, tal pessoa começa a reportar às Palavras do Mestre para que todos quanto ouçam e deem crédito possam se edificar espiritualmente (vide Lucas 10:16 / Efésios 4:26 / A Língua).

  "Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que o homem achou e escondeu e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo." (Mateus 13:44)

  Com base na parábola do "Joio e do Trigo" (vide Explicação do Joio e do Trigo), vemos que nós somos o campo, isto é, nosso coração/mente é o campo; e dentro desse campo foi semeado o Trigo (que é a Palavra de Deus). Ou seja, quando começamos a nos atentar para o Trigo, quando começamos a dar a devida importância pala Ele, nós começamos a ver que Ele é tão valioso quanto um tesouro. Assim, conforme vamos compreendendo o real sentido do Trigo, nós vendemos/desfazemos de tudo aquilo que possuíamos dentro de nós para ficarmos tão somente com o Reino dos Céus; então nós se desfazemos de todo o conhecimento humano que outrora achávamos essencial para ficarmos apenas com o Conhecimento Espiritual - a Vontade de Deus. Igualmente, nós se desfazemos dos sentimentos impuros e falsos/mentirosos que habitavam dentro de nós para dar espaço aos sentimentos bons vindos do Espírito Sagrado, tais como: amor fraternal, fé, alegria, paz, benignidade, bondade, mansidão, temperança, continência, autodomínio, longanimidade, etc. (vide Explicação das Obras da Carne e dos Frutos do Espírito).

  "Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas, e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e a comprou." (Mateus 13:45-46)

  De acordo com o trecho partilhado, também compreendemos que o Reino dos Céus é comparado a uma pessoa que busca boas pérolas, ou seja, alguém que está em busca de um conhecimento valioso capaz de proporcionar uma evolução espiritual. Quando encontramos uma pérola de grande valor, quando nos encontramos com este Conhecimento Espiritual proveniente dos Céus, nós vendemos/desfazemos de nossa compreensão e conhecimento humano/carnal e passamos a comprar/adquirir o Conhecimento Espiritual, pois este último vale mais do que tudo nesta vida perecível. Um bom exemplo disso que foi reportado é o apóstolo Paulo, pois ele mesmo relata em Filipenses 3:7-8 que ele considerava como esterco a sabedoria humana que ele tinha ao se deparar com o Conhecimento de Cristo Jesus. Sugiro a leitura de Filipenses 3:1-11 para melhor compreensão.

  "Igualmente o reino dos céus é semelhante uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e assentando-se, apanham os cestos bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos, virão os anjos e separarão os maus dentre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo, ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 13:47-50)

  Com base no fragmento partilhado, o Reino dos Céus e/ou o Conhecimento Espiritual é como se fosse uma rede lançada ao mar, então é como se fosse uma rede lançada sobre uma multidão de pessoas (vide Apocalipse 17:15 para compreender que a palavra "mar" significa muitas águas, e muitas águas significa uma multidão de pessoas de todo tipo de nação e língua). E esta Rede apanha toda a qualidade de peixes, quer dizer que Ela apanha toda qualidade de inteligência, pois o peixe representa a inteligência. Depois que esta Rede está cheia é separado os cestos bons dos cestos ruins, isto é, é separado a inteligência espiritual da inteligência carnal; sendo o cesto ruim a inteligência carnal que conduz um indivíduo na busca pelos prazeres relacionados as obras destrutivas da carne (vide Explicação das Obras da Carne e dos Frutos do Espírito); por isso o cesto ruim é lançado fora, pois o mesmo não proporciona uma vida espiritual e sábia; em outras palavras, não proporciona a Vida Eterna, sendo que a Vida Eterna é a única Promessa que Verdadeiro Deus nos fez (vide A Promessa)

  "Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando dele, semeou no seu campo; o qual é realmente a mais pequena de todas as sementes, mas crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves dos céus, e se aninham nos seus ramos." (Mateus 13:31-32)

  Em síntese, o Reino dos Céus e/ou o Conhecimento Espiritual é uma pequena semente, porém, conforme vai crescendo, se torna a maior árvore de todas; de sorte que os experimentados e exercitados Nela se tornam uma grande árvore, ao ponto de até às aves dos céus virem se aninhar nos ramos. Então àqueles que tem sede do Alimento Espiritual veem ao encontro deste Conhecimento tão valioso e começam a se aninhar nas palavras/ramos espirituais que este Reino proporciona para aqueles que dão o devido valor para o Mesmo.  

  "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude." (I Coríntios 4:20)

  Em outras palavras e para quem não sabe, a palavra "virtude" refere-se a qualquer característica que se considera boa ou aceitável; então refere-se a alguém que realiza alguma coisa com conhecimento e mérito, alguém que se propõe a fazer algo de bom grado. Dessa forma, compreendemos que mais do que possuir dentro de si as Palavras Espirituais provenientes de Deus, devemos exercê-las e transmiti-las com virtude, ou seja, devemos exercê-las e transmiti-las de bom grado com conhecimento e humildade, para que assim todos possam se edificar espiritualmente. 

  "A lei e os profetas duraram até João, e desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele." (Lucas 16:16)

  Resumindo, a lei e os profetas duraram até João Batista e desde então o Reino de Deus/Cristo é anunciado para todos (vide Os Profetas / A Lei: Qual seguir e Como seguir?). Ou seja, todos os profetas proclamaram a vinda de Cristo Jesus, todos anunciaram a vinda Dele, porém, existem pessoas que se usam da força e imposição para querer entrar/ingressar neste Conhecimento Espiritual tão valioso. Assim como há pessoas que se deixam levar pela intolerância ao ponto de não transmitirem uns aos outros aquilo que aprende com o Mestre, sendo que nada é por força e violência, mas sim pelo Espírito de Deus (vide Zacarias 4:6).

  "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai e não vos assusteis, porque é mister que tudo isso aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, pestes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio de dores. " (Mateus 24:4-8)

  Com base na passagem partilhada, vemos que Cristo já nos alertou das coisas que precederiam o fim de tudo; alertando que muitos viriam em nome Dele e conseguiriam enganar a muitos. Vemos também que Ele já nos alertou para não nos assustarmos com nada do que víssemos acontecer, pois era mister que desgraças ocorressem neste Planeta, até porque quem rege as coisas neste Plano é o diabo/mentira, pois tudo aqui foi dado a ele, e ele, o diabo, conduz como bem quer (vide Lucas 4:5-6 para melhor compreensão). Sendo assim, Cristo já nos alertou para não se espantar com aquilo que viríamos acontecer neste Planeta; aliás, somos orientados a não se atentar em nada do que vemos, mas sim no que não vemos, pois tudo que vemos é passageiro, seja considerado "bom" ou mal pela natureza humana; enquanto o que não vemos é eterno (vide II Coríntios 4:18)

  Também é possível notar que Cristo nos disse que se levantaria nação contra nação e reino contra reino; ou seja, se levantaria uma nação pertinente a um determinado reino contra outra nação referente a um determinado reino. Em outras palavras, se levantaria a nação guiada e movida pelo espirito da mentira contra a nação guiada e movida pelo Espírito de Deus/Cristo/Verdade. Então se levantaria a nação guiada e movida pelo reino/conhecimento carnal contra a nação guiada e movida pelo Reino/Conhecimento Espiritual. Enfim, se levantaria a nação que está seguindo o reino do diabo/mentira contra a nação que está seguindo a Vontade de Deus. 

  Vemos também que Cristo disse que haveriam fomes, pestes e terremotos em vários lugares, e o diabo, muito astuto, materializou esta fome, peste e terremoto em algo palpável e visível a fim de confundir a mente das pessoas e assustá-las. Porém, Cristo quis dizer que haveriam fomes, pestes e terremotos espirituais em vários lugares/pessoas. Ou seja, haveriam pessoas com fome do Pão Celestial (vide Amós 8:11 / João 6:48), haveriam pestes/incômodos dentro das pessoas que ainda não possuem dentro de si o sinal de Deus (vide Apocalipse 9:4 / O Sinal de Deus), e haveria terremotos/abalos/desordem dentro das pessoas que ainda não estão experimentadas na Palavra da Verdade. 

  Ora, tudo isso que foi relatado é apenas o princípio das dores; e, observando o andar da carruagem é possível comprovar que tudo isso que Cristo predisse já está acontecendo há um tempão! Todavia, as pessoas mortas e/ou dormentes espiritualmente não conseguem compreender as dicas do Mestre, pois tais pessoas são como árvores que andam (vide Marcos 8:24), árvores secas que não estão dando frutos pelo fato de não estarem ligadas somente na Videira Verdadeira que é Cristo e Suas Palavras (vide João 15). Desse modo, tais árvores infrutíferas ainda não adquiriram o sinal de Deus (vide O Sinal de Deus). Mas, isso não significa que tudo esteja perdido, pois em Cristo podemos ressuscitar e sermos esclarecidos pela Verdade (vide João 11:25 / Efésios 5:14 / Ressurreição); nos tornando, dessa forma, uma nova criatura em Cristo e vivendo uma nova vida em novidade de Espírito desde JÁ (vide II Coríntios 5:17 / Colossenses 3:1-17 / O Verdadeiro Batismo). 

  Enfim, mediante tudo que foi apontado ao longo desta postagem, conclui-se que não importa o tempo em que você viveu na mentira; não importa o tempo que você perdeu com aquilo que é improdutivo, pois o importante é o AGORA, o HOJE, o JÁ! Pois não importa o tempo do trabalhador, mas sim o trabalho que ele realizou com base na Verdade (vide O Trabalho😄. 

  Portanto: "Enquanto se diz: HOJE; se ouvires a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação" (Hebreus 3:15). "E Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens e em todo o lugar que se arrependam". (Atos 17:30)

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉

  ⚠ "Disse o Mestre: Tem sido indicado a vós esperar pela vinda do Reino de Deus; agora Eu estou anunciando que este Reino há muito esperado está próximo e à mão, e até mesmo que já está aqui e em meio a nós. Em todo reino deve haver um rei assentado no seu trono e decretando as leis desse reino. E assim vós desenvolvestes um conceito do Reino do Céu como um governo glorificado do povo judeu sobre todos os povos da Terra, como um Messias assentado no trono de Davi e, desse local de poder miraculoso, promulgando as leis para todo o mundo. Todavia, Meus filhos, NÃO VEDES COM OS OLHOS DA FÉ E NÃO OUVIS COM O OUVIDO DO ESPÍRITO. Eu declaro que o Reino do Céu é a realização e o reconhecimento do governo de Deus dentro dos corações dos homens. É bem verdade, há um Rei neste Reino, e esse Rei é o Meu Pai e o vosso Pai. De fato, nós somos os seus súditos leais, mas, transcendendo de longe, a esse fato, está a verdade transformadora de que nós somos os Seus filhos. Na minha vida tal verdade está tornando-se manifestada para todos. O nosso Pai também se assenta em um trono, MAS NÃO EM UM TRONO FEITO PELAS MÃOS. O trono do Infinito é a eterna morada do Pai no Céu dos Céus; Ele completa todas as coisas e proclama as Suas Leis de universos a universos. E o Pai também governa dentro dos corações dos Seus filhos na Terra, pelo espírito que Ele enviou para viver dentro das almas dos homens mortais." (Palavras do Salvador extraídas de O Livro de Urântia - Doc. 141: Seção 2).

  ⚠ "João perguntou a Jesus: 'Mestre, o que é o Reino do Céu?' E Jesus respondeu: 'O Reino do Céu consiste destes três elementos essenciais: Primeiro, o reconhecimento do fato da soberania de Deus; segundo, a crença na verdade da filiação a Deus; e terceiro, a Fé na eficácia do supremo desejo humano de fazer a vontade de Deus - de ser como Deus. E esta é a boa-nova do Evangelho: a de que, pela Fé, todo mortal pode ter esses elementos essenciais à salvação'." (Palavras do Salvador extraídas de O Livro de Urântia - Doc. 140: Seção 10).

  ⚠ "Jesus disse: Se vossos líderes vos disserem: 'O Reino de Deus está no céu', então os pássaros do céu estarão mais próximos. Se vos disserem: 'O Reino está no mar', então os peixes estarão mais próximos. Mas o Reino está dentro e está fora de vós. Quando vos tornardes conhecidos de vós mesmos, então sereis reconhecidos, e compreendereis que sois filhos do Pai Vivo; mas se não vos tornardes conhecidos de vós mesmos, então estais na penúria, e vós sois a penúria." (Palavras do Salvador extraídas do Evangelho de Tomé / Os Apócrifos).

  ⚠ "A entrada no Reino do Pai é totalmente livre, mas o progresso - crescimento na Graça - torna-se essencial para se continuar no Reino."  (Palavras do Salvador extraídas de O Livro de Urântia - Doc. 150: Seção 5).

  ⚠ "O direito de entrar no Reino é condicionado pela Fé, pela crença pessoal. O custo a ser pago para permanecer na ascensão progressiva do Reino é uma pérola de alto preço e, para possuí-la, um homem vende tudo o que tem." (Palavras do Salvador extraídas de O Livro de Urântia - Doc. 140: Seção 8 / vide O Que é a Fé?).

  💡Quando vivemos na ignorância espiritual, é natural termos dentro de nós a nação da mentira e sermos guiados por um reino falso e um pai falso (pai da mentira). Porém, quando nos deparamos com a Luz de Cristo, é natural sentirmos dentro de nós um terremoto; é natural travarmos uma guerra contra nós mesmos, pois nossa carne vai querer continuar sendo guiada pelo reino da mentira, enquanto nosso espírito vai querer seguir o Reino da Verdade - a Vontade Divina. E se conseguirmos suportar os terremotos e falar "não" para nossas próprias concupiscências, dentro de nós teremos a nação espiritual; teremos o Reino dos Céus; teremos o Conhecimento proveniente de Deus/Cristo nos direcionando para exercermos os Frutos do Fruto do Espírito. Vale a pena lutar! (Vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito). 

----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------//

OBS: Para quem tiver interesse, segue um link falando um pouco mais sobre o "Reino dos Céus" e outro expondo outras Palavras de Cristo Jesus sobre este Reino: Um Pouco Mais Sobre o Reino dos Céus e O Reino.

OBS 2: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros.

OBS 3: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: O REINO DOS CÉUS/O REINO DE DEUS.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com
  

2 comentários: