quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A Importância dos Nomes nas Escrituras

  Caro leitor, nesta postagem vou compartilhar um detalhe muito interessante que nos ajuda muito a compreender ainda mais os Escritos de maneira espiritual/racional. E antes que alguém diga que isso é balela, fique sabendo que a própria Escritura nos dá dicas/pistas com relação a mistérios. Sendo assim, observe atentamente as passagens que vou citar:

  "Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz a um filho, e será o seu nome EMANUEL." (Isaías 7:14)

  "... E dará à luz a um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta que diz: Eis que uma virgem conceberá e dará à luz a um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que TRADUZIDO é DEUS CONOSCO." (Mateus 1:21-23)

  De acordo com estas duas passagens citadas, duas coisas ficam claras para nós: a primeira é que Isaías profetizou a vinda de Cristo em carne (vide A Profecia); e a outra é que no livro de Mateus é dado o significado do nome EMANUEL. Agora, vamos pensar:

  Se em Isaías foi dito que o nome do Cristo encarnado seria Emanuel, por que o anjo apareceu a José e disse que o nome do menino que estava para nascer seria Jesus? Outra coisa, você sabe de onde vem a tradução do nome EmanuelPreste bem atenção numa coisa: os nomes nas Escrituras têm SIGNIFICADOS! E estes significados têm tudo a ver com o contexto dos capítulos contidos, por exemplo, no livro Bíblia Sagrada. Além disso, estes significados também são de grande ajuda com relação aos livros Apócrifos (vide Os Apócrifos); assim como para outros livros. 

  De antemão, é interessante você saber que normalmente os nomes vem de origem hebraico, aramaico, grego e/ou latim; é aconselhável sempre buscar primeiramente no significado hebraico, caso não encontre, de seguimento na busca nos outros idiomas (um dicionário ajuda e muito; e a internet nos favorece para tal pesquisa)

  Em resumo, como podemos ver no trecho de Mateus 1:21-23, a própria Escritura nos dá a dica da tradução do nome Emanuel (que significa Deus Conosco); enquanto o nome Jesus, no hebraico, significa Deus é Salvação. Por esse motivo o anjo apareceu a José e disse que o nome do menino seria Jesus; alegando que o porquê deste nome é pelo fato Dele (Cristo Jesus) salvar o povo dos seus pecados. Ora, quem nos dá a Salvação é Deus (vide João 3:16-17); e como o nome Jesus, Jeová, Josué, Javé e Yeshu'a/Yehoshu'a tem o mesmo significado que é Deus é Salvação e/ou Eternidade de Deus, então é evidente que Cristo Jesus representa a encarnação do Pai dos espíritos. 

  Os nomes sempre tiveram muita importância, por isso vemos inúmeros nomes repetidos e alguns até mesmo trocados (como o caso do nome Jacó que foi trocado para Israel, por exemplo - vide Gênesis 35:10). Portanto, se atentar nos nomes e nos seus respectivos significados ajuda e muito! 

  Outro exemplo de tradução está em João 9:1-7, veja:

  "E passando Jesus viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que Eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu da terra, e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de SILOÉ (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo." (João 9:1-7)

  Nesta pequena passagem de João 9:1-7 aprendemos muitas coisas, vamos lá:

  1º: Antes de Cristo vir e cumprir sua missão as pessoas seguiam na letra as famosas Leis que foram dadas por Moisés (vide João 1:17 / A Lei), ou seja, elas não conseguiam ler com os olhos espirituais aquilo que contém Escrito. E para quem não sabe, os livros escritos por Moisés são os cinco primeiros livros contidos na Bíblia, tais como: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; onde nestes cinco livros encontramos TODAS as leis que até hoje há quem siga na letra (vide O Perigo da Letra!). Em vista dessa compreensão puramente humana acerca da Torá, os discípulos perguntaram quem é que pecou para que o homem nascesse cego, porque em Êxodo 20:5 está escrito que "Deus visita a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que o aborrecem"; entretanto, o próprio Cristo, como bem vemos, disse que não é nada disso, afinal, Ele disse que o homem nasceu cego para que se cumprisse nele as obras de Deus. 

  Agora, vamos pensar: se analisarmos ao pé da letra, então quer dizer que as pessoas com alguma deficiência física nascem assim só para Deus às curarem e depois elas morrerem saudáveis? Definitivamente NÃO. Em outras palavras, como sabemos que Deus é Espirito então é óbvio que esta passagem de João tem um sentido ESPIRITUAL (vide João 4:23-24 / II Coríntios 3:17)

  Sendo assim, observe que o homem é cego desde que nasceu, ou seja, ele representa todo o ser humano da face da terra, pois desde que nascemos somos cegos espiritualmente. Também vemos que Cristo disse que o sujeito nasceu assim para que se manifestem nele as obras de Deus e que convinha à Ele - Cristo Jesus - executar tais obras; porque enquanto Ele está no mundo Ele é a Luz do mundo. Logo, é através da Luz de Cristo Jesus que deixamos a cegueira para viver uma vida com base na Sabedoria de Deus, a saber, Cristo (vide I Coríntios 1:24).

  2º: Seguindo o raciocínio ESPIRITUAL, será mesmo que o Mestre, sendo o Todo-Poderoso, ficou cuspindo numa terra e colocando barro nos olhos do homem? Acredito que literalmente não foi bem assim, porque tudo é uma PARÁBOLA; e bem sabemos que as parábolas têm que ser discernidas. Mas isso é um assunto que fica para outro momento, pois o detalhe que quero apontar está no verso 7, onde Cristo fala para o indivíduo se lavar no tanque de SILOÉ, que significa o Enviado

  Ora, Cristo Jesus é o Enviado do Eterno (vide João 3:17), então se nós nos lavarmos Nele, assim como se prestarmos atenção nos detalhes, veremos que tudo que o Mestre nos fala é para edificação Espiritual. Logo, quem se lava em Cristo, quem realmente tem um encontro com Ele assim como Saulo teve (vide Atos 9), verdadeiramente começará a enxergar e de fato conhecerá ao verdadeiro Deus, afinal, Cristo é o Enviado do Bom-Pai. Sendo assim, convém nos atentarmos em Cristo Jesus para conseguirmos ler/examinar a Escritura inteira com os olhos espirituais (vide A Importância de Cristo)

 3º: Podemos ver mais uma vez a importância da tradução dos nomes, pois a palavra Siloé, no hebraico, significa Enviado.

  Agora vou dar outro exemplo da importância de saber o significado dos nomes:

  Em Mateus 22:41-46 o Mestre deixa nítido que Ele não é filho de Davi como as pessoas costumavam chamar naquela época, porquanto eles levavam à risca as chamadas "descendências". Todavia, nesse trecho de Mateus 22:41-46 Cristo deixa claro que ele não é descendente de homem nenhum (até porque bem sabemos que Ele foi concebido pelo Espirito Santo - vide Mateus 1:18-25), porém, notem o que o próprio Salvador diz em Apocalipse 22:16:

 "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas igrejas: Eu sou a RAIZ e a GERAÇÃO de Davi, a resplandecente estrela da manhã." (Apocalipse 22:16)

  Que intrigante! Pois em Mateus 22:41-46 o Mestre deixa claro que Ele não tem nada a ver com o homem Davi, enquanto em Apocalipse 22:16 Ele afirma que é raiz e geração de Davi? Afinal, o que significa o nome "DAVI"

 O nome Davi tem origem hebraica e significa amado, querido ou predileto. Em vista disso, Cristo Jesus é a Raiz e a Geração do AMADO DEUS! Pois o Amor do Altíssimo foi tão grande ao ponto Dele materializar Sua própria Palavra a fim de dar a Vida para nós para que tivéssemos acesso a Verdade de forma pura e genuína! Portanto, quem tem o Cristo formado dentro de si tem o verdadeiro Amor (vide I Coríntios 13 / A Verdadeira Forma de Amar)

  Outro detalhe bacana com relação aos nomes nas Escrituras é o seguinte:

 Se Cristo Jesus nasceu em "Belém de Judeia" (vide Mateus 2:4-5), por que chamam ele de Nazareno sendo que Ele não nasceu em Nazaré? Simples, o nome "Belém de Judeia" significa "Casa do Pão Louvado", pois "Belém" significa "casa do pão" e "Judeia" quer dizer "louvado, louvor". Além disso, o Salvador fala em João 6:48 que Ele é o Pão da Vida, ou seja, as Palavras Dele nos dão e/ou proporciona a Vida Eterna (vide João 6:47 e 63 / A Promessa de Deus)

  À vista disso e em outras palavras, pode se dizer que o termo "Cristo Jesus nasceu em Belém de Judeia" significa: "O Pão da vida já nasceu com sua casa (coração/mente) cheio de pão (palavras) louváveis". E como a palavra "Nazaré" significa "consagrar-se a Deus", então o Mestre já nasceu consagrado ao Eterno, porquanto Ele é a própria Palavra de Deus que se materializou neste Planeta a fim de proporcionar a Vida Espiritual para todos aqueles que crerem Nele (vide João 1:1-14 / João 3:16-17 / I João 5:20 / João 8:12 e Gênesis 1:3). Igualmente, o Mestre é o Pai dos espíritos encarnado.

  Neste momento, você pode estar se perguntando: "Qual é a razão destes compartilhamentos?". Ora, o motivo de eu estar compartilhando com você estas dicas valiosas com relação aos nomes é pelo fato de querer transmitir a todos quanto tem interesse o que tem por trás de algumas genealogias Bíblicas mencionadas abaixo:

   👉 Genealogia de Caim (vide Gênesis 4:16 ao 22 e o verso 25 e 26)

Segue abaixo o significado encontrado para cada nome e logo em seguida o texto formado:

CAIM: Pode significar “lança, aquisição, possessão, obter, forjado, adquirido”. Caim tende a simbolizar “Satanás”, pois é ele quem quis ser maior que Deus e deixou se levar por sentimentos destrutivos em relação a Abel (que simboliza Cristo) (vide Ezequiel 28:11 ao 19 / Gênesis 4 / Isaías 14:12 ao 15, por exemplo);

NODE: Significa “exílio”;

ENOQUE: Significa “iniciado, dedicado, consagrado”;

IRADE: Significa “cidade de testemunha” ou “corredor”;

MEUJAEL: Significa “destruído de Deus”;

METUSAEL: Significa “homem de Deus”;

LAMEQUE: Significa “poderoso; moço forte; ou também pode significar “abaixo, pobre, desesperado, sem esperança”;

ADA: Significa “beleza; enfeitada”;

JABAL: Significa “rio; torrente”. Vale ressaltar que a palavra “torrente” significa “corrente de água muito forte; grupo de indivíduos que tomam conta de algo impetuoso/ousado”;

JUBAL: Significa “torrente; música”

ZILA: Significa “Sombra; a que protege/ajuda”;

TUBAL-CAIM: Tubal significa “forjas ou derramado”, e Caim significa lança, aquisição, possessão, obter, forjado, adquirido, logo, Tubal-Caim significa “forja de lança” ou “produto de forjas”;

NAAMÁ: Significa “doce, agradável, prazer, delicia”;

ADÃO: Significa “homem”;

ABEL: Significa “névoa, vapor, respiração”;

SETE: Significa “o nomeado; aquele que foi definido”;

ENOS: Significa “mortal; ser humano”.

MULHER: Nas Escrituras, a palavra “mulher”, dependendo do contexto, significa “palavra” (vide A Mulher nas Escrituras). E esta mulher/palavra pode ser tanto louca quanto virtuosa/sábia (vide A Mulher Sábia x A Mulher Louca).

“Satanás saiu diante da face do Senhor e habitou na terra que estava exilada a fim de tomar posse dela. Satanás colocou sua palavra em prática e iniciou uma cidade que testemunhará a própria destruição vinda da parte de Deus, pois nesta cidade habitará um Homem de Deus poderoso e forte espiritualmente capaz de destruir as obras falsas/mentirosas; porém, aos olhos humanos este Homem será pobre e desprezado. Este Homem Poderoso transmite palavras cheias de beleza espiritual, além de proporcionar sombra e proteção espiritual para aqueles que Nele creem.
Nesta cidade também existirá outras duas palavras poderosas na compreensão humana e ao mesmo tempo pobres no quesito da espiritualidade. Uma destas palavras será bela e enfeitada, dando início a um grupo de indivíduos que cuidarão de coisas ousadas tais como: tendas, gado e músicas no geral. A outra palavra será sombria e protegerá/ajudará os produtos de forjas que dominam toda obra de cobre e de ferro, isso parecerá agradável aos olhos humanos...
Após estes fatos, o homem tornou a conhecer sua palavra e ela começou a ser definida, porquanto Deus havia dado outra semente/descendência no lugar da respiração que Satanás tirara. A partir deste instante, foi definido os seres nomeados mortais/seres humanos, e então se começou a invocar o nome do Senhor. ”

👉  Genealogia de Sete (vide Gênesis 5):

ADÃO: Significa “homem”;

SETE: Significa “o nomeado; aquele que foi definido”;

ENOS: Significa “mortal; ser humano”;

QUENÃ/CAINÃ: Significa “possuidor”;

MAALALEL: Significa “o Santo Deus; Glorificado Deus”;

JAREDE: Significa “descida; faz parte da família”;

ENOQUE: Significa “iniciado, dedicado, consagrado”;

METUSELÁ/MATUSALÉM: Significa “quando este morrer isto virá; sua morte trará”;

LAMEQUE: Significa “poderoso; moço forte; ou também pode significar “abaixo, pobre, desesperado, sem esperança”;

NOÉ: Significa “repouso; consolo; de longa vida”;

SEM: Significa “rocha; dente; dentada”;

CÃO/CAM: Significa “quente; queimado pelo sol; fogo”;

JAFÉ: Significa “aumentado; beleza; engrandecido”.

“Este é o livro da geração do homem. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou seu nome de homem, no dia em que foram criados.
O homem definido como mortal poderá possuir dentro de si o Santo Deus que descerá para que assim possa fazer parte da família de Deus. O ser Consagrado que descerá andará com Deus e o glorificará nesta terra, e após cumprir Sua missão, Deus o tomará para Si, porquanto Ele andou com Deus. A morte deste Ser Consagrado trará para os pobres e sem esperança um poderoso repouso e consolo espiritual (Espírito Santo/Consolador), Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. Quem ficar firme nesta bela Rocha de fogo que descerá, obterá um repouso e consolo espiritual que proporcionará uma longa vida (Vida Eterna).”

 👉  Genealogia de Jesus Cristo (vide Mateus 1:1 ao 16)

JESUS: Significa “Deus é salvação; Salvador; Deus é auxilio; eternidade de Deus”;

DAVI: Significa “o amado; querido; predileto”;

ABRAÃO: Significa “Pai de uma multidão; Pai de muitos”;

ISAQUE: Significa “riso; filho da alegria”;

JACÓ: Significa “aquele que vem do calcanhar; suplantador”. Vale ressaltar que a palavra “suplantar” significa “superar; ultrapassar; ter domínio sobre algo, alguém ou sobre si mesmo”;

JUDÁ: Significa “louvor; louvado”;

TAMAR: Significa “palmeira”. A palmeira é considerada o símbolo da vitória de Cristo sobre a morte, representando, assim, a vida após a morte;

FARÉS: Significa “o que rompe”;

ZARÁ: Significa “nascer do sol; flor que floresce”;

ESROM: Significa “fechado; preso”;

ARÃO: Significa “brilhante; o elevado; o exaltado”;

AMINADABE: Significa “meu povo é nobre e íntimo”;

NAASOM: Significa “encantador; quem prediz”;

SALMOM: Significa “lugar a sombra”;

RACABE: Significa “cavalheiros”;

BOOZ: Significa “nele há força; rapidez”;

RUTE: Significa “amiga; companheira; beleza”;

OBEDE: Significa “servo; adorador”;

JESSÉ: Significa “Deus existe; presente de Deus”;

DAVI: Significa “o amado; querido; predileto”;

SALOMÃO: Significa “o pacífico; paz; manso”;

URIAS: Significa “o Senhor é minha luz; em Deus existe luz”;

ROBOÃO: Significa “o povo aumentou-se”;

ABIAS: Significa “Jeová é Pai”. Vale ressaltar que tanto o nome Jeová, Jesus, Javé, Yeshu’a ou até mesmo Josué significam “Deus é salvação; Salvador; Deus é auxilio; eternidade de Deus”;

ASAFE: Significa “cobrador; aquele que colhe; quem reúne; Deus ajuntou para si mesmo”;

JOSAFÁ: Significa “Deus é juiz; reinou em Judá”;

JORÃO: Significa “Jeová é exaltado/sublime”;

OZIAS: Significa “força do Senhor”;

JOATÃO: Significa “Deus mostrou-se justo”;

ACAZ: Significa “possuidor; ele tem sustentado”;

EZEQUIAS: Significa “fortalecido por Deus; força de Deus”;

MANASSÉS: Significa “o que está entregue ao perdão”;

AMOM: Significa “artesão”;

JOSIAS: Significa “O Senhor traz a salvação; Deus salva”;

JECONIAS: Significa “Jeová é firme”;

    SALATIEL: Significa "Aquele que pede a Deus; Aquele que ora a Deus". Vale ressaltar que a palavra "orar" significa "Discursar; falar publicamente; comunicar; implorar” (vide A Verdadeira Forma de Orar);

ZOROBABEL: Significa “Nascido em Babilônia”. Vale ressaltar que a palavra Babilônia significa “confusão”;

ABIÚDE: Significa “Pai de majestade; digno de louvor”;

ELIAQUIM: Significa “Deus estabeleceu”;

AZOR: Significa “auxílio; auxiliador”;

SADOQUE: Significa “sagrado”;

AQUIM: Significa “Jeová estabelecerá”;

ELIÚDE: Significa “Deus meu louvor”;

ELEAZAR: Significa “Deus ajudou”;

MATÃ: Significa “dadiva; donativo; presente; oferecimento”;

JACÓ: Significa “aquele que vem do calcanhar; suplantador”. Vale ressaltar que a palavra “suplantar” significa “superar; ultrapassar; ter domínio sobre algo, alguém ou sobre si mesmo”;

JOSÉ: Significa “aquele que acrescenta; Deus multiplica”;

MARIA: Significa “exaltada; forte; pura”;

JESUS: Significa “Deus é salvação; Salvador; Deus é auxilio; eternidade de Deus”.

“Livro da geração de Jesus Cristo, o Salvador, Filho do amado Deus que é Pai de uma multidão.
Deus gerou o Filho da alegria que é capaz de superar qualquer tipo de louvor e de proporcionar uma vida após a morte. O Salvador é capaz de romper o nascer do sol, Ele faz surgir uma luz poderosa que faz florescer todo tipo de flor até mesmo em lugares fechados. Todos aqueles que o seguem são chamados de irmão e se tornam brilhantes e exaltados. Seu povo é nobre e íntimo, são encantadores e sempre tem um lugar a sombra para descansarem. Em Seus cavalheiros há gentileza, força, rapidez, amizade, beleza e companheirismo, eles são amigos e adoradores/servos do Presente de Deus que é amado, pacífico e manso. O Rei amado gerou a paz e provou que em Deus existe luz; esta Paz gerou um povo grande e este povo afirma que Jeová é Pai. O Salvador é aquele que colhe o seu trigo, Ele é o Juiz que reinou de forma louvável. Ele é sublime, forte e mostrou-se justo, sendo Ele mesmo o possuidor da força de Deus. Todo aquele que obedece ao Salvador está entregue ao perdão, pois Ele é o artesão, autor da graça e salvação. O Senhor trouxe a salvação ao gerar o firme Jeová e seus irmãos na deportação/banimento para a Babilônia (que significa um mundo confuso).
E, depois da deportação para a Babilônia, o firme Jeová gerou aqueles que pedem e oram a Deus mesmo sendo nascidos em um mundo de confusão. O Pai de majestade digno de todo o louvor estabeleceu um Auxiliador Sagrado, Ele estabeleceu o Deus do meu louvor ao me ajudar com o Donativo/Presente suplantador que acrescenta e multiplica a força e a pureza da qual nasceu Jesus, o Salvador que se chama o Cristo. ”

  Enfim, mediante tais fatos, espero que você leitor possa se edificar muito mais ao examinar os Escritos. E que Deus possa florescer em você as bênçãos espirituais às quais Ele já nos abençoou (vide Efésios 1:3). Resumindo, espero que cada um dos leitores consiga captar a dica que Deus nos dá através das Escrituras! Assim como espero que cada um consiga discernir a mensagem espiritual relatada na tradução das genealogias que foram compartilhadas 😉.

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉

  💡 "A tradução dos nomes é uma grande ajuda, mas bem sabemos que nem todos tem acesso a um dicionário hebraico, por exemplo, para compreender melhor os mistérios contidos nas Escrituras. Por isso nunca devemos nos esquecer que o importante de tudo é a Caridade/Amor Fraternal (vide Romanos 12:10 e I Coríntios 13 / A Verdadeira Forma de Amar), pois a única vantagem de compreendermos os mistérios dos Escritos é evitar enganos contra as interpretações carnais e grotescas que andam dando por aí; contudo, o que realmente vai nos ajudar a entrar pela Porta Estreita é Cristo, onde todos os Ensinamentos Dele se resumem no 'amar uns aos outros como Ele nos amou' (vide João 15:12). Sendo assim, não vale a pena discutir ou entrar em questão com um semelhante por conta de significado de nomes, pois cada um sabe como faz para se manter de pé; logo, o importante é todos aprenderem de/com Cristo Jesus como devem fazer para conduzir a própria vida com base no Amor e Respeito (vide Mateus 11:29 / Conduzindo a própria vida), para que assim às obras do Espírito possam abundar em nossa vida em todo o lugar e com todas as pessoas, pois a Fé sem as obras é morta (vide A Fé sem Obras é Morta)".



👉 O SUICÍDIO 👈

--------------------//--------------------//--------------------//----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros....

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: A IMPORTÂNCIA DOS NOMES NAS ESCRITURAS.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário