sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O Sábado: Devemos Guardá-lo?

  Caro leitor, levando em conta que as Escrituras são cheias de parábolas e que para compreendermos essas parábolas precisamos aprender de Cristo (vide Mateus 11:29 / A Importância de Cristo), nesta postagem vou compartilhar uma questão muito falada no mundo afora com base nas Escrituras, a saber: "o sábado: devemos ou não devemos guardá-lo?"

  De acordo com diversas passagens dos Escritos, existem partes que diz que devemos guardar o sábado, principalmente por ele ser um dos mandamentos de Deus (vide Isaías 56:1-7; Levítico 23:3; Êxodo 20:8-11 / Os 10 Mandamentos); porém, também há partes nas Escrituras que mostram que Deus está farto dessa história de lua nova, sábado, holocaustos, incensos, etc. (vide Isaías 1:11-15 / Jeremias 6:20). Aliás, o próprio Mestre confrontava a interpretação feita ao pé da letra acerca dessa questão de "guardar o sábado", visto que é possível notar que vários milagres espirituais e outras atitudes ocorreram em um sábado (vide João 5:17-18; Lucas 14:1-6; Mateus 12:1-8, entre outras passagens).

   Afinal, devemos ou não devemos guardar o sábado?

 Se analisarmos as Escrituras ao pé da letra encontraremos várias contradições (vide A Letra Mata e o Espírito Vivifica), e o próprio Cristo contradiz e muito o que está escrito na letra; contudo, o Senhor é Espírito e não é Deus de confusão (vide II Coríntios 3:17 / I Coríntios 14:33 / Exortação de I Coríntios 14). Sendo assim, como em Lucas 24:27 e 44 Cristo deixa claro que Ele pode ser encontrado na Lei de Moisés (vide A Lei: Qual Seguir e Como Seguir?), nos Profetas (vide Os Profetas) e nos Salmos, e como em Apocalipse 22:13 é relatado que Ele é o Princípio e o Fim, isso significa que Ele pode ser encontrado em todos os Escritos, basta examinar as Escrituras com os olhos espirituais para que a Unção ensine tudo quanto for útil (vide I João 2:27). E analisando as Escrituras com os olhos espirituais, pode-se afirmar que SIM, DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO! 😃

  Todavia, o sábado que devemos guardar NÃO É UM DIA DA SEMANA independente de calendário, até porque se formos analisar tudo na letra, por que não é citado nas Escrituras a segunda, terça, quarta, quinta, sexta e o domingo? Em outras palavras, se de fato o "sábado" que devêssemos santificar fosse um dia específico da/na semana, por que Deus já não deixou explicado como deveria se proceder um calendário para que assim a população mundial pudesse exercer de forma correta o "guardar o sábado"? Aliás, bem sabemos que os homens inventaram e nomearam muitas coisas, em vista disso cada um resolveu interpretar às Escrituras a bel-prazer com base em sua sabedoria humana.

  Sem mais delongas, o sábado que devemos guardar é os ensinamentos, mandamentos e o repouso de Cristo Jesus, pois foi em um sábado que Ele ressuscitou e de fato repousou (vide Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-12; João 20:1-10); então o termo sábado simboliza a Vontade do Mestre que é, na verdade, a Vontade de Deus (vide A Vontade de Deus)

  Assim, nós - os que cremos/acreditamos/temos Fé em Cristo Jesus e procuramos praticar Seus ensinamentos (vide O Que é a Fé?- entramos no repouso espiritual (vide Hebreus 4:3). Mas aqueles que ainda não creem em Cristo Jesus, aqueles que ainda são desobedientes quanto aos mandamentos de Deus (onde tal mandamento se resume no Amor Fraterno e na Piedade - vide A Verdadeira Forma de Amar / A Doutrina de Deus), aqueles que erram e não vão em busca do conhecimento Divino, tais pessoas não entram no repouso espiritual (vide Salmos 95:10-11)

  Em outras palavras, todas as pessoas que deixam de lado as tradições dos homens e os rudimentos do mundo para seguir tão somente a Doutrina de Cristo (onde esta última é totalmente espiritual e só pode ser encontrada examinando as Escrituras que, por sinal, começam dentro de nós mesmos - vide João 5:39 / II Coríntios 13:5 / A Doutrina de Deus), todas as pessoas que se propõem a conhecer de fato quem é Deus, tais pessoas passam a ver que Deus é Espírito e Pai de espíritos (vide II Coríntios 3:17 / Hebreus 12:9). Logo, elas compreendem que Suas Palavras servem para nos fornecer uma vida espiritual a fim de nos direcionar à exercermos obras pertinentes ao Espírito Santo (vide João 6:63 / Gálatas 5:22 / Colossenses 3:12-14 / Romanos 15:1 / Romanos 12:10 / As Obras da Carne e os Frutos do Espírito)

  Dessa forma, quando deixamos de andar pela carne para andar em Espírito, consequentemente sentimos dentro de nós o fardo leve e jugo suave de Cristo; por conseguinte entramos no repouso espiritual. Logo, nosso espírito passa a ter a Paz interior consigo, passamos a viver uma vida mentalmente tranquila em meio tantas adversidades, pois quando estramos no repouso espiritual compreendemos que a carne para nada aproveita e que tudo que vemos - inclusive a própria carne - é passageira. Portanto, aprendemos a viver com a mente convicta no fato de que toda a carne vai perecer junto de suas conquistas materiais; em vista disso, aprendemos a não perder tempo com aquilo que não tem valor e não é eterno (vide II Coríntios 4:18 / Hebreus 2:14-15 / Mateus 6:19-21). 

  Em síntese, quando fala no Velho Testamento que devemos "guardar o sábado", Deus está pedindo que guardemos Seus ensinamentos dentro de nossos corações; Ele está pedindo para que aceitemos de bom grado Sua Palavra (Cristo) dentro de nós, para que assim possamos repousar espiritualmente exercendo Sua Vontade no nosso dia-a-dia a fim de sermos Luz do Mundo e Sal da terra (vide Mateus 5:13-16 / A Vontade de Deus😃. Porém, quando Deus contesta a questão do sábado, de fato Ele está refutando às práticas materializadas pelos indoutos e inconstantes mencionados em II Pedro 3:15-16, pois o Pai bem sabia que existiriam pessoas cegas espiritualmente distorcendo Sua Palavra e os Escritos Sagrados (vide II Pedro 3:16). E pelo fato de tais cegos distorcerem às Escrituras, Deus materializou Sua Palavra nomeando-A de "Cristo Jesus" para que através Dele pudéssemos compreender o sentido espiritual/verdadeiro de cada mandamento dado por Deus. 

  Em outras palavras, Cristo sempre esteve presente neste Planeta em Espírito, mas as pessoas não estavam se atentando na Voz espiritual, não estavam se atentando no Pão/Palavra que vem do Céu, porque queriam comer carne; logo, por causa do alimento carnal tais pessoas começaram a morrer espiritualmente visto que deixaram de lado o Pão/Palavra que vem do Céu (vide Êxodo 16:4-20 / João 6:47-51). Entretanto, Deus, sendo o bom Pai que é, ao ver que as pessoas não estavam compreendendo e muito menos se atentando à Voz do Espírito para obter proveito espiritual, Ele materializou Sua Palavra, ou seja, Ele fez Seu Verbo habitar em um ser mortal assim como nós, para que assim possamos compreender que é possível viver/andar somente em Espírito mesmo estando ainda em um tabernáculo de carne, ossos e sangue (vide Filipenses 2:5-11 / Hebreus 2)

  Em outras palavras, Cristo veio para nos mostrar que é possível viver exercendo o autodomínio; Ele veio para nos esclarecer o sentido espiritual de cada mandamento dado por Deus; Ele veio para nos mostrar que desde o início Ele sempre esteve entre o povo a fim de ajudar todos quanto se atentassem em Sua Voz a trilhar o caminho espiritual (vide João 8:58 / João 8:12 / Gênesis 1:3 / Apocalipse 22:13), tanto é que Ele - a Palavra de Deus - já preparava o povo através de Moisés/Lei e dos Profetas que Ele viria materializado para este Planeta com o intuito de remir/libertar o povo da mentira em que ainda estavam vivendo (vide Deuteronômio 18:15 /  João 5:46 / Isaías 9:1 ao 7 / Mateus 4:12 ao 17 / Isaías 11 / Isaías 28:16 / Aos Efésios 2:20 / Isaías 42 / Isaías 52 / Isaías 53 / Isaías 61 / Lucas 4:14 ao 21 / Malaquias 4:5 e 6 / Isaías 40:3 / Mateus 3:1 ao 3 / Mateus 11:7 ao 15 / Os Profetas / A Lei)

  E agora que Cristo já veio e foi testificado pelos apóstolos não existe desculpa para ainda estarmos continuando a viver na mentira (vide João 15:22-23 / Atos 4:11-12). Sendo assim, agora apenas nos resta exercer Atos 17:30, Efésios 5:14, João 5:39 e II Coríntios 13:5 para que possamos aprender o que é útil através do Espírito Santo/Unção de Deus (vide Isaías 48:17 / João 14:6-7 / I João 2:27).

  Enfim, mediante o conteúdo ofertado nesta postagem, é possível observar através de Cristo que toda Escritura, quando lida de forma espiritual/lógica, tem concordância e consequentemente nos proporciona uma edificação espiritual, pois Cristo nos ajuda a compreender as coisas que Dele foram escritas (vide Lucas 24:27, 44 e 45). Porém, quando as Escrituras são lidas na letra sem a guia do Espírito Sagrado, a única coisa que vemos são contradições, incoerências e pessoas se usando de passagens isoladas para dar base em sua carnal compreensão. 

  Portanto, é de bom tom seguirmos a recomendação abaixo, para que não venhamos ser confundidos e nem enganados:

💡 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e APRENDEI de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30)

  Deus nos guie sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉.


👉 O SUICÍDIO 👈

--------------------//--------------------//--------------------//----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros....


OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: O SÁBADO: DEVEMOS GUARDÁ-LO?.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

2 comentários:

  1. Achei muito interessante essas explicações, confesso que não sabia que existia esse blog só entrei nele pelo comentário de uma moça chamada Nathalia no vídeo do Caio Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, muito prazer, eu sou a Nathalia que compartilha os link's do Blog ^^. Sou muito grata pela sua atenção e hospitalidade, é raro encontrar pessoas hospitaleiras ^^.

      É um prazer poder repartir o Pão contigo também ^^

      Excluir