domingo, 22 de janeiro de 2017

Exortação Acerca dos 10 Mandamentos

  Caro leitor, atualmente é comum observar que - por falta de análise, conhecimento e sabedoria espiritual - ainda existem pessoas que não compreendem que Cristo, Deus e o Espírito Santo sejam UM (vide Gênesis 1:26 / João 10:30 / João 1:1-14 / I João 5:7). Assim como ainda há pessoas que não compreendem que tanto o Velho quanto o Novo Testamento testificam de Cristo (Lucas 24:25-27 e 44-45). Sendo assim, como ainda existem pessoas com dificuldade em compreender que Cristo é a Palavra de Deus e como tais pessoas ainda não compreendem que devem aprender de Cristo (vide Mateus 11:29), estarei compartilhando nesta postagem a leitura dos "10 Mandamentos dados por Deus" seguido da exortação de cada verso, para que assim todos possam praticar no seu dia-a-dia a Palavra de Deus na íntegra:

  "1 - Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

  2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

  3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

  4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

  5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

  6 - Não matarás.

  7 - Não adulterarás.

  8 - Não furtarás.

  9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

 10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." (Êxodo 20:2-17)

  Agora, a seguir exponho a exortação de verso por verso; porém, levando em conta que muitas pessoas não dão crédito para os trechos contidos no Novo Testamento incluso no livro Bíblia Sagrada, procurarei repartir referências contidas no Tanakh (Antigo Testamento).

 "1 - Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim."

  Acerca deste verso e para quem não sabe, a palavra "Egito" significa "aquilo que liga; aquilo que oprime", ou seja, tudo que nos mantêm ligado a algo ou alguém (incluindo nossa própria natureza humana) de forma opressora/imposta simboliza o Egito. Se dermos um 360º na nossa própria vida veremos que somos oprimidos pelas nossas próprias vontades, reconheceremos que são os desejos da nossa própria carne que nos oprimem, pois tais desejos fazem com que nossa casa (que é nosso coração/mente/interior) fique sujeito a um jugo de servidão, pois quando não colocamos freios nas nossas próprias vontades carnais elas acabam nos dominando, fazendo com que nos tornemos escravos daquilo que outrora achávamos ter o controle. 

  Deus, grandioso como é, nos disponibilizou Sua Palavra para que todos quantos A examinassem pudessem se libertar de si próprios - do próprio ego humano (vide O Desapego). Em outras palavras, é através da Palavra de Deus que nos libertamos da terra do Egito, é através do Verbo Divino que libertamos nosso coração/mente/terra dos nossos próprios desejos carnais que nos oprimem, é através da obediência acerca da Voz Sagrada que deixamos de ser escravos do sistema em geral. 

  Sendo assim, como foi Deus quem nos mostrou a Verdade para que assim pudéssemos abandonar a mentira, devemos amá-Lo de todo nosso coração, alma e poder (vide Deuteronômio 6:5), e em hipótese alguma devemos adorar/idolatrar nenhum outro deus a não ser o Deus Altíssimo. Aliás, caso você não saiba os "deuses" alheios que não devemos idolatrar não são simplesmente imagens ou esculturas, vai muito além disso; pois tais deuses são pessoas também. Melhor dizendo, se analisarmos as passagens de Gênesis 1:27 e Salmos 82:6 veremos que nós - seres de alma vivente - somos intitulados deuses e filhos do Altíssimo, porém, somos deuses mortais, e o Deus quem nos criou é o Deus dos deuses, ou seja, Ele é o Deus de todos nós. 

  À vista disso, subentendemos que o primeiro mandamento dado por Deus significa que não devemos idolatrar nada e nem ninguém incluindo nós mesmos (vide O Ídolo e a Idolatria); não convém prestar nenhum tipo de homenagem/veneração para nenhum ser vivo; não convém enaltecer nenhum ser vivo como se ele fosse algo essencial na nossa vida; não convém prestar honra no sentido de idolatria para seres mortais seja através de fotos/imagens ou esculturas, pois nenhum ser mortal foi capaz de mostrar um caminho libertador assim como o Deus, Criador do Universo, nos mostrou através de Sua Palavra disponibilizada, por exemplo, nas Escrituras.

 "2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."

  Em outras palavras, Deus já deixou bem claro que não devemos querer materializar aquilo que não vimos, não devemos se curvar e nem prestar reverência/respeito para nenhum tipo de imagem criada/inventada por homens (vide A Besta), não devemos dar crédito para elas; pois as imagens apenas refletem a foto de um ser vivo, e como vimos no primeiro mandamento: só devemos amar apenas a Deus de todo coração, alma e poder. Ou seja, devemos estar constantemente pensando só na Palavra de Deus; devemos estar constantemente se lembrando dos Seus ensinamentos para que assim não venhamos tropeçar. 

  E quando fala que "Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração", isso quer dizer que se alguém não seguir os mandamentos Dele automaticamente tal pessoa estará se deixando guiar pela própria carne; dessa forma, tal pessoa estará propagando palavras pertinentes a uma compreensão carnal. Sendo assim, a pessoa em si é o "pai" de seus "filhos", isto é, tal pessoa transgressora é a "autora" de suas "palavras"

  Portanto, para aqueles que não obedecem aos mandamentos Divinos Deus os visita/faz surgir às palavras iníquas que um dia tal pessoa propagou, ou seja, é como se Deus relembrasse a pessoa dos erros que ela já cometeu a fim de fazer com que ela se arrependa e volte para os caminhos verdadeiros para que assim venha deixar de sofrer, pois Deus é um bom Pai que não quer que nenhuma alma se perca, por isso Ele sempre nos aconselha com o intuito de nos ajudar a não quebrarmos a cara. 

  Já aqueles que guardam/conservam os mandamentos de Deus, estes experimentam a misericórdia Divina, porquanto nosso Pai ama a todos nós, e Ele quer que todos desfrutem de seus bens espirituais.

  "3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão."

 Em outros termos, em hipótese alguma convém nos referirmos ao Altíssimo de qualquer maneira, não devemos tratar da Divindade e de Suas Palavras de forma vã, não devemos mencionar o Altíssimo durante uma situação ou conversa insignificante, não devemos associar o Criador com situações ou conversas sem conteúdo espiritual, não devemos se usar das Palavras do Pai de forma presunçosa, não devemos usar da Palavra de Deus diante de uma situação que não tenha propósito algum espiritual, não devemos fazer piadas com assuntos pertinentes à Deus e à Sua Palavra.

  Quantas vezes - até nós mesmos durante um período de cegueira espiritual - já não pronunciamos a frase "ai meu Deus do céu" durante uma conversa mundana, durante uma piada ou então durante uma situação à qual nos causou indignação? Ou então quem já não disse a frase "Deus lhe pague" como forma de agradecimento por algo material que lhe foi feito? Além disso, quem já não disse a frase "se Deus quiser vai dar tudo certo" para algo pertinente a uma vida carnal, material e perecível? Outrossim, quem já não disse a frase "graças a Deus" como forma de agradecimento para alguma coisa feita para a carne? Quem não tem pecado que atire a primeira pedra, pois tudo isso é usar o nome de Deus em vão. 

  Por isso somos alertados para que nossas palavras sejam poucas quando algum assunto se tratar de Deus e de Sua Palavra (vide Eclesiastes 5:2); ou seja, que da nossa boca não venha sair nenhuma piada, chocarrice, parvoíce ou qualquer palavra proveniente de uma atitude carnal quando se tratar dos assuntos espirituais.

 "4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou."

  O seguinte link já explica este verso com perfeição e clareza 😉: Como Guardar o Sábado.

  "5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá."

  Em resumo, Deus é nosso Pai e Sua Palavra é nossa Mãe. Portanto, devemos prestar honra/obediência para ambos. Então devemos respeitar e cumprir aquilo que Deus através de Sua Palavra nos determinou se de fato quisermos ser considerados filhos legítimos Dele. 

  Enfim, se guardarmos e exercermos aquilo que Deus nos ensina através de Sua Palavra, nossa terra/coração sentirá a Paz de Espírito, e essa Paz nos acompanhará após a morte.

  "6 - Não matarás."

  Em resumo, não convém matar ninguém, não convém matar a esperança dos nossos próximos de alcançarem/viverem a Vida Eterna outorgada pelo Eterno. Também não devemos colocar tropeço diante dos cegos e surdos espirituais; assim como não convém sermos fofoqueiros, pois a língua engana e até pode matar a esperança de uma alma (vide Provérbios 26:18-21 / Salmos 140:3 / Provérbios 15:4). Além do mais, não devemos amaldiçoar e nem falar mal de ninguém, não devemos arruinar a vida de nenhum semelhante (vide Levítico 19:11-18). Por fim, não devemos desmotivar as pessoas a examinarem as Escrituras, pois é examinando as Escrituras que cada ser humano pode ter acesso ao mandamento de Deus.

  "7 - Não adulterarás."

 Em síntese, não devemos adulterar a Palavra de Deus, não devemos transformá-La em conselhos pertinentes a uma compreensão carnal que não gera edificação na prática do Amor. Na mesma proporção, não devemos falsificar aquilo que Deus - o Pai dos espíritos - orienta, a saber, a vivência do "amor ao próximo" (vide Levítico 19:18). Assim, não devemos trair nosso Pai para se prostituir com outras doutrinas pertinentes a homens cegos espirituais que só compreendem os Escritos de uma forma carnal (vide O Adultério).

 "8 - Não furtarás."

  Não devemos furtar a Palavra de Deus, isto é, não devemos se apoderar Dela como se fossemos donos Dela. Também não devemos abusar da Palavra Divina para atingir, ofender ou impor algo para ninguém, não devemos se usar das Escrituras para atacar uns aos outros, pois isso é roubo, isso é querer se apoderar de algo que não é nosso, pois a Palavra pertence à Deus, é Dele e Ele A disponibilizou para TODOS, para que TODOS compreendam Seu querer/vontade em nossas vidas (vide A Vontade de Deus)

  Ora, Deus não faz acepção de pessoas e não aceita presentes ou recompensa de ninguém (vide Deuteronômio 10:17 / Jó 34:19 / II Crônicas 19:7), ou seja, Deus não quer nada de nossas mãos, Ele não precisa de nós para nada, Ele não tem o porquê aceitar algo vindo de seres mortais como nós. Ao contrário, somos nós que precisamos Dele e de Sua Palavra para conseguirmos tirar o Egito de dentro de nós para que, desse modo, vivamos o Amor.

  "9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo."

  Resumindo, não devemos falsificar a Palavra de Deus, isto é, não devemos transmitir para nosso próximo os assuntos pertinentes ao Eterno de forma distorcida; não convém propagar para nosso próximo aquilo que não é verdadeiro e lógico. Assim, não devemos ser hipócritas com ninguém; não devemos ser dobres, não devemos transmitir uma coisa na frente de uma pessoa e nas costas dela transmitir outra, não devemos caluniar ninguém, não devemos difamar ninguém.

 "10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." 

 Em outras palavras, não devemos cobiçar aquilo que tem dentro do coração/casa de nosso próximo. Não devemos cobiçar a palavra/mulher de nosso próximo. Resumindo, não devemos cobiçar absolutamente NADA do nosso próximo em todos os sentidos! Desse modo, cada ser humano deve se contentar com aquilo que tem sem desejar exageradamente aquilo que o outro tem, pois cada um de nós recebeu de Deus o fôlego de vida para conquistar aquilo que é útil para nos mantermos íntegros, sóbrios e santos durante nosso peregrinar neste Planeta com o intuito de exercer a Palavra de Deus no nosso dia-a-dia com perfeição (vide Isaías 48:17 / Levítico 19:2 / O que é ser sóbrio?). 

  Em outras palavras, este último mandamento significa que devemos "amar nossos próximos como a nós mesmos" (vide Levítico 19:18 e 34 / A Verdadeira Forma de Amar). Portanto, antes de tomar qualquer atitude, antes de pronunciar qualquer palavra ou até mesmo antes de rir/zombar/caçoar de alguém, se coloque no lugar do teu próximo seja ele quem for (pai, mãe, irmãos, vizinhos, moradores de rua, deficientes, etc.), pois assim verás se o que pretende fazer é algo agradável ou não - lembrando que além de TODOS os seres humanos terem sido criados a imagem e semelhança de Deus (vide Gênesis 1:27), fazer e/ou falar qualquer coisa destrutiva/maléfica/zombadora para qualquer pessoa é uma ofensa/ultraje Àquele que nos criou (vide Provérbios 17:5). 


👉 O SUICÍDIO 👈

--------------------//--------------------//--------------------//----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros....

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: EXORTAÇÃO ACERCA DOS 10 MANDAMENTOS.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário