sábado, 28 de janeiro de 2017

As Dez Virgens

  Caro leitor, nesta postagem estaremos analisando a "Parábola das Dez Virgens" e logo em seguida a sua respectiva exortação. Vamos lá!  

  "Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Cinco delas eram loucas e cinco prudentes. Ora, as loucas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o esposo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o esposo! Saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: Não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço.
  Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (Mateus 25:1-13) 

  Como podemos ver, novamente o Mestre citou uma parábola acerca do Reino dos Céus (vide O Reino dos Céus), dizendo que este Reino será semelhante a dez virgens, cinco loucas e cinco prudentes. Em síntese, as dez virgens tinham entrado no Reino dos Céus, isso significa que as dez virgens haviam tido acesso ao Conhecimento de Deus e de Sua Palavra Jesus Cristo; ambas conheciam a Vontade Divina (vide A Vontade Divina). Contudo, apenas cinco delas permaneceram prudentemente; enquanto às outras ficaram loucas de maneira destrutiva, isto é, ficaram agitadas e perturbadas. 

  Podemos notar que ambas às virgens tinham lâmpadas consigo, quer dizer que elas tinham luz (inteligência); mas para que tais lâmpadas permanecessem acesas, era necessário o azeite. E ao contrário das prudentes, as loucas não levaram o azeite consigo. Tardando o Esposo, ambas às virgens acabaram dormindo; todavia, a meia-noite o Esposo chegou, e às virgens despertaram e foram ao encontro Dele. 

  Ora, apenas as virgens prudentes conseguiram manter suas lâmpadas preparadas pelo fato delas terem o azeite. Desse modo e infelizmente, as loucas não conseguiram preparar suas lâmpadas, pois elas não levaram o azeite consigo. Durante o desespero, as loucas rogaram que as prudentes lhe dessem um pouco do azeite, porém, o mesmo é intransferível. E quando as loucas saíram em busca do azeite, o Esposo chegou; e só aquelas que estavam com suas lâmpadas preparadas entraram para participar das bodas com Ele. Após elas entrarem, a porta se fechou; e quando as loucas voltaram elas bateram na porta pedindo ao Esposo que lhes deixasse entrar, todavia, o Esposo disse que não às conhecia.

   💡 DICA:

  👉 Lâmpada = Luz = Testemunho; Inteligência; Sabedoria (vide Mateus 5:14-16).

  👉 Azeite = Fé; Fidelidade (vide Tiago 5:14-15 / A Verdadeira Forma de Orar / O Que é a Fé?).

  Certamente, nesta parábola Cristo Jesus nos alerta que mesmo entrando no Reino dos Céus - mesmo alguém adquirindo o Conhecimento de Deus e de Sua Palavra denominada Jesus Cristo, mesmo alguém conhecendo a Vontade do Eterno -, pode ser que este alguém não se mantenha prudente; ou seja, pode ser que alguém não mantenha seu testemunho/inteligência/sabedoria brilhante justamente porque não guardou consigo mesmo a (crença, fidelidade e obediência nos Ensinos de Jesus Cristo)

  De acordo com o desenrolar da parábola, é possível constatar que a Fé é intransferível; então não é possível alguém dividir sua Fé com alguém que não tem, isso significa que não tem como alguém se manter crente, fiel e obediente nos Ensinos do Mestre por uma outra pessoa

  Sendo assim, quando chegar a hora de partirmos, quando chegar a hora de nos encontrarmos literalmente com o Eterno através da nossa troca de roupa - morte física -, precisamos estar atentos (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente); precisamos estar preparados; precisamos manter nossa Fé acesa para que nosso testemunho de vida possa continuar brilhando e transmitindo a Luz da Verdade, Cristo Jesus. 

  Quando um indivíduo permanece firme na Fé (crença, fidelidade e obediência nos Ensinos de Jesus Cristo), ele desfruta das Bodas do Esposo; pois por meio da Fé ele desfruta da Vida Eterna outorgada pelo Eterno que é a graça de viver hoje e eternamente em comunhão com o Espírito Sagrado (vide A Vida Eterna)Por esse e tantos outros motivos somos orientados a VIGIAR! Porque além de nenhum de nós saber o dia e nem a hora em que trocaremos de roupa, também não sabemos o momento em que o Mestre se usa de nós (vide Colossenses 3:1-4). Portanto, vigiemos.

  Muitas pessoas vivem preocupadas em querer descobrir quando será o "fim do mundo", muitos se preocupam e/ou se assustam com as destruições e catástrofes que ocorrem neste Planeta; muitos se deixam levar pelos noticiários tumultuadores que só servem para propagar as desgraças ocorrentes no Mundo afora.

  Além disso, muitas pessoas se preocupam tanto em satisfazer a própria carne como se esta fosse eterna (vide As Obras da Carne); desse modo, muitos se matam de trabalhar e estudar para ter algo além do que realmente necessitam (vide O Rico Insensato); assim como muitos entram em conflito uns com os outros por causa de bens materiais. Em acréscimo, muitas pessoas se "matam" e mutilam para manter uma carne "sarada" e magrinha; assim como perdem tanto tempo com coisas fúteis se esquecendo que simplesmente vão morrer fisicamente (trocar de roupa) a qualquer instante, e que TUDO que elas fizeram para a carne delas vai ficar para traz, inclusive a própria carne já que a mesma será comida por bichos. 

  Às vezes, por causa de diversas distrações (vide Distrações: Uma Arma Poderosa), muitas pessoas simplesmente se esquecem de que deveriam alimentar a própria alma; se esquecem de que tudo aqui é ilusório/vaidade/passageiro e só traz aflição de espírito (vide II Coríntios 4:18 / Eclesiastes 1:14); se esquecem de levarem uma vida de forma justa (vide O Que É Ser Justo?)

  Em resumo, lamentavelmente muitas pessoas vão em busca de tantas coisas pertinentes a uma vida carnal e simplesmente se esquecem de que um dia - mais cedo ou mais tarde, quer queiram ou não - todas vão morrer fisicamente; ou seja, o "fim do mundo" vai chegar para todos nós! Sendo assim, segue novamente a recomendação dada pelo Salvador, para que nenhum de nós pereça por estar distraído: "VIGIAI, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir". E ainda que alguém ache que o Esposo (Deus/Cristo) tarde em vir, assim como ache que está longe o dia da morte física (troca de roupa) chegar, recordemos: este momento não tardará! (Vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente)

  Apesar da "Parábola das Dez Virgens" nos mostrar que a qualquer instante podemos partir deste Planeta e que não sabemos nem o dia e nem a hora que chegará o fim do nosso mundo, também há um outro detalhe riquíssimo nesta parábola, a saber:  

  Cristo é o Esposo/Marido (vide Isaías 54:5 / II Coríntios 11:2), e Ele bate em todos os corações para fazer morada (vide Apocalipse 3:20). Mas para que Ele possa se fazer presente no entendimento de alguém é necessário tal pessoa ter , então é preciso tal pessoa crer só naquilo que NÃO SE VÊ (vide II Coríntios 4:18 / O Que é a Fé? / Tudo Depende da Nossa Fé); é crucial a crença, fidelidade e obediência nos Ensinos de Cristo Jesus, o Evangelho do Reino - a Paternidade de Deus e a Fraternidade dos homens (vide A Verdade Sobre O Evangelho). 

 Assim como ninguém sabe o dia e nem a hora em que vai trocar de roupa (morte física), ninguém sabe o dia e nem a hora em que o Esposo vem para cear dentro de nós. Por esse e tantos outros motivos somos orientados a vigiar, porque não se sabe o momento e o instante em que o Espirito de Cristo vai agir. Aliás, Ele está à porta, isto é, Ele está bem perto dos nossos ouvidos, Ele está bem perto de nosso entendimento, mas infelizmente nem todos estão atentos por falta de Fé; logo, nem todos estão atentos a Voz do Eterno por não carregarem consigo a crença, fidelidade e obediência naquilo que não se vê fisicamente

  Caro leitor, como vimos na parábola partilhada, não basta adentrar no Reino dos Céus (vide O Reino dos Céus e Um Pouco Mais Sobre o Reino dos Céus), quer dizer que não basta ouvir falar de Cristo e do que Ele nos ensina de forma espiritual e ficar maravilhado; assim como não basta conhecer a Vontade do Eterno sem vivenciá-La. Sendo assim, tem que trabalhar em cima do Evangelho do Reino (vide João 6:27 / O Trabalho); tem que lavrar a própria terra/campo/coração para que a Semente/Palavra de Deus caia e cresça em boa terra e de bons Frutos (vide Marcos 4:1-20. / Jeremias 4:3 / Exortação da Parábola do Semeador); tem que descobrir, evoluir e crescer na Justiça de Deus, a saber Cristo Jesus, de Fé em Fé (vide I Coríntios 1:30 / Romanos 1:17 /  Tudo Depende da Nossa Fé)

  Verdadeiramente, que mais cedo ou mais tarde esta roupa humana se desfará é um fato inevitável! Portanto, precisamos encarar nossa realidade sabendo que o que ficará após nossa partida serão as palavras (sementes) e lembranças que deixaremos (vide Enfrentando a Realidade / As Sementes), enquanto só levaremos conosco após nossa troca de roupa apenas aquilo que ajuntamos em celeiro, a saber, nossas obras (vide A Fé sem Obras é Morta!)

  Ora, como já foi dito: assim como ninguém sabe o dia e nem a hora em que nossa roupa humana se desfará, ninguém sabe o dia e nem a hora em que o Espirito de Deus age e/ou se manifestará. Sendo assim, boa coisa é não se atentarmos naquilo que vemos (vide II Coríntios 4:18 / João 7:24); boa coisa é investirmos o máximo de nosso tempo naquilo que é Útil, a saber, o Pão da Vida (vide Isaías 48:17 / João 14:6 / Isaías 55:2 / João 6:27 / João 6:51 / João 1:14 / João 6:63 / Apocalipse 19:13), pois o Útil permanece para uma eternidade, mas o inútil se desfaz junto da roupa humana (vide I Timóteo 6:7).

  Em resumo, com base nas informações apontadas até o presente momento, podemos aprender três coisas:

  1º: Temos que tomar cuidado para não virmos a ser escravos de nossa própria carne. Temos que tomar cuidado para não virmos a ser escravos de nossas emoções humanas. Temos que tomar cuidado para não virmos a ser escravos de um conhecimento humano, pois o Reino dos Céus é um domínio espiritual. E para mantermos nossa lâmpada/testemunho em conformidade com o Reino dos Céus - a Vontade de Deus - é necessário nos mantermos 24 horas diárias ligados na Fé; então é preciso nos mantermos 24 horas diárias crendo, sendo fieis e esperando apenas aquilo que não vemos, a saber, Cristo Jesus, pois Ele é a Palavra da Fé que foi pregada a todos nós (vide O Que é a Fé? / Tudo Depende da Nossa Fé).

  2º: Aprendemos que nunca saberemos a hora e nem o dia em que nossa roupa humana se desfará, então nunca saberemos a hora e nem o dia em que a morte física chegará (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente). Sendo assim, precisamos tomar cuidado com a forma que conduzimos nossa vida durante esta experiência humana a qual estamos passando (vide Conduzindo a Própria Vida), porque por causa das distrações muitas pessoas ficam esperando um "fim de mundo global" se esquecendo que o mundo acaba todos os dias (vide Distrações: Uma Arma Poderosa), afinal, na Verdade todos os dias pessoas nascem e morrem. 

  Logo, todos os dias nasce um mundo e finda um outro mundo, pois cada um de nós é um mundo que precisa ser dominado e governado pelo Reino de Deus - a Vontade Divina, para que assim haja harmonia, equilibro e autodomínio dentro de nós. Portanto, aprendemos que precisamos viver vigilantes, para que assim plantemos coisas boas pelo nosso próprio bem e pelo bem daqueles que se fizerem próximos, pois quando chegar a nossa hora de partir, só levaremos conosco as boas obras (vide A Fé sem Obras é Morta!).

  3º: Também aprendemos que muitas pessoas que têm acesso ao Reino dos Céus, mas em um dado momento elas se esquecem que a Fé é a única coisa capaz de nos ajudar a vencer a nós mesmos (vide I João 5:4 / Habacuque 2:4); e por causa de tal esquecimento tais pessoas simplesmente não carregam mais consigo a crença somente naquilo que não vemos, a saber, Cristo (vide O Que é a Fé?). Consequentemente, tais pessoas passam a viver de maneira distraída e por isso, quando o Esposo vem festejar as Bodas com suas virgens, Ele só encontra morada dentro da virgem que está firme na Fé, que no caso é a virgem prudente, pois é através da Fé que conseguimos participar das Bodas do Cordeiro contemplando, regozijando e desfrutando da Mesa farta espiritual que o Esposo prepara com muito Vinho, Leite, Pão, Manteiga, Mel Silvestre, Farinha de Trigo, Óleo, Água, Fogo, entre tantas outras coisas esplêndidas! 

  Todavia, lamentavelmente, as virgens que agiram com uma loucura destrutiva que são aquelas que deixaram de carregar a Fé consigo, estas não podem participar das Bodas do Esposo, pois as Bodas é para quem te e vive pela Fé, e não por vista (vide II Coríntios 5:7). Portanto, a orientação que temos é a de vigiar; então temos que nos manter atentos e guardar conosco os Ensinamentos do Mestre crendo somente naquilo que não vemos, para que assim, quando o Esposo vier, Ele possa encontrar morada dentro de nós a fim de cear conosco.

  "Eis que estou à porta, e bato: Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo." (Apocalipse 3:20)

  Enfim, mediante tais fatos, conclui-se que precisamos nos manter atentos, pois além de não sabermos o dia e nem a hora em que vamos partir, também não sabemos o dia e nem a hora em que o Esposo há de vir para nos convidar para participar das Suas Bodas já nesta vida em espírito e em Verdade por meio da Fé; afinal, vemos em Apocalipse 3:20 que Deus está à porta, isto é, Ele está próximo de nossos ouvidos/entendimento. E se ouvimos a Sua Voz e abrimos o entendimento, Ele entra em nossa casa/mente e ceia conosco a Santa Ceia constantemente, pois Ele é o próprio Pão da Vida (vide A Verdadeira Santa Ceia). Portanto: VIGIAI!

  "Enquanto se diz: 'HOJE'; se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais os vossos corações." (Hebreus 3:15)

  "Oxalá me suportais um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus, porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um Marido, a saber, a Cristo." (II Coríntios 11:1-2) 

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉

👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

--------------------------//-----------------------//-----------------------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF, disponível para download e/ou impressão: AS DEZ VIRGENS.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário