quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O Joio e o Trigo

   Caro leitor, o espírito da mentira tem tomado proporção neste Planeta, e infelizmente ele tem se usado dos indoutos e inconstantes mencionados em II Pedro 3:15-16 para apregoar por aí que o joio são determinados tipos de pessoas e que estas pessoas não têm parte com Deus. Porém, isso é mentira! Pois Deus ama a todos e quer que todos se salvem e venham ao conhecimento da Verdade (vide I Timóteo 2:4); o Pai quer que todos conheçam de fato quem Ele é; o Pai quer que todos venham conhecer Sua Palavra Espiritual, a saber Cristo, para que assim todos possam se defender do espírito da mentira, dado que Ele não faz acepção de pessoas (vide Deuteronômio 10:17 / Romanos 2:11 / Tiago 2:1-13)

  Sendo assim, nesta postagem estaremos compreendendo a "Parábola do Joio e do Trigo", não na letra, mas no Espírito, porque a letra mata e o Espírito vivifica (vide A Letra Mata e o Espírito Vivifica). Analisemos a passagem abaixo:

  "Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo, mas dormindo os homens, veio o seu inimigo e semeou JOIO no meio do TRIGO, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o JOIO. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então JOIO? E ele lhes disse: Um INIMIGO é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: NÃO; para que ao colher o JOIO não arranqueis também o TRIGO com ele. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa, e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei PRIMEIRO O JOIO, e atai-o em molhos para o queimar, mas o TRIGO ajuntai-o no meu celeiro.
  Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos dizendo: Explica-nos a parábola do JOIO do campo. E ele respondendo disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; O campo é o MUNDO; a boa semente são os FILHOS DO REINO; e o JOIO são os FILHOS DO MALIGNO; O inimigo, que o semeou, é o diabo; a CEIFA é o FIM DO MUNDO; e os CEIFEIROS são os ANJOS. Assim como o JOIO é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste MUNDO. Mandará o Filho do homem seus anjos e eles colherão do seu reino tudo o que CAUSA ESCÂNDALO E OS QUE COMETEM INIQUIDADE. E lançá-los-ão na fornalha de fogo, ali haverá pranto e ranger de dentes.  Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." (Mateus 13:24 ao 30 e verso 36 ao 43)

  Agora vamos analisar o FUNDAMENTO desta linda e sagrada explicação:

1 - O que Cristo quis dizer com a palavra "MUNDO"?

2 - Se os ANJOS são os CEIFEIROS, quem são estes "ceifeiros"?

3 - O que seria este "Reino dos Céus" no qual os anjos colherão tudo que causa escândalo e comete iniquidade? 

  Vamos as respostas:

1 - Cristo diz que o "campo é o mundo", e em João 3:16-17 é dito que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". Ou seja, este "mundo" são as PESSOAS, somos TODOS NÓS; logo, nós representamos o mundo; representamos o campo de Deus, pois nós somos o templo e a casa de Deus (vide Hebreus 3:6 / I Coríntios 3:16 / A Verdadeira Igreja de Deus), porém, têm templos/pessoas que estão mais preenchidas com a mentira do que com a Verdade/Cristo.

2 - Cristo fala que os "ceifeiros" são os "anjos", e estes anjos SÃO NÓS MESMOS! Nós seres humanos somos os anjos da dúvida, e viemos para este Planeta para fazer uma escolha; ou seja, estamos aqui para escolher entre Cristo (que representa as Palavras Verdadeiras provenientes de Deus) e o diabo (que representa as palavras mentirosas/falsas). Se seguirmos a Cristo e Seus Ensinamentos contidos nas Escrituras (vide A Importância da Bíblia / A Verdade Sobre o Evangelho), conseguiremos voltar para nosso verdadeiro Lar (vide Hebreus 11:13-15 / I Pedro 1:12 / A Importância de Cristo para melhor compreensão). 

3 - Cristo disse que "o reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo", isso significa que Cristo (que é o Filho do homem) semeia a Boa Semente dentro de nós. Também foi dito que a Boa Semente são os "filhos do reino", e fui esclarecida que a palavra "filhos" nas Escrituras significa "palavras geradas" (vide A Parábola do Homem e da Mulher); então a Boa Semente que Cristo semeia são as Palavras com Conhecimento Espiritual (também fui esclarecida que a palavra "reino" nas Escrituras significa "conhecimento"; logo, existe o reino do maligno e o reino de Deus, ou seja, existe o conhecimento que provém do maligno/mentira/carnal e o conhecimento que provém de Deus/Verdade/Espírito)

  Ora, se o "reino dos céus é SEMELHANTE ao homem que semeia boa semente", então compreendemos que este Reino significa o "Conhecimento que vem SOMENTE de Deus/Céus (vide O Reino dos Céus). E nós (que somos os anjos; que somos os ceifeiros) recebemos esta Boa Semente dentro de nós. Porém, como Cristo já deu a dica, o diabo (que simboliza a mentira/falsidade) também lançou dentro de nós a semente dele que é o famoso JOIO (que simboliza as palavras falsas que nos induzem a acreditar em coisas ilusórias). Desse modo, desde que nos conhecemos por gente temos DENTRO DE NÓS AS DUAS SEMENTES: O TRIGO e o JOIO. E para que o Trigo cresça e dê frutos precisamos colher primeiro o joio que tem dentro de nós. 

  Acerca do joio, este representa os filhos do maligno; e estes filhos são palavras que nos levam a exercer e a acreditar em todo tipo de sentimento mundano e carnal que crescem dentro de nós e que são alimentados por nós mesmos e por outras pessoas durante o período de cegueira espiritual. Tais sentimentos são mentirosos, ilusórios e falsos, pois eles nos induzem a buscar as obras destrutivas da carne (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito); além disso, eles também nos induzem a cometer o adultério perante nosso Pai (vide O Adultério). Outrossim, estes joios nos induzem a acreditar e a proclamar um evangelho distorcido (vide A Verdade Sobre o Evangelho). Contudo, a partir do momento que nós - os ceifeiros - começamos a compreender o que de fato é a Semente do TRIGO; quando começamos a nos atentar na Escritura para evolução ESPIRITUAL; quando verdadeiramente somos batizados por Cristo (vide Batismo), nós recebemos através o Salvador o Espirito Santo e o Fogo. Preste atenção nesta passagem abaixo para melhor compreensão:

  "E eu, em verdade, vos batizo com água para o ARREPENDIMENTO, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas alparcas não sou digno de levar, Ele vos batizará com o Espirito Santo e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." (Mateus 3:11-12)

  Ou seja, quando nos ARREPENDEMOS da nossa INÚTIL maneira de viver (lembrando que para isso você não precisa se imergir numa piscina, tanque, rio e tudo mais - vide Batismo); quando verdadeiramente cremos em Cristo e nas Suas Palavras Espirituais que contém nas Escrituras para benefício espiritual, nós somos batizados com o Espirito Santo e com Fogo; então nós passamos a sermos instruídos na Linguagem Espiritual, recebendo a capacidade de limpar a si próprios. Desse modo, nós conseguimos tirar todo o joio de dentro de nós com o Poder (que é representado pelo Fogo) da Palavra de Deus (que é Cristo). Na mesma proporção, nós conseguimos mortificar nossa carne e todos os sentimentos imundos/falsos que nos fazem pecar (prostituição, impureza, apetite desordenado pelas coisas do mundo, a vil concupiscência, a idolatria, inveja, ciúmes, ira, sentimento faccioso, mentira, etc. - vide Colossenses 3, Gálatas 5:16-26 e Ressurreição para melhor compreensão). Ademais, nós também conseguimos deixar de sermos adúlteros para nos tornarmos puros e santos diante de nosso Deus (vide O Adultério); resistindo, por conseguinte, a tentação do diabo assim como Jesus Cristo resistiu (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa). 

  E quando a gente manda embora este joio de dentro de nós com o Poder da Palavra de Deus que é Cristo, eles QUEIMAM! Ora, estes sentimentos mundanos que nos fazem pecar SÃO OS FILHOS DO MALIGNO, SÃO OS ESPÍRITOS IMUNDOS, SÃO DEMÔNIOS representados através de palavras contrárias às de Cristo Jesus; então este joio é representado pela mentira/falsidade/hipocrisia. Mas quando você começa a ceifar e mandar eles embora de dentro de si próprio, estes espíritos imundos, falsos e mentirosos ficam furiosos e rangem os dentes; eles são destruídos! (Lembrando que todo esse processo não é nada aparente, não possui gritos, não possui encenações e espetáculos ridículos que não tem nada de sobriedade - vide O Que é ser Sóbrio?). 

  Assim chega o "fim do mundo", pois este "fim de mundo" é a mortificação da nossa carne ainda em vida. E após o processo de mortificação começamos a andar em Espírito e a pensar nas coisas que são de Cima; também começamos a sentir o fardo leve e julgo suave de Cristo, pois quanto mais mortificamos nossa própria carne ainda em vida, mais começamos a viver neste Planeta como Jesus Cristo, logo, aprendemos a viver só de passagem, cumprindo somente aquilo que nos é requerido (pagar os tributos, as contas, coisas básicas do cotidiano, etc.)

  De certo, quando se lança o joio no Fogo Consumidor (Deus) já não há mais distrações que nos estimulem em coisas contrárias a Vontade Divina (vide Distrações: Uma Arma Poderosa / A Vontade Divina), pois a única coisa que realmente nos importa e dá alegria no espírito é falar/viver do Evangelho de Cristo (vide A Verdade Sobre o Evangelho), tratar as pessoas bem independente de quem elas sejam, reportar a Palavra de Deus sem falsificação, vivenciar o Amor Fraternal (vide A Verdadeira Forma de Amar), etc. E isso traz uma Paz tão grande! É maravilhoso aceitar as Palavras de Cristo Jesus! 

   💡 Agora preste atenção numa coisa: 

 Em um jardim, carnalmente falando, para as plantas crescerem e frutificarem precisamos sempre dar uma manutenção (limpamos a terra, adubamos, se vemos alguma praga querendo voltar jogamos veneno para eliminar os pulgões que danificam os frutos, etc.); e na nossa vida espiritual não é diferente! Pois mesmo depois que tiramos o joio (que simboliza a mentira/falsidade/hipocrisia) de dentro de nós, eles, que são os espíritos imundos, ficam nos observando só esperando uma brecha para se manifestar em nós novamente. Porém, se nós já tivermos nos revestido com o Testemunho de Cristo Jesus - a Armadura de Deus (vide A Armadura de Deus), então estaremos preparados para combater estas hostes da maldade que querem entrar em nós, os lugares celestiais. 

  Sendo assim,  todo o dia precisamos meditar nas Escrituras para compreender os Ensinamentos de Cristo Jesus; a todo tempo precisamos conversar/orar uns com os outros e maiormente consigo mesmo a respeito do Evangelho (vide A Verdadeira Forma de Orar / A Verdade Sobre o Evangelho), porque além de ceifarmos nossa própria terra, também ceifamos na terra de outros, como está escrito: "Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes, outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho" (João 4:38).

  Enfim, Cristo Jesus nos esclarece Seus mistérios e nós repassamos para outras pessoas a fim de que elas também possam tirar o joio de dentro de si mesmas, se assim quiserem. Por isso que da nossa boca só deve sair palavras de EDIFICAÇÃO (vide Efésios 4:29 / A Língua). Ademais, convém praticar todos os dias a verdadeira Santa Ceia (vide Santa Ceia), então convém durante a cada dia repartir o Pão (que é a Palavra de Deus - vide João 6:48 e A Importância de Cristo) e sem sombra de dúvidas beber o cálice assim como Cristo Jesus bebeu (que é aceitar sem reclamar as adversidades e aflições que sobrevêm na nossa carne)

  Portanto, não podemos desanimar caro leitor! Pois assim como Cristo Jesus venceu, nós também podemos vencer o mundo desde que tenhamos bom ânimo e persistamos na verdadeira Fé (vide O Que é a Fé? / João 16:33 / O Que é Ser Forte?), porque a Fé nos ajuda a vencer o mundo pelo fato Dela nos ensinar a esperarmos somente por aquilo que não se vê, a saber, a Vida Eterna (vide O Que é a Fé?).

  "Tenho vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33) 

   Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉.


--------------------//--------------------//-------------------//-----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros....

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com




6 comentários:

  1. Durante muitos anos da minha vida, ouvi pessoas me rotularem de "joio", e rotularem outras pessoas de "joio", condenando-as ao "inferno", as mesmas bocas que falavam de Deus, ao mesmo tempo amaldiçoavam sua criação, condenavam sua criação, quando o Próprio Deus diz que não deve sair da mesma fonte água doce e água salgada (Tiago 3:10 ao 12), quando o próprio Deus diz claro que não enviou seu Filho/Palavra ao mundo para destruir as almas, mas para salva-las (Lucas 9:56)... Vivi por anos na mentira, sofria por estar morta (espiritualmente), e fazia milhares de pessoas sofrerem. Eu era guiada por cegos, e se um cego guia outro cego, ambos caem na cova (Mateus 15:14).
    E hoje, após ter ressuscitado dos mortos, e começar a exercer à recomendação do Pai que contém em João 5:39 e Apocalipse 1:3, vejo além, vejo com os olhos espirituais.
    Deus me ensinou através da sua Palavra/Cristo que Ele não faz acepção de pessoas (Deuteronômio 10:17/Romanos 2:11/Tiago 2:9-10).
    Me ensinou que eu devia EXAMINAR AS ESCRITURAS, porque cuidam ter NELAS a VIDA ETERNA, e são ELAS que relatam/testificam a VERDADE, e que bem-aventurados são aqueles que leem e os que ouvem as palavras desta (Bíblia) profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo, porque o TEMPO é hoje, o amanhã pode não existir (João 5:39/Apocalipse 1:3/Tiago 4:14).
    Me ensinou que o espírito é o que vivifica, e a carne para absolutamente nada aproveita, e que todas as palavras que foram ditas por Cristo/Pelo Espírito Santo de Deus são espírito e vida (João 6:63).
    Me ensinou que a letra mata, mas o espírito vivifica, ou seja, que se eu continuasse a ler as escrituras apenas na letra/forma carnal, eu cometeria suicídio espiritual, continuaria a viver na/em mentira (II Corintios 3:6).
    Me ensinou que eu sou um TEMPLO (I Corintios 3:16/I Corintios 6:19), até porque Deus deixa claro que não habita em templos feitos por mãos de homens (Atos 17:24-25), e que, se eu sou um TEMPLO, sou extremamente importante para Deus, assim como cada ser humano existente neste planeta (embora alguns templos estejam precisando de reforma, precisando retirar a sujeira, o joio e entulho acumulado de uma vida de mentiras = João 2:13 ao 25).
    Me ensinou que a Sabedoria é para TODOS, que se consagram, que buscam, que se comprometem apenas com a VERDADE, que creem apenas na única promessa que Ele nos fez: VIDA ETERNA (Tiago 1:5 ao 8/I João 2:25).
    Me ensinou que a unção (Espírito Santo ao qual fui batizada) me ensina todas as coisas, e não necessitamos de alguém para nos ensinar (porque quem ensina é o Espírito Santo de Deus, e a partir daí apenas praticamos o "Amar o próximo como a Ti Mesmo" e a Santa Ceia, que é repartir o Pão e obviamente beber o cálice até a última gota, e todos os dias), que está unção é verdadeira, e não há mentira nela (I João 2:27).
    Me ensinou que o verdadeiro amor é o FRATERNO, sem sensualidade, sem sexualidade, sem sujeira, sem discriminação de pessoas (Romanos 12:10/Hebreus 13:1)...
    Deus, através de Cristo/Espírito Santo tem me ensinado muito, inclusive que Ele quer me ensinar oque é o ÚTIL (Isaías 48:17)...
    Fiquei muito contente em visualizar este blog e este artigo, pois assim seguimos Hebreus 3:13, seguimos seguindo à recomendação de Repartir o Pão e Beber o Cálice.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã!

      Muitas pessoas, devido a ignorância em que ainda vivem, tendem a delegar que uma criação de Deus é um "joio", sendo que toda a criatura de Deus é boa (vide I Timóteo 4:4), e Deus quer que TODOS se salvem e venham ao conhecimento da Verdade (vide I Timóteo 2:4), e para que a criação de Deus seja melhor, é necessário nos lavarmos em Cristo para compreender que Deus e tudo quando Ele diz é bom (vide I Pedro 2:3).

      Assim como você eu já fui enganada e enganei muita gente todas as vezes que compartilhava aquilo que homens me ensinavam, porém, hoje, pela misericórdia Divina, é Cristo que me ensina, e o Mestre deixou bem claro que o Mandamento Dele é amarmos uns aos outros como Ele nos amou (vide João 13:34-35); O Mestre deixou bem claro que temos que aprender a exercer a MISERICÓRDIA uns com os outros no lugar de sacrifícios (vide Mateus 9:13). Sendo assim, como você compartilhou, prossigamos em Hebreus 3:13, para que assim tantos outros possam, se quiser, despertar do sono e vir ao conhecimento da Verdade/Cristo!

      "Pelo que diz: Desperta tu que dormes; e levanta-te dentre os mortos, e CRISTO TE ESCLARECERA." (Efésios 5:14)

      Excluir
  2. Não tenho palavras para expressar o que estou recebendo. Até chorei. Buscar e achar...isso é verdade. Quero agradecer por tudo isso que estou recebendo. Não sei quando vou terminar de ler todo o seu Blog, mas se pudesse não pararia em nenhum momento. Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão (a) Jefers, sou extremamente grata pela sua atenção, tempo disponibilizado e hospitalidade =D

      Confesso que quando li seu comentário meu coração se regozijou de alegria, não pelo fato de você ter encontrado este blog em si, mas sim por você ter confessado que quem procura acha, e isso muito me animou, pois me fez recordar de todas as vezes que procurei a Porta Estreita e bati Nesta Porta, e para minha alegria encontrei a Verdade, a saber, Jesus Cristo, e sou extremamente grata a Deus por Esta Vida a qual Ele nos tem Enviado!

      Confesso a você que meu coração se encheu de alegria com suas palavras, pois é extremamente satisfatório ver mais irmãos (as) demonstrando interesse pelos assuntos Espirituais em meio um mundo cheio de distrações que só tem como finalidade entreter e satisfazer esta matéria passageira a qual estamos temporariamente habitando.

      Confesso que estou muito feliz por você e tantos outros estarem buscando a Verdade (Cristo), pois sei que quanto mais se busca mais se acha e se farta Deste Pão da Vida!

      Jesus Cristo é a Porta Estreita (vide 10:7), e em uma das Escrituras que tenho contém escrito:
      "Peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a PORTA lhes será aberta. Pois TODOS que batem, recebem. TODOS que procuram, encontram. E para os que batem, a PORTA é aberta." (Mateus 7:7-8).

      Jesus Cristo é a Palavra da Verdade do Pai (vide João 14:6 / João 17:17), e Ele é Espírito (vide João 4:23-24 / II Coríntios 3:17), e este Santo Espírito pode ser encontrado e sentido DENTRO de cada um de nós desde que procuremos por Ele e "batemos" Nesta Porta a fim de ter a Vida Eterna. Amém!

      Nunca deixe de buscar a Verdade irmão (a), nunca! E nunca se esqueça da passagem abaixo:

      "E se algum de vós tem falta de Sabedoria peça-a a Deus que a TODOS da liberalmente e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com Fé, não duvidando, porque o que duvida é semelhante a onda do mar que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte." (Tiago 1:5-6)

      E para nossa alegria, olha abaixo quem é a Sabedoria de Deus:

      "Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a CRISTO, Poder de Deus e Sabedoria de Deus." (I Coríntios 1:24)

      Enfim, sou grata pela sua atenção! E juntos somos gratos ao verdadeiro Deus que nos auxilia por meio de Sua Palavra (Cristo) a fim de nos tornarmos perfeitos e santos como o Pai é (vide Mateus 5:48 / I Pedro 1:15-16)!

      Que a Paz de Deus/Cristo possa se fazer presente em nós!

      Excluir
  3. Espero que minha alma não fique gorda demais, com todas as palavras que estou comendo, senão ela não vai passar na porta estreita....rsrsrrss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente irmão (a) Jefers =D

      Acredite, só não passa pela Porta Estreita as almas que estão gordas e inchadas de sabedoria humana sem a guia do Espirito Santo de Deus, todavia, quem for deixando o vinho velho para trás pode ser preenchido com o Vinho Novo, basta querer nascer de novo ^^ (vide Mateus 9:17 / João 3:3 ao 6).

      Grata mais uma vez pela sua rica atenção ^^

      Excluir