sábado, 28 de janeiro de 2017

A Morte e a Vida Estão No Poder Da LÍNGUA

  Caro leitor, bem sabemos que nossa língua é uma arma que necessita de controle e freios (vide A Língua...); por esse motivo estarei reforçando nesta postagem o quanto devemos controlar nossa língua. Analisemos a passagem abaixo:

  "Não te deixes levar por qualquer vento, nem andes por qualquer atalho, como faz o pecador de língua dobre. Seja firme em tuas convicções e seja uma só a tua palavra. Seja pronto em escutar, mas lento em dar tua resposta. Se entendes do assunto, responde a teu próximo; caso o contrário, põe a mão sobre a boca. No falar encontra-se a honra e desonra: a língua do homem pode causar sua ruína. Não cries fama de maldizente, nem armes emboscadas com a língua; porque, se a vergonha recai sobre o ladrão, condenação severa atinge o homem de duas palavras." (Eclesiástico 5:9-14)

  Com base no trecho partilhado, somos orientados a não nos deixarmos levar por qualquer vento; quer dizer que não convém sermos levados por qualquer palavra e/ou interpretação, como faz o pecador de língua dobre. Porquanto aqueles que têm a língua dobre, aqueles que têm dois tipos de palavras, aqueles que uma hora querem assuntos destrutivos da carne e outrora querem assuntos espirituais, são falsos, mentirosos e hipócritas, já que se deixam levar por qualquer palavra/interpretação que ouvem sem nem ao menos examinar, questionar e comparar com Cristo Jesus. 

  Também somos aconselhados a escutar de prontidão aquilo que é reportado para nós, seja através de uma escrita, palavra sonora, símbolos, etc.; porém, antes de darmos qualquer resposta devemos ser lentos, quer dizer que devemos analisar o que é chegado até nós examinando cada palavra reportada, para que assim observemos se existe lógica e coerência naquilo que é dito tendo como base o Salvador Cristo Jesus. Por fim, depois de tais análises, manifestemos alguma resposta. 

  Além disso, ser lento em dar alguma resposta também é o ato de ter paciência em responder. Desse modo, quando algo é dito para nós convém analisarmos se conseguiremos ir até o fim do diálogo/oração, caso o contrário, é melhor evitar.  

  Se porventura surge algum assunto até nós, boa coisa é que antes de sairmos dando respostas com base no famoso "eu acho que é isso" analisemos se entendemos do assunto; logo, só devemos se propor para falar aquilo que lemos, examinamos e entendemos. Caso o contrário, se não entendemos do assunto que é chegado até nós convém calarmos a boca! Pois até o tolo quando se cala é considerado sábio (vide Provérbios 17:28)

  No falar pode ser encontrado tanto honra como desonra, ou seja, nossa língua (nossa interpretação; nossa palavra) pode ocasionar tanto nossa ruína e a ruína de algum próximo, como também pode ocasionar nossa evolução e a evolução de algum próximo. Sendo assim, devemos analisar muito aquilo que queremos reportar; lembrando que só convém falar daquilo que temos certeza e com base em Cristo Jesus, pois Ele é a Verdade (vide João 14:6)

  Outrossim, somos educados para sermos firmes em nossas convicções, pois uma pessoa que é convicta de algo não se deixa confundir com nada, não se deixa abalar com nada; e ela muito menos se abala com o fato de outras pessoas não pensarem como ela, afinal, quem tem a certeza dentro de si permanece sóbrio (vide O que é ser sóbrio?), seguindo e vivenciando aquilo que crê sem se incomodar ou ofender outras pessoas que não pensam como ela. 

  Ora, quem segue só a Cristo Jesus NUNCA é confundido (vide I Pedro 2:6-8 / Efésios 2:20). Mas aqueles que ainda estão sendo enganados pelos falsos cristos - além de viverem em dúvidas e contradições - se incomodam e ofendem pessoas que não vivem e pensam como elas. Ademais, infelizmente este tipo de gente ainda não compreende o fundamento da Espiritualidade, Lógica e/ou Razão manifesta pelo Espírito do Eterno 😢.

  Outra coisa que é possível constatar neste trecho de Eclesiástico 5:9-14 é que não devemos ter fama de maldizentes; então não devemos falar mal de ninguém, isto é, não devemos falar que alguém não quer ser conduzido pela Vontade Divina. Assim como não convém propagar difamações acerca de outrem; não convém denegrir a imagem de ninguém. Aliás, da nossa boca só deve sair palavras que promovam edificação para todos quanto estiverem ouvindo (vide Efésios 4:29), lembrando que nós também nos alimentamos das nossas próprias palavras (vide Mateus 15:18-20 / I Coríntios 9:13)

  À vista disso, deixemos de lado todas às murmurações e maledicências (vide I Pedro 2:1 / Colossenses 3:5-9), para que não venhamos armar com nossas próprias palavras emboscadas para nós e para aqueles que nos ouvem. Porque se já é uma vergonha aqueles que são ladrões - aqueles que furtam e cobiçam a palavra do próximo sem nem ao menos ter trabalhado por ela (vide O Que É Ser Justo?) - quem dirá então a vergonha que não deve ser para aqueles que têm duas palavras! E como foi possível comprovar: haverá uma condenação severa para aqueles que são dobres, falsos e hipócritas. Então segue a recomendação de Mateus 5:37, Tiago 5:12, Provérbios 17:20.

  "Mas eu vos digo que de TODA palavra sem fundamento que os homens disserem, darão contas no Dia do Julgamento. Pois por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado." (Mateus 12:36-37)

  "Porque ninguém pode por outro fundamento ao qual está posto, o qual é Jesus Cristo." (I Coríntios 3:11)

  "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita, às palavras que eu disse são espírito e vida." (João 6:63)

  Enfim, com base nestas passagens acima, conclui-se que daremos conta de todas as palavras que dissermos sem fundamento; então daremos conta de tudo que ensinamos sem ter base em Cristo Jesus - o Amor - o Espírito - a Razão. E como foi possível constatar, as palavras do Mestre são só pertinentes ao espírito e vida, porquanto Ele mesmo diz que a carne para NADA aproveita; e se Ele é a Palavra Viva de Deus (vide João 1:1-14 / I João 5:7 / João 10:30 / Apocalipse 19:13 / A Importância de Cristo), é evidente que Deus nos decretou tudo isso. Portanto, tomemos muito cuidado com aquilo que andamos falando por aí, pois seremos justificados ou condenados pelas nossas próprias palavras 😉.

  "A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Provérbios 18:21)

  💡 "Não basta saber, é indispensável Ser. Coloque na prática cotidiana aquilo que realmente dignifica e eleva."

👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

--------------------------//-----------------------//-----------------------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF, disponível para download e/ou impressão: A MORTE E A VIDA ESTÃO NO PODER DA LÍNGUA.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

3 comentários:

  1. Verdadeiramente...

    "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
    Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal" (Tiago 3:2 e 8).
    Nenhum homem pode domar, mas o Espírito pode, sendo assim: "Se vivemos em Espírito, andemos em Espírito" (Gálatas 5).

    Aprender a controlar a língua é fundamental.. Já dizem por aí que: "A arma de fogo mata a carne, mas a língua mata a alma"... Por isso acredito que existam anys recomendações sobre a língua nas Escrituras, pois podemos observar que as palavras que pronunciamos tem grande poder (tanto para salvar como abater).
    Infeliz o homem que é dobre, é sempre inconstante nos seus caminhos, e consequentemente tal homem não recebe a Sabedoria de Deus (proveniente do Céu, e não da terra), como dantes relata em Tiago 1:5 ao 8.

    "Responder antes de ouvir, estultícia é, e vergonha" (Provérbios 18:13).

    "O hipócrita com a boca danifica o seu próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento" (Provérbios 11:9).

    "O Entendimento, para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos e a sua estultícia.
    O Coração do Sábio instrui a sua boca, e acrescenta doutrina aos seus lábios" (Provérbios 16:22-23).

    Por isso, que devemos nos ater somente á falar de Vida Eterna como Cristo (João 12:49-50), e palavras pertinentes ao espírito e vida (João 6:63 / Efésios 4:29), para que nós mesmos não venhamos a causar dano algum á nossa própria alma e à de outrem. E se nos mantivermos nesta Palavra/Cristo/Verdade, não seremos confundidos (Romanos 10:11).
    É natural que neste peregrinar encontremos pessoas que nos maldizem e blasfemam do que não compreendem quando falamos para espírito e vida (muitos judeus/fariseus e tantos outros também não entendiam quando Cristo falava pro/no espírito e vida, e isso é notório quando examinamos as Escrituras. Como exemplos: João 3:3 ao 10 / João 6:50 ao 52 / João 8:43 etc). E também já foi relatado dantes sobre tais pessoas que nos maldizem em II Pedro 2, justamente para que possamos estar preparados e sempre firmes na Caridade (João 15:12 / Hebreus 13:1), e nos mantermos firmes na convicção ao qual o Senhor assim nos tem conduzido e revelado (vide I Pedro 4:4), até porque, são esses maldizentes (que também como nós), necessitam da misericórdia e Luz (João 8:12 / Mateus 9:12-13 / Oséias 6:6).

    ResponderExcluir
  2. "Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
    E assim para vós, que o crerdes, é preciosa, mas para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina.
    E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados" (I Pedro 2:6 ao 8).

    "A pedra que os edificadores rejeitaram, tornou-se cabeça da esquina" (Salmos 118:22)

    "Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; e todo o que crer nela não será confundido" (Romanos 9:33)

    "Portanto assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já aprovada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada: aquele que crer não se apresse" (Isaías 28:16)

    "Pedra preciosa é o presente aos olhos dos que o recebem; para onde quer que se volte, servirá de proveito" (Provérbios 17:8)

    "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que JESUS CRISTO é a principal pedra da esquina" (Efésios 2:20)

    "Diz-lhe Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A Pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos?" (Mateus 21:42)

    "Ainda não lestes esta Escritura: A pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta por cabeça da esquina" (Marcos 12:10)

    Que Cristo venha ser para todos nós pedra preciosa, pois podemos observar que para muitos tem sido de tropeço, como já o Espírito Santo de Deus relata em Romanos 9:33...

    "Guarda tua língua do mal, e os teus lábios de falarem enganosamente.
    Aparta-te do mal, e faze o bem: procura a paz e segue-a" (Salmos 34:13-14).

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir