quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Santa Ceia

SANTA CEIA
(Autor Desconhecido)

A Santa Ceia – como o próprio nome diz -  é algo santo, tem de ser feito com muita cautela, tem de ser feito com uma consciência limpa e com muita reverência. Mas, afinal, o que de fato é a “Santa Ceia”? Será que realmente é isso que nos ensinaram? Será que a “Santa Ceia” é algo comemorado comendo um pão físico e bebendo um suco de uva ou um vinho físico? Será mesmo que uma hóstia simboliza o pão celestial e um suco de uva/vinho simboliza o sangue/cálice de Cristo? Posso garantir que NÃO!
Mais uma vez é possível observar que as pessoas interpretaram a sagrada Escritura a grosso modo (na letra) e, como sempre, saíram materializando tudo que encontraram, dando início a práticas e rituais que não tem absolutamente nada a ver com a verdadeira Santa Ceia. Sendo assim, você pode estar se perguntando: “Qual é a verdadeira forma de comemorar a Santa Ceia? ”
Preste bem atenção: Na noite em que o Senhor Jesus foi traído, Ele tomou o pão e tendo dado graças, o partiu e disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo que é partido por vós, fazei isto em memória de mim. ”. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice dizendo: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, fazei isto todas as vezes que beberdes em memória de mim.”
Agora preste muita atenção no que Cristo diz a respeito do pão que devemos comer:

“Eu sou o pão da vida. ” (João 6:48)

“Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que Eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. ” (João 6:50 e 51)

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ” (João 1:1)

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua Glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. ” (João 1:14)

Mediante estas passagens, fica claro que o pão significa o Verbo, verbo significa palavra, logo, se Cristo é o Verbo que foi feito em carne, consequentemente Ele é a PALAVRA DE DEUS! E esta Santa Palavra JAMAIS PODERÁ SER MATERIALIZADA EM UM PÃO APALPÁVEL/FÍSICO! Portanto, o único Pão que devemos comer é Cristo, a única Palavra que devemos aceitar para nossas vidas é Cristo, qualquer outro pão (palavra) que não venha de Cristo é de procedência maligna! E vale lembrar que as palavras do Verdadeiro Cristo são SOMENTE para alimento espiritual (vide João 6:63).

“Porventura o cálice de benção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo: porque todos participamos do mesmo pão. ” (I Aos Coríntios 10:16 e 17)

Ou seja, todo ser humano pode participar da mesa do Senhor sem precisar de uma instituição religiosa, todo ser humano que aceita Cristo em sua vida e procura PRATICAR seus ensinamentos (onde o mais importante deles e primordial é o AMOR fraternal - vide A Verdadeira Forma de Amar) pode participar da Santa Ceia de Cristo, todo ser humano que procura andar guiado pela Palavra de Deus (que contém na Escritura/Bíblia Sagrada – Cristo - vide A Importância de Cristo) é participante da mesa do Senhor, todos podem partir/dividir a Palavra de Deus (Pão Celestial), pois como já foi dito, como nós somos muitos, então somos todos um só pão e um só corpo (uma mesma Palavra - Cristo) porque todos nós que queremos viver em Espírito participamos do mesmo pão (Palavra de Deus – Cristo) se aceitarmos Cristo em nossas vidas (vide A Igreja de Deus).

Em relação ao cálice, vamos novamente analisar o que Cristo nos ensina:

“E aproximaram-se Dele Tiago e João, filhos de Zebedeu dizendo: Mestre, queríamos que nos fizesses o que pedirmos. E Ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos um a tua direita e outro na tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis, podeis vós beberdes o cálice que eu bebo e ser batizados com o batismo com que Eu sou batizado? E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que Eu sou batizado. ” (Marcos 10:35 ao 39)

Nesta passagem, Cristo afirma que nós podemos beber o cálice que Ele bebeu e que podemos ser batizados com o batismo que Ele foi batizado, ou seja, nós podemos receber o Espírito Santo em nós (vide Batismo) e podemos suportar TUDO que acontece na nossa carne como Ele suportou. Para facilitar a compreensão, “cálice” simboliza sofrimento, ou seja, “beber o cálice” significa “aceitar um sofrimento”, se você prestou bem atenção no item que fala da “Importância de Jesus Cristo” (vide A Importância de Cristo) e se você ler na Escritura/Bíblia Sagrada os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João, você verá o quanto Cristo sofreu estando em um tabernáculo de carne por amor de nossas almas, ou seja, se imitarmos, se seguirmos o exemplo de Jesus Cristo, veremos que somos capazes de suportar QUALQUER COISA QUE ACONTEÇA NA NOSSA VIDA CARNAL SEM RECLAMAR (doenças, perseguições, afrontas, escárnios, percas,  etc.), portanto, vemos que o cálice vai muito além de um copo/taça com suco de uva/vinho físico, vemos que este cálice também não pode ser materializado em um copo/taça com suco/vinho.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana, mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. ” (I Aos Coríntios 10: 13)

  Com base na passagem acima, fica claro para nós que todas às tentações que sobrevêm em nós são humanas, isto é, são decorrentes a emoção humana, e nós temos um escape dado por Deus para nos livrarmos de tais tentações, onde tal escape se encontra nas passagens de João 5:39, Aos Romanos 15:4, João 6:63, I A Timóteo 4:13 ao 16, Ao Gálatas 5, Tiago 3, Efésios 4 e 5, dentre muitas outras passagens, para que assim a leitura de I João 2:27 nos guie em tudo 😉.

Pois bem, já compreendemos que o pão da Santa Ceia significa a “Palavra de Deus” e que cálice significa “sofrimento”, agora, vamos compreender o fundamento do sangue de Cristo que caminha junto ao cálice.

“E tomando o cálice, e dando graças, deu-o dizendo: Bebei todos, porque isto é o Meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. ” (Mateus 26: 27 e 28)

Nesta passagem, é como se Cristo nos falasse da seguinte forma:

“Aceitem todos o Meu sofrimento, aceitem tudo que lhes vier a acontecer e aceitem o Meu conhecimento, aceitem a minha sabedoria, porque isto é a Minha Vida/Meu Sangue, a Vida/Sangue que validará um Novo Testamento que é derramado/repartido por muitos para vos remir/libertar dos vossos pecados, é através da Minha morte que vocês terão acesso a Verdade, é através da Minha morte que um Novo Testamento será validado, é através do Meu Sangue que vocês terão o Conhecimento proveniente de Deus. Este é o Novo Testamento que vos deixo através do Meu sacrifício, através do derramamento do Meu sangue que lhes concede o verdadeiro conhecimento e sabedoria que vem do Pai.

Portanto, pode-se afirmar que o sangue de Cristo simboliza a Vida de Cristo, que simboliza o conhecimento/sabedoria de Deus, pois foi através da morte de Cristo que adquirimos o conhecimento da Verdade para que assim possamos nos libertar de nossos pecados.

“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber este cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não DISCERNINDO o corpo do Senhor. ” (I Aos Coríntios 11:26 ao 29)

Ou Seja, se não discernimos/compreendemos com clareza a Palavra de Deus, logo comemos o pão (que é a Palavra de Deus) e bebemos o cálice (que simboliza o conhecimento que Cristo nos deu através do seu sofrimento) INDIGNAMENTE, sendo assim, é como se estivéssemos crucificando o Senhor Jesus novamente, logo, estamos caminhando rumo a condenação, e não a salvação. Como está escrito, cada um de nós deve se autoanalisar e ver como está conduzindo a própria vida, como está alimentando o próprio espírito, como está participando da Ceia do Senhor, como realmente está repartindo este Santo Pão e bebendo este santo cálice.

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo que é partido por vós, fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, fazei isto todas as vezes que beberdes em memória de mim. ” (I Aos Coríntios 11: 23 ao 25).

Está bem claro, todas as vezes que falarmos/compartilharmos a Palavra de Deus e todas as vezes que sofrermos na carne, devemos sempre lembrar que Nosso Amado Salvador Jesus Cristo passou tudo que passou (sem merecer) por amor de nossas almas sem reclamar de nada, devemos lembrar que foi através do sofrimento Dele que adquirimos o verdadeiro conhecimento espiritual, conhecimento este que nos transforma, nos modifica e nos ajuda a trilhar o caminho que salva as nossas almas das mentiras criadas pelo diabo.
Enfim, mediante o que Cristo nos ensina, está claro que a verdadeira Ceia do Senhor não tem absolutamente nada a ver com práticas e rituais ensinados grotescamente por homens sem o conhecimento espiritual, a Ceia do Senhor não é algo que se pratica só uma vez por ano, ou uma vez por mês ou até mesmo uma vez por semana, ao contrário, a Santa Ceia do Senhor tem de ser praticada TODOS OS DIAS, a todo instante, em cada conversa que temos uns com os outros. De forma mais clara, cada vez que conversamos com alguém (seja cara a cara ou através de uma escrita, por exemplo) nós repartimos o Pão (que é a Palavra de Deus – Cristo) e, consequentemente, tomamos o cálice, pois cada dia de vida neste mundo é um dia de sofrimento, mas, aprendemos com nosso Mestre que tudo é possível suportar sem reclamar e, sem sombra de dúvidas, todas as vezes que estamos exercendo está Santa Ceia temos que estar com nossa mente focada em Cristo, temos que ter dentro de nós o Conhecimento proveniente de Deus e sempre devemos estar nos lembrando do quanto Ele nos amou e do quanto Ele sofreu por nós, portanto, uma coisa está clara, a verdadeira Santa Ceia NÃO tem absolutamente nada a ver com RITUAIS materializados, e, por falta de sabedoria e discernimento as pessoas acabam ficando doentes, fracas e dormentes ESPIRITUALMENTE, além de se tornarem escravas de templos de pedra e de homens sem conhecimento espiritual, portanto, vamos tomar cuidado e vamos nos esforçar para adquirir a evolução espiritual, lembrando-se sempre disto:

“Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. ” (I Aos Coríntios 10:21)

“Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não DISCERNINDO o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem” (I Aos Coríntios 11:29 e 30)

“O meu povo foi destruído porque lhe faltou o CONHECIMENTO...” (Oseias 4:6)

“Porque Eu quero MISERICÓRDIA, e não sacrifício; e o CONHECIMENTO de Deus mais do que os holocaustos. ” (Oseias 6:6)

  OBS: O seguinte link traz consigo a exortação de "I Aos Coríntios 11:17 ao 34", onde em tal passagem aprendemos com clareza como exercer a Ceia do Senhor durante um ajuntamento: Um Pouco Mais Sobre a Santa Ceia.



9 comentários:

  1. Olá gostei muito dessa matéria. Se importaria se eu republicar em meu blog mas constando embaixo sua autoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz em saber que mais uma pessoa conseguiu compreender o sentido das Escrituras ^^

      De nenhuma maneira eu me importaria, pois o importante para mim é o Evangelho ser expandido, para que assim cada um avalie a si mesmo como anda exercendo aquilo que lê. Agradeço por compartilhar!

      Excluir
    2. Obrigado. Temos que levar o evangelho descomplicado e esclarecedor onde pudermos. Fique com Jesus.

      Excluir
  2. Amém. Sigamos todos juntos exercendo/praticando a Verdadeira Santa Ceia de Cristo. Deus abençoe. Hebreus 3:13 / Hebreus 13:1.

    ResponderExcluir
  3. Sabe irmã, antigamente eu havia aprendido que era necessário uma pratica materializada da Santa Ceia para ter comunhão com Deus.
    Nesta pratica ao qual haviam me ensinado vinha cheia de rituais e costumes aos quais em nada traziam edificação.
    Me ensinaram que era necessário pratica-la uma vez ao ano, porém aprendi de Cristo que a morte Dele não é pra ser materializada e muito menos lembrada uma vez por ano, mas convém que se lembre dela todo instante, deve ser vivida (Galatas 5:24-25), não ser representada através de um pão e um vinho, até porque, um pão e um vinho fisico de nada serve, pois ambos em nada edificam e são temporais (II Corintios 4:18), e nosso Rei vive até hoje entre nós.
    Me ensinaram nesta pratica que para eu ser participante, no dia da Santa Ceia eu devia pedir perdão para alguém que eu estivesse brigada e que eu devia me consagrar "naquele" dia, Cristo me ensina que o perdão eu exerço na vida, todos os dias e que a consagração é 24hs, pois diz em Galatas 5:25 que: Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
    Me ensinaram nesta prática materializada que era necessário eu estar dentro dos padrões exigidos de um lugar para poder me prostar na mesa do Senhor (e houve uma época que eu, por não estar dentro destes padrões, tiraram minha liberdade dentro deste lugar, e consequentemente eu não tinha liberdade de participar), Cristo me ensina que Ele ceia comigo constantemente (Apocalipse 3:20/Lucas 12:37) quando Ele habita em mim.

    Então irmã, eu tenho aprendido que a Santa Ceia que Cristo ensina todos quanto quiserem podem ser participantes e na vida, no dia a dia, constantemente, pois o beber do cálice aprendi que é tão somente aceitar o sofrimento como Cristo aceitou, e seu vinho é o sangue/conhecimento que Ele nos disponibilizou após sua morte, e conhecimento esse que nos traz vida espiritual e em abundância, e repartir e comer do pão é tão somente repartir as palavras, instruções e orientações que Cristo nos dá, é comer deste Pão de João 6:35 que alimenta a alma e não a carne.
    Esta Santa Ceia eu pratico da hora que eu acordo até a hora de eu ir dormir, e por vezes até dormindo nos meus sonhos.
    Esta Santa Ceia é muito melhor e maior que algo que apalpamos/vemos, pois esta Santa Ceia sentimos e vivemos na alma/espírito.
    Assim tenho aprendido 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Quanto mais aprendemos de Cristo, mais vemos o quanto as coisas são simples, e quanto mais simples, mais prazeroso é para nossa alma/espírito!

      Prossigamos em Gálatas 6:9 e Hebreus 3:13, sem nos esquecer de João 13:34 e 35 ^^

      Excluir
  4. Gloria a Deus , que Deus seja Louvado a muito tempo que estava com essa duvida da Santa Ceia e vejo que tem lógica que Deus continua a iluminar a tua vida irmã Nathalia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã Marta! Grata pela sua atenção e hospitalidade!

      Que você possa resplandecer em sua vida as bençãos espirituais e os dons espirituais de Deus que estão dentro de você esperando a manifestação de Cristo (vide Efésios 1:3 / I Coríntios 1:7), pois na Verdade nosso Pai não nos deixou desamparados durante esta experiência humana a qual estamos vivendo, pelo contrário, nosso Pai nos deixou Sua Palavra Jesus Cristo como modelo a ser seguido; Ele nos abençoou com todas as bençãos espirituais; Ele não deixou nenhum de Seus dons nos faltar, e Ele também nos deixou Sua Armadura para vestirmos *-*, agora, o que resta é exercermos o arrependimento dos nossos erros e procurar nos manter sujeitos a Deus durante nossa trajetória de vida, pois agindo desta forma todos podemos ser iluminados pela Luz Divina, afinal, somos todos irmãos, e todos temos o potencial de emanar a Luz do Pai, basta confiarmos Nele ^^.

      Obrigada mais uma vez pela sua atenção! Que a Paz de Deus/Cristo possa invadir seu espírito.

      Excluir