sábado, 14 de janeiro de 2017

A Oração do Pai Nosso

  Caro leitor, nesta postagem estarei compartilhando a leitura de Mateus 6:5-13 e logo em seguida sua respectiva exortação, para que assim possamos aprender como de fato devemos orar/conversar com Deus. Vamos lá!

  "E quando orares, não sejas como os HIPÓCRITAS; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas para serem VISTOS pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 
  Mas tu, quando orares, ENTRA NO TEU APOSENTO E, FECHANDO A TUA PORTA, ora a teu Pai que está em secreto, e teu Pai que vê SECRETAMENTE, te recompensará publicamente. 
  E, orando, NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. 
  Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário ANTES de vós lho pedirdes.
  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 
  Venha o teu REINO, seja feita a tua vontade, assim na TERRA como no céu; 
  O PÃO nosso de cada dia nos dá hoje, 
  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como NÓS perdoamos aos nossos devedores; 
  E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO; mas livra-nos do mal; porque teu é o REINO, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." 

  Que oração PERFEITA E COMPLETA PARA NOSSO ESPÍRITO! Vamos a exortação:

  1. Cristo deixa bem claro que ao orar/falar com Deus não devemos ser como os hipócritas que oram em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas; ou seja, NÃO DEVEMOS FICAR ORANDO AO PAI PARA OUTRAS PESSOAS VEREM E/OU OUVIREM! Igualmente, não convém ficar se ajoelhando para os outros verem que estamos em comunhão com o Pai; assim como não convém ficar emitindo sons perto de outras pessoas para demonstrar o que estamos falando com o Pai, pois além disso tudo ser hipocrisia, aquele que pratica tais erros só recebe a glória dos homens ao invés da glória de Deus (vide A Verdadeira Forma de Orar...)

  Em outras palavras, Deus e Sua Palavra Jesus Cristo é Nosso Marido (vide Isaías 54:5 / II Coríntios 11:2), e quando vamos ter intimidades com Ele não devemos em hipótese alguma ficar expondo para terceiros aquilo que é tão somente particular. Portanto, quando se trata da oração/discurso feito à Deus, isso é algo entre a pessoa e Deus; e mais ninguém deve participar e/ou saber do conteúdo deste diálogo íntimo.

  2. Seguindo a linha de raciocínio anterior, temos que orar com Deus entrando em nosso aposento (que significa manter a comunhão no nosso íntimo/mente/coraçãofechando a porta (que significa fechar a boca e os ouvidos); então quando elevamos nossa mente ao Pai boa coisa é não emitirmos som algum com nossos lábios, principalmente se há outras pessoas por perto. E também boa coisa é deixarmos de usarmos nossos ouvidos para prestar atenção nos barulhos e falatórios que muitas vezes estão a nossa volta. 

  Ora, Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente; Ele conhece nossos pensamentos. Então se você orar no seu íntimo só para Ele ouvir quem te recompensará será Ele e não os homens, falsos deuses e demônios daqui desta Terra; sem contar que se Ele (Deus) já estiver habitando Vivo dentro de você, consequentemente vocês sempre estarão em constante diálogo. Aliás, vale lembrar que a recompensa ofertada pelo Pai dos espíritos é somente nos Céus (vide Mateus 5:12); portanto, estejamos atentos para que não venhamos cometer adultérios (vide O Adultério).

  3. Quando estivermos orando ao Pai NÃO convém ficar repetindo inúmeras vezes as mesmas coisas, porque o fato de muito falar não quer dizer que seremos ouvidos, principalmente se ficar pedindo coisas para a carne, afinal, como está escrito: "Vosso Pai sabe o que vos é necessário ANTES de vós lho pedirdes". E: "Pedis e não recebeis porque pedis mal para o gastardes em vossos próprios deleites" (Tiago 4:3 / O Adultério)

  Além disso, o Eterno também nos dá a seguinte orientação em Mateus 6:31-33: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios/pagãos procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o REINO DE DEUS e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". E como o Reino e a Justiça de Deus é Jesus Cristo - os Ensinos Dele (vide Explicação Acerca do Reino de Deus / I Coríntios 1:30), então conforme vamos buscando ser imitadores de Cristo Jesus tudo que nos for necessário para se viver e andar em Espírito nos é acrescentado.

  4. Portanto, uma das orações que Deus, através de Cristo Jesus, nos deixou/ensinou contida na Bíblia é esta: 

   👉 "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome."
  
  Aqui nós chamamos nosso Pai e enaltecemos Ele. Quando é dito a frase: "Santificado seja o Teu Nome"; isso significa que a Família do Pai dos espíritos é santa, perfeita, bondosa e sagrada, afinal, a palavra "nome" é sinônimo de "família"; e a Família do Pai dos espíritos é justamente os espíritos. 

  Muitas pessoas, devido a ignorância que ainda possuem consigo, ficam por aí discutindo com outros irmãos qual é o nome verdadeiro de Deus; e nesta ignorância toda muitos afirmam que o nome de Deus é somente Jeová; enquanto outros afirmam que é apenas Yaohu, Jesus, Yeshua e assim por diante. Porém, quem fica preso nestas questões ainda é preso em tradições humanas! Sem contar que o Pai dos espíritos não tem somente um nome em específico, afinal, Ele é o Espírito Sagrado Inominável. 

  Em outras palavras, antes de tudo e todos existirem o Pai dos espíritos já existia, logo, Ele antecede tudo e todos. Dessa forma, nenhuma criatura pode estabelecer um único nome para Ele, pois uma criatura só pode estabelecer um nome para um ser que surge após ela, e não para um ser que antecede a ela. Por essa razão, o Mestre/Cristo nos ensina no Apócrifo denominado "A Sabedoria Secreta de Jesus Cristo" que o Pai dos espíritos é mais conhecido como Antepassado, afinal, Ele antecede tudo e todos. Portanto, nenhuma criatura tem o direito de determinar apenas um nome para o Altíssimo (vide Os Apócrifos)

  Ora, cada pessoa tem uma forma de se referir ao Pai dos espíritos e isso tem que ser respeitado (Altíssimo, Criador, Jesus Cristo, Jeová, Adonai, etc. - A Importância dos Nomes nas Escrituras); porém, dizer que o Pai dos espíritos tem apenas um nome em específico e ficar arrumando questão com outros irmãos por conta disso é um erro; além de ser coisa de tradição humana. Sendo assim, quando é dito a frase "santificado seja o Teu nome", na Verdade estamos enaltecendo a Família Espiritual do Espírito Sagrado; e esta Família está intimamente ligada no Verbo/Palavra Espiritual do verdadeiro Pai (vide Apocalipse 19:13).

    👉 "Venha o teu REINO."
  
  Aqui nós pedimos a SABEDORIA, O CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO ESPIRITUAL que provém de Deus/Cristo, a fim de que sejamos governados pela Lei Espiritual do Altíssimo - a Vontade Divina. Em outras palavras, Cristo é o Reino de Deus que já veio ao mundo para nos ensinar como viver unificado com a Vontade de Deus (vide Lucas 17:20-21 / Explicação Acerca do Reino de Deus / A Vontade de Deus).

  👉 "Seja feita a Sua vontade, assim na terra como nos céus."
  
  Aqui nós pedimos a Deus que Ele faça em nosso coração/mente (que é a terra) as mesmas coisas que Ele faz nos Céus, segundo a Sua Vontade. E a Vontade do Pai já foi estabelecida nas passagens de João 6:39-40 e I Tessalonicenses 4:3-5, por exemplo (vide A Vontade de Deus)

  Resumindo, na verdade nós pedimos a Deus que Ele nos ajude a exercer Sua Vontade que já foi estabelecida, para que assim tenhamos a Vida Eterna (vide A Vida Eterna).

   👉 "O PÃO nosso de cada dia nos dá hoje."
  
  Aqui nós pedimos a Deus que Ele nos mande e/ou nos instrua em Sua Palavra Espiritual que é Cristo Jesus (I João 5:7 / João 1:1-14), pois como o próprio Jesus Cristo diz: "Eu Sou o Pão da vida" (vide João 6:35, 48 e 51).

 👉 "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores."
  
  Aqui nós pedimos a Deus que Ele nos perdoe da mesma forma que perdoamos as pessoas. Ou seja, devemos perdoar as pessoas que nos fazem mal de um PURO e SINCERO coração se quisermos alcançar o perdão de Deus; sempre nos lembrando que com a mesma medida que julgarmos seremos julgados (vide Mateus 7:1-2). Aqui também mostra de uma maneira clara o verdadeiro amor ao próximo, a saber, o Amor Fraterno (vide A Verdadeira Forma de Amar).

  👉 "E não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal."
  
  Em algumas Escrituras, está escrito: "NÃO NOS INDUZAS A TENTAÇÃO"; porém, de forma literal isso não procede, porque Deus, carnalmente falando, não INDUZ ninguém ao mal, isto é, Ele NÃO TENTA ninguém, como está escrito: "Ninguém, sendo tentado diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a NINGUÉM TENTA." (Tiago 1:13 / Exortação de Tiago 1)

  Ou seja, está claro que o verdadeiro Deus é Amor e não sai por aí induzindo e/ou tentando as pessoas na carne. Por isso quando oramos pedimos que Ele "NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO" e que nos livre do mal; logo, estamos pedindo que Ele nos livre da mentira, pois a mentira, a saber, o diabo, faz uso dos Escritos Sagrados a fim de induzir pessoas a adulterarem no matrimônio com Deus através de suas ofertas palpáveis (vide O Adultério). E se Jesus Cristo recusou as ofertas do diabo, boa coisa é que recusemos também, já que somos instruídos a sermos iguais ao Mestre (vide Mateus 10:24-25 / A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa).

  👉 "Porque teu é o REINO, o PODER e a GLÓRIA para sempre. Amém."

  Aqui nós confessamos que todo o Conhecimento, Poder e Glória é SOMENTE DELE E PARA ELE. Por fim, selamos esta sagrada oração ESPIRITUAL com a palavra "AMÉM", que significa: "Que assim seja". Em vista disso, temos que tomar cuidado com o que andamos selando por aí, porque nós só devemos falar/selar com o "Amém" algo que realmente entendemos e ouvimos legivelmente do começo ao fim que tenha base nos Ensinos de Jesus Cristo e que nos edifica espiritualmente. Tudo que é gritaria, baderna, traz confusão e não há uma interpretação inteligível NÃO PROVÉM DE DEUS; e basta apenas ver o exemplo de Jesus Cristo para constatar a Verdade e comparar tudo e todos com Jesus Cristo (vide Mateus 11:29 / Efésios 4:29 e 31 / Exortação de I Coríntios 14 - Línguas estranhas e Ordem no culto).

  Enfim, mediante tais fatos conclui-se que até a orar/falar com Deus Jesus Cristo nos ensina através do Espírito Santo, para que assim venhamos rogar ao Pai somente para auxílio espiritual, até porque esta oração é e está COMPLETA; sem contar que mais do que pronunciar esta Santa oração, nós devemos vivenciá-la/praticá-la no dia-a-dia, transmitindo tudo aquilo que Deus nos esclarece através de nossas palavras e maiormente através de nosso comportamento, para que todos venham ao Conhecimento da Verdade e possam aprender a vivenciar o Amor Fraterno com todos aqueles que estiverem próximos (vide A Verdadeira Forma de Amar). Também vale ressaltar que até mesmo João Batista, guiado pelo Espírito Santo de Deus, quando questionado por alguns publicanos sobre o que deviam fazer, respondeu: "E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado" (Lucas 3:13)Além disso, não podemos nos esquecer de um detalhe: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a PRONUNCIAR PALAVRA ALGUMA DIANTE DE DEUS, porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra, pelo que sejam POUCAS as tuas palavras" (Eclesiastes 5:2).

  Resumindo, vamos procurar ler/examinar/meditar nas Escrituras com base nos ensinamentos de Cristo Jesus (vide O Trabalho). E ao orar a Santa oração que somos ensinados por Deus vamos focar somente na edificação espiritual, até porque a carne para nada aproveita (vide João 6:63); e se você quiser algo para sua vida carnal arregace as mangas e vá trabalhar, pois Deus já lhe deu o fôlego de Vida para você fazer uso de seu livre-arbítrio e escolher como quer andar!

  Deus guie nossa mente somente na Verdade/Cristo 😉.

  💡 "Eu vim do Pai; e, portanto, se vós alguma vez estiverdes sem saber o que pedir ao Pai, pedi em Meu Nome e Eu apresentarei o vosso pedido, de acordo com as vossas reais necessidades, desejos e de acordo com a Vontade do Meu Pai. Protegei-vos contra o grande perigo de tornar-vos autocentrados nas vossas preces. EVITAI orar demasiadamente para vós próprios; orai mais para o progresso ESPIRITUAL dos vossos semelhantes. EVITAI A PRECE MATERIALISTA; orai em espírito e para a abundância das dádivas do espírito. Muitos recorrem à prece apenas quando estão em dificuldades; essa prática é imprudente e enganosa. É bem verdade que fazeis bem em orar quando estiverdes atormentados, mas deveis também vos lembrar de falar ao Pai, enquanto filhos, mesmo quando tudo vai bem com a vossa alma. QUE AS VOSSAS PRECES VERDADEIRAS SEJAM SEMPRE FEITAS EM SEGREDO; QUE OS HOMENS NÃO OUÇAM AS VOSSAS PRECES PESSOAIS." (Palavras de Jesus Cristo extraídas do "O Livro de Urântia - Documento 146: Seção 2)

  ⚠ "Enquanto as pessoas ficarem alimentando suas próprias vontades humanas, elas nunca saberão, desfrutarão e viverão a Vontade de Deus." (Vide A Vontade de Deus)


👉 O ÓSCULO SANTO 👈

👉 O SUICÍDIO 👈

--------------------//--------------------//--------------------//----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros....



OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: A ORAÇÃO DO PAI NOSSO.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

13 comentários:

  1. Muito edificante,explicado e exaltado de uma maneira simples de entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus possa sempre nos guiar e conduzir somente na Verdade => João 14:6

      Excluir
  2. Colossenses 3:1 ao 17...

    "Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra..." (de cima = espírito / da terra = próprio coração).

    Pois, já que a carne para nada aproveita (João 6:63, pois uma hora toda carne descerá uma cova), batalhemos pela evolução espiritual, e caminhemos todos juntos rumo à perfeição que somos recomendados por Deus em Mateus 5:48 / Efésios 5:1 / I Pedro 1:15-16 / Hebreus 13:1 / Tiago 3:2 / Levítico 19:2.

    Até porque, basta pensar em questões bem simples: Se em Deuteronômio 10:17 / Romanos 2:11 / Tiago 2:9 Deus diz que não faz acepção de pessoas, então porque estão oferecendo/impondo um deus que está fazendo exatamente acepção de pessoas?
    Porque estão oferecendo um deus que dá pra uns, e não dá para outros?
    Um deus que cura uns, e não cura outros?
    Um deus que abre porta de emprego para uns, enquanto existem milhões de desempregados?
    Um deus que paga dívida de uns, enquanto milhões tem restrição no nome?
    Um deus que dá comida pra uns, quanto existem nações inteiras que padecem sem comida?
    Um deus que ressuscita uns, enquanto milhões estão perdendo seus entes queridos?

    Pessoas cultas (Mateus 15:7 ao 9 e 14) seguem, pessoas inteligentes (Isaías 11:2) questionam!

    Mas observemos então o espírito:

    "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a TODOS OS HOMENS, e em todo lugar, que se arrependam" (Atos 17:30).

    "Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
    Que quer que TODOS OS HOMENS se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (I Timóteo 2:4)

    "Deus enviou seu Filho ao MUNDO, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3:17)

    "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por NÓS, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8)

    "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que TODOS venham arrepender-se" (II Pedro 3:9, e vide a promessa em I João 2:25)

    "Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.
    Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em UM SÓ PONTO, tornou-se culpado de todos" (Tiago 2:9-10)

    "Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas" (Romanos 2:11)

    "Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus Grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensa" (Deuteronômio 10:17)

    "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.
    E Ele morreu por TODOS, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" (II Corintios 5:14-15)..

    "Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia" (Lucas 9:56)

    De fato, o espírito vem para salvar (e HOJE/AGORA), pois o Amor Fraterno de Deus é para todos nós (João 13:34-35).

    Perfeita e completa Oração. Deus abençoe!

    Eclesiastes 5:2 segue referência para Provérbios 10:19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Michelle! Deus abençoe por esse Pão Sagrado que repartiu! Simplesmente Fenomenal!

      Excluir
  3. Nathalia, não sei se foi você que publicou um link na página do youtube do Caio Fabio, mas gostei e invadi seu blog aqui para comentar, achei muito da hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, foi eu sim que compartilhei os link's do blog lá no youtube =D, é um prazer para mim poder repartir o Pão com os demais irmãos pelo mundo afora. Sou grata pela sua atenção e hospitalidade, é um imenso prazer ^^. Grata!!!

      Excluir
  4. gostei do site também tenho essa mesma fé e entendimento em relação ao batismo santa ceia dizimo e demais coisas fico fekliz que aqueles que realmente aceitaram Jesus como voce cara irmã e receberam o espirito santo fui muitos anos de uma denominação e só agora depois de alguns anos Deus vem me esclarecendo através de oração eu leio muito e amo ler a biblia e pedir que Deus me revele a verdade e isso que voce faz aqui é a mais pura verdade o verdadeiro evangelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpa pela demora em interagir...

      Confesso que é uma surpresa para mim poder ler mais um comentário de alguém que, assim como eu, também aceitou/aceita os Ensinos de Jesus Cristo no lugar de seguir diversas teorias ilógicas que o sistema religioso ensinou/ensina.

      Eu também já fui muitos anos de uma determinada denominação; mas desde o ano de 2015 comecei a examinar a Bíblia tendo como foco Jesus. Daí em 2017 criei este blog para repartir alguns de meus aprendizados que, sem dúvida, estão em processo de crescimento, visto que a Sabedoria do Alto é sem limites. Portanto, a cada dia venho aprendendo coisas novas, venho obtendo aperfeiçoamentos, etc. E algumas dessas coisas que venho aprendendo tentei canalizar no livro que publiquei em 2019 chamado "De Encontro Com A Verdade Genuína". Ou seja, embora no livro tenha algumas informações que também contém neste blog, nele também tem muitas informações que ainda não estão neste blog =D.

      Resumindo, gratidão pela sua atenção! E que possamos continuar seguindo rumo ao crescimento na Verdade de nosso Pai - Cristo.

      Excluir
  5. as religiões por não entenderem a justiça de Deus e busca-la estabelessem sua própria justiça são inimigos da cruz de cristo como diz o apostolo Paulo e ensinam eresias enganos mas Deus ja esta separando um povo simples humilde e boas obras por que hoje não vivemos por obras mais por fé naquele que venceu de uma vez por todas o pecado o diabo e a divida do homem com Deus mas os religiosos formalistas os fariseus de hoje pastores que não são pastores antes arrancam a la e comem a gordura das ovelhas por não crer e andarem na sua carnal compreensão animal e diabolica não entederam o esta comsumado, cumprido, e realizado,que Deus te abençoe muito voce sim tem a graça de Deus e poucos por ai que tive a graça e por misericordia de Deus eu conheci

    ResponderExcluir
  6. meu email é indefatigable109@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. terei muita satisfação de compartilhar algumas coisas no email abraço a todos os irmãos e a voce que criou este site graça e paz vos seja multiplicada

    ResponderExcluir
  8. : "está consumado" (Jo 19.30), "cumprido" (Ap 21.6) e "Realizado" (Hb 9.11).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Davi! Em primeiro lugar, grata pela interação.

      Em segundo lugar, deixei um e-mail para você. Portanto, depois dê uma examinada. Será um prazer poder repartir o Pão ^^.

      Em terceiro lugar, de fato está consumado; pois o Evangelho do Reino foi muito bem explicado pelo bom Pastor (Cristo Jesus). Todavia, penso que desde a troca de roupa (morte física) Dele, cada indivíduo deve escolher se cumprirá o bom Ensino; cada qual deve decidir se irá consumir (viver) o Amor que Ele ensinou.

      Porém, como você comentou, realmente e infelizmente tem muitos ditos "pastores" que, por ainda não compreenderem o sentido do Evangelho Genuíno, acabam transtornando milhares de mentes com muitas informações mal explicadas e, muitas vezes, ilógicas... Contudo, quem sabe um dia essa galera resolve despertar e começar a seguir o bom Caminho, né? =D. Aliás, costumo dizer que se eu, por exemplo, consegui entender algumas coisas e, desse modo, me coloquei a trilhar a boa Estrada, então qualquer um consegue, basta se dedicar com sinceridade de coração ^^.

      Excluir