quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Ídolo e a Idolatria

  Caro leitor, quem de nós num dado momento desta travessia humana não achou que os "ídolos" eram simplesmente coisas inanimadas construídas por mãos de homens? Ou então que eram simplesmente imagens de escultura ao qual pessoas cegas espiritualmente prestavam reverência, petições e/ou cultos? Pois bem, nesta postagem você vai compreender que tudo, como sempre, vai bem mais além...

  Em primeiro lugar, antes de compreendermos o que é a "idolatria", vamos compreender de fato quem são e/ou quem pode vir a ser um "ídolo". E para iniciarmos, vamos analisar o real significado da palavra "ídolo" em um dicionário. A palavra "ídolo" significa "figura, estátua que representa uma divindade que se adora; pessoa à qual se prodigam louvores excessivos ou que se ama apaixonadamente; diz-se de certas figuras que desfrutam de grande popularidade, por exemplo: artistas de cinema, cantores populares, jogadores de futebol, etc." (vide Significado da palavra "ídolo"). Ademais, a palavra "ídolo" é sinônimo de herói, deus, fetiche, imagem, ícone, etc. Sendo assim, podemos constatar que qualquer objeto inanimado ou qualquer ser vivo pode vir a ser um ídolo. 

  Agora vamos analisar o real significado da palavra "idolatria"

  A palavra "idolatria" significa "ação de cultuar os ídolos; o culto que se faz aos ídolos. Excesso de amor, admiração demonstrada de maneira exagerada. O culto das imagens e/ou das esculturas de santos" (vide Significado da palavra "idolatria"). Além disso, a palavra "idolatria" é sinônimo de paixão, culto, amor, adoração, veneração, etc. E só para facilitar ainda mais a compreensão, a palavra "culto" significa "homenagem prestada ao que é considerado sagrado ou divino. Demonstração religiosa feita exteriormente. Excesso de paixão por algo ou alguém. Também significa alguém instruído, que tem muito conhecimento e cultura" (vide Significado da palavra "culto" )

  Ou seja, além de qualquer objeto ou pessoa poder vir a se tornar um ídolo nas nossas vidas, se não tomarmos cuidado poderemos estar idolatrando algo ou alguém que não seja Deus, e bem sabemos que além de tal ação não se enquadrar no Primeiro Mandamento Divino (vide Exortação dos 10 Mandamentos), bem sabemos que para adorarmos o Altíssimo não precisamos exercer atitudes tumultuadoras exteriormente em nenhum tipo de estabelecimento ou em qualquer outro lugar (vide Culto Racional / A Igreja de Deus), até porque nós - que queremos fazer parte da Família Divina - somos orientados a viver de maneira sóbria (vide A Família de Deus / O Que É Ser Sóbrio?).

  Se analisarmos uma pessoa aniversariante, por exemplo, veremos que esta - ao receber toda aquela cantoria e homenagem no dia em que nasceu - além de estar se passando por um ídolo, as demais pessoas que à homenageiam apaixonadamente/intensamente estarão cometendo uma idolatria, porquanto estarão prestando um culto para a pessoa aniversariante. 

  Agora imaginemos, por exemplo, um esposo que quer demonstrar que gosta da esposa e, para tal demonstração, no dia do "aniversário de casamento" exerce aquelas "loucuras de amor" que todo mundo ouve e observa, ou então exerce qualquer outra demonstração excessiva em tal data específica. Além do esposo estar fazendo a esposa se passar por um ídolo, o mesmo estará cometendo idolatria em relação a esposa; sem contar que além de tais demonstrações/atitudes não terem absolutamente nada a ver com o verdadeiro amor, bem sabemos que o verdadeiro amor deve ser exercido por qualquer pessoa 24 horas por dia durante os 365 dias do ano (vide A Verdadeira Forma de Amar) 😉

  Em síntese, quem de nós, durante o tempo de cegueira espiritual, já não idolatrou um cantor (a), um artista, um ator (a), um jogador (a), uma foto, um animal de estimação, uma escultura, um ente querido, uma peça de roupa, um celular, a própria casa material, os móveis, um automóvel, entre tantas outras coisas? Aliás, quem de nós já não se auto idolatrou só por ter perdido uns quilos ou ganhado uns músculos? Ora, quem não tem erros que atire a primeira pedra! Pois eu já cometi todas estas nescidades/idiotices e outras mais que não convém expor nesta postagem.

  Certamente os ídolos não são absolutamente nada neste Mundo (vide I Coríntios 8:4-6), pois tudo debaixo do Sol é vaidade/ilusório/passageiro (vide Eclesiastes 1:14); e como Deus/Cristo é nosso Sol (vide Salmos 84:11), então tudo que não tenha relação com o Pai dos espíritos é vaidade, ilusão e passageiro. Entretanto, nem todos neste Plano tem o conhecimento espiritual consigo (vide I Coríntios 8:7), por isso que somos instruídos a não induzir nenhum irmão fraco da consciência a confusão (vide I Coríntios 8:10). 

  À vista disso, aqueles que são de Cristo já sabem muito bem que são LIVRES e que tal liberdade NÃO deve ser usada para satisfazer a carne (vide Aos Gálatas 5:13 / Exortação de Gálatas 5:16 ao 26). E como somos instruídos a amar uns aos outros como Cristo Jesus nos amou (vide João 15:12 / Gálatas 5:14 / A Verdadeira Forma de Amar), então temos que tomar cuidado para que nossa liberdade não venha ser causa de escândalo/constrangimento para aqueles que ainda são fracos no conhecimento espiritual (vide I Coríntios 8:9)

  Desse modo, boa coisa é evitar ações/atitudes que não têm edificação nenhuma espiritual; boa coisa é evitar práticas voltadas para tradições de homens e rudimentos mundanos que em nada promovem a Fraternidade (vide Colossenses 2:8), para que assim nenhum irmão fraco sinta-se induzido a participar de ações que gerem uma idolatria. 

  Se pararmos para analisar, conforme vamos mortificando nossa própria carne ainda em vida chega um dado momento nesta travessia que as coisas são do tipo "tanto faz como não fez" (vide Ressurreição), ou seja, tudo passa a ser indiferente, pois já não nos incomodamos e nem damos importância para coisas fúteis e banais. Dessa forma, passamos a observar que tanto faz exercer alguma prática como também tanto faz o não exercer. 

  Mas já que sabemos que nem todos tem o discernimento e conhecimento espiritual consigo e, por esse motivo, ainda existem irmãos fracos espalhados no Mundo afora, então nós, que cremos em Deus, devemos procurar se abster das tradições e rudimentos mundanos que não somam na Fraternidade, para que nenhum irmão fraco seja induzido a participar de ações pertinentes aos ídolos (vide I Coríntios 8:8-13). Sem contar que se abandonarmos aquilo que não tem proveito espiritual, se deixarmos de comer/consumir/acreditar em coisas pertinentes à carne, nada nos fará falta (vide I Coríntios 8:8), até porque a Palavra de Deus - Jesus Cristo - a Graça nos basta; Ela é o suficiente para aquele que Nela crê (vide II Coríntios 12:9).

  "O princípio da prostituição está na invenção de ídolos; a descoberta deles trouxe a corrupção da vida. De fato, eles não existiam desde o início, nem existirão para sempre. Entraram no mundo pela vaidade dos seres humanos, e por isso está decretado o rápido fim deles. Um pai, desconsolado por algum luto prematuro, faz a imagem do filho retirado antes do tempo. Então, o que era apenas um ser humano morto, ele o venera como se fosse deus, e oferece ritos secretos e cerimônias às pessoas de sua casa. Com o tempo, impõe-se o ímpio costume e é observado como lei: Pelas ordens de soberanos as estátuas são cultuadas. E como os seres humanos, por viverem longe, não podem honrá-los diretamente, tornaram presente sua figura distante fazendo uma imagem do rei a ser honrado. Assim, adulavam o ausente como se ele estivesse presente. A ambição do artista levou os que não conheciam o soberano a espalhar esse culto. De fato, querendo talvez agradar o governante, o artista forçou a imagem para ser mais bela que o original. A multidão, atraída pelo encanto da obra, agora julga digno de adoração aquele a quem até há pouco honravam como simples ser humano. E isso tornou-se armadilha para a vida: Os seres humanos, tomados pela desgraça ou pelo poder, impuseram a pedras e pedaços de madeira o nome incomunicável." (Sabedoria 14:12 ao 21)

  Caro leitor, como foi possível constatar até o presado momento, qualquer tipo de coisa ou ser vivo pode ser considerado um ídolo; e com base na passagem partilhada de Sabedoria 14:12-21, vemos o perigo das invenções, no caso, acerca das imagens. 

  Antes de mais nada, analisando em um dicionário, a palavra "imagem" significa "representação de uma pessoa ou coisa pela pintura, escultura, desenho, etc.; pequena estampa que representa um assunto religioso ou qualquer outro assunto; reprodução visual de um objeto ou pessoa dada por um espelho, etc. (vide Significado da palavra "imagem"). Sendo assim, olhemos em volta e vejamos como a cada dia que passa pessoas cegas tomadas pela desgraça ou pelo poder acabam por idolatrar algo, alguém ou até mesmo a si mesma através de imagens! Quantas pessoas, devido a ignorância que possuem consigo, se auto idolatram ou idolatram qualquer outra coisa ou ser vivo através do péssimo hábito de querer registrar momentos, coisas e/ou seres vivos que possuem formas que não são eternas! 

  Através das imagens um simples ser humano que já se encontra morto, por exemplo e carnalmente falando, é lembrando e visto através de imagens e vídeos como se ele ainda existisse, e isso é uma cilada para que sejamos torturados pelas nossas próprias emoções humanas. Será que as pessoas não compreendem que até na letra o simples ditado "o que os olhos não veem o coração não sente" é de grande ajuda? 

  Todavia, somos bombardeados por imagens. E como se não bastasse tanta ilusão ser semeada, através de imagens pessoas implantam na própria mente e na mente de outros uma falsa aparência em relação a característica física de Deus, Cristo Jesus, anjos, demônios, etc. Ademais, através de imagens pessoas implantam medo, tristeza e violência; assim como semeiam a sensualidade, promiscuidade, luxúria, pornografia e afins. 

  Infelizmente, através de imagens muitos indivíduos estimulam uns nos outros a busca para satisfazer os desejos desenfreados da carne através de um dos cinco sentidos corporais, tais como: tato, audição, paladar, olfato e visão. Desse modo, através das imagens indivíduos cegos para o Bem estimulam em outros seres iguais tanto o adultério espiritual quanto o adultério carnal (vide O Adultério), despertando, desse modo, desejos contrários ao Amor Fraterno (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  Em acréscimo, através das imagens muitos se tornam escravos de um padrão de beleza física que não existe! Pois, na verdade, somos todos iguais, então não existe o bonito ou o feio, o que existe são seres vivos com características diferentes e isso não deve ser motivo de zombaria e piadas. 

  E tem mais, através das imagens muitos estimulam uns aos outros a uma falsa religião (vide A Verdadeira Religião / A Besta), atrapalhando, dessa forma, a compreensão do Evangelho Genuíno (vide A Verdade Sobre O Evangelho).

  Em resumo, como sempre as invenções humanas têm mais contras do que prós, pois todas elas têm mais finalidade de fazer com que as pessoas sejam fracas, débeis e vivam uma vida ilusória ao invés de fazer com que as pessoas sejam sábias. De fato, tudo é uma cilada para fazer com que sejamos presos em nosso próprio ego humano e concupiscências carnais que são contrárias a Fraternidade; tudo é uma cilada para que sejamos torturados e escravos de nossas próprias emoções humanas. Em vista disso, vigiemos! (Vide Distrações: Uma Arma Poderosa)

  Enfim, mediante tais fatos conclui-se que devemos nos policiar mais; devemos tomar cuidado para não constranger alguém; devemos tomar cuidado para não idolatrar nada nem ninguém e até nós mesmos; devemos nos esforçar para se desapegar de tudo e todos, isto é, devemos deixar de depositar nosso sentimento e confiança em coisas e pessoas (lembrando que isso não significa abandonar às pessoas e muito menos deixar de honrar com os compromissos que assumimos com elas - O Desapego). Aliás, também devemos tomar cuidado para não depositar nosso sentimento e confiança na nossa própria carne, pois ela pode nos conduzir por caminhos tortuosos. Sendo assim, nossos sentimentos e confiança devem ser depositados só em Deus (vide Jeremias 17:5-10)

  Resumindo, convém deixar de dar tanta importância para as coisas materiais (objetos, automóveis, limpeza doméstica, roupas, sapatos, riquezas, etc.), pois às vezes, por falta de discernimento, pessoas maltratam pessoas verbalmente, fisicamente e/ou psicologicamente só por causa de algo material; as vezes pessoas são ríspidas com às outras só porque algo material sofreu algum dano/modificação. Em vista disso, devemos tomar cuidado, pois o amor, cuidado, zelo e a amizade deve haver entre os seres vivos e não com objetos e invenções humanas; e esse amor, cuidado, zelo e amizade tem que começar primeiramente com aqueles que convivem conosco dentro da própria casa (vide A Verdadeira Forma de Amar / A Vida e a Morte Estão No Poder Da Língua😉.

  "Vede, isto tão somente achei: Que Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas invenções." (Eclesiastes 7:29) 

  "Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." (Provérbios 16:25) 

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉

  💡 "A maior idolatria que um indivíduo pode cometer é chamar de Divino aquilo que é totalmente humano. Semelhantemente, a maior idolatria que um sujeito pode cometer é o ato de achar que algum ídolo intervém na ligação dele com o Eterno que, por sinal, habita dentro de cada indivíduo por meio do Espírito que Ele nos deu."


👉 A VONTADE DE DEUS 👈 

--------------------------//-----------------------//-----------------------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF, disponível para download e/ou impressão: O ÍDOLO E A IDOLATRIA.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário