domingo, 3 de dezembro de 2017

A Estrada

  Caro leitor, nesta postagem estaremos analisando uma pequena parábola com o título "A Estrada"; pois através dela podemos extrair muitos aprendizados para nossa evolução espiritual. 

A ESTRADA


  "Um jovem andava por uma estrada, ele só estava de passagem e observava tudo ao seu redor encantado. Ele resolveu parar e conhecer como as pessoas viviam. Então ofereceram a ele roupas diferentes das que ele usava, ofereceram também comida, diversão, e um trabalho. Ele se acostumou com o modo de vida, e permaneceu lá. 

  Certo dia, já velho, ele avista um jovem caminhando pela estrada, e o convida para morar na cidade. O jovem recusa. O velho, admirado, pergunta:  

  -Para onde você vai, garoto?    
  
  O jovem responde:  

  -No fim desta estrada há uma árvore cuja altura chega até as nuvens. Quem prova o fruto dela se torna como o Sol. 
  
 O velho respondeu:
  
  -Bobagem! Eu caminhei durante meses, tal árvore não existe, e esta estrada não tem fim! 

  O jovem replicou:  

  -Como pode dizer isto se você não foi até o final? Você parou aqui e se tornou como os outros, se vestiu como eles, se esquecendo quem você era. 

  O velho não soube o que dizer. Prosseguiu o jovem a caminhar, e o velho, com inveja, gritou de longe: 

  -Pois você irá andar até morrer e não encontrará a árvore! 

  Mas o garoto destemido continuou, ele sabia que a árvore existia pois a tinha visto em um sonho muito real, mais real do que a própria vida. O velho faleceu 2 dias depois, arrependido de não ter perseverado... 

  E o jovem andou e andou sem nada encontrar, parecia mesmo que a estrada não tinha fim. E ele prosseguiu mesmo assim até que, esgotado, caiu no chão sem vida. Então ele ergueu o rosto, e a árvore estava lá, bem na sua frente, exatamente como ele a tinha visto no sonho, ele provou dela, e se tornou como o Sol." 

    ⚠ MORAL DA HISTÓRIA:

  Nesta vida, nós não somos seres humanos que passam por experiências espirituais, pelo contrário, nós somos seres espirituais vestidos com esta roupa humana passando por experiências humanas assim como foi com Cristo, o Verbo/Palavra de Deus Espiritual que foi manifestado em carne (vide Enfrentando a Realidade). Sendo assim, todos nós estamos aqui só de passagem; todos nós somos apenas peregrinos, forasteiros, estrangeiros e alienígenas em terra estranha (vide Salmos 119:19)

  Muitas almas, ao se vestirem com esta roupa humana, acabam agindo como o velho mencionado no texto acima, pois elas param a caminhada na Estrada que conduz para a Árvore da Vida a fim de conhecer o modo mundano de vida desta carne. E devido a esta curiosidade, muitos acabam trocando suas roupas espirituais pelas carnais (vide A Armadura de Deus); trocam suas comidas espirituais pelas carnais; trocam a diversão/recreamento espiritual pelo carnal (vide Distrações: Uma Arma Poderosa); trocam o trabalho espiritual pelo carnal (vide O Trabalho), etc. Por conta destas trocas, tais almas se acomodam, acostumam e se conformam com uma forma de vida puramente humana e permanecem ali, sendo escravas de tradições de homens e rudimentos mundanos: coisas  que deveríamos evitar (vide Colossenses 2:8).  

  As almas desatentas simbolizadas pelo velho, na hora de deixar esta roupa humana, se sentem arrependidas pelo fato de não terem perseverado na Estrada, afinal, quando chega a hora denominada "troca de roupa e/ou morte física" (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente), elas analisam tudo relacionado a vida humana e constatam que, de fato, tudo  relacionado a esta vida humana é vão, inútil, falso, vaidade, passageiro, ilusório e sem sentido algum (vide Eclesiastes 12:8); elas constatam que abaixo do Sol/Deus tudo é vaidade, ilusão, sem sentido e somente aflição de espírito (vide Eclesiastes 1:14). Por essa razão, as almas desatentas se arrependem de terem trabalhado só por coisas perecíveis quando, na verdade, poderiam ter feito uso do tempo e intelecto que tinham para trabalhar em pró daquilo que não é perecível, a saber, a Palavra de Deus Espiritual (vide I Pedro 1:24-25 /  O Trabalho)

  Todavia, ao contrario da alma desatenta que é simbolizada pelo velho mencionado na parábola, há almas vestidas com esta roupa humana que perseveram na Caminhada na Estrada, pois elas sabem que no fim da Estrada elas comerão do fruto da Árvore da Vida que às tornarão como o Sol, isto é, às tornarão como Deus; pois Deus/Cristo é nosso Sol (vide Salmos 84:11 / João 8:12). As almas que perseveram na Caminhada acerca da Estrada compreendem que o mundo é como uma ponte, logo, eles sabem que necessitam apenas passar pela ponte e não fazer morada nela. Em outras palavras, nosso corpo mortal seguido de sua natureza humana é considerado um mundo, e nossa alma/espírito está dentro deste mundo, dentro deste corpo; sendo assim, nosso espírito/alma está dentro deste corpo corruptível só de passagem, a fim de aprender na prática como exercer o Amor Fraternal da mesma maneira que Cristo, nosso Exemplo e Espelho, exerceu e exerce até hoje (vide A Verdadeira Forma de Amar / Cristo é o Espelho). Por esse motivo as almas atentas não se deixam dominar por nada relacionado ao mundo; elas não se deixam atrair e/ou escravizar por nada relacionado a roupa humana a qual estão vestidas, pois elas sabem que nem tudo nesta vida humana traz edificação espiritual (vide I Coríntios 6:12 / I Coríntios 10:23). E por saberem discernir o que traz ou não traz edificação espiritual, as almas atentas sabem como jejuar das obras  destrutivas da carne e do próprio ego humano a fim de sentirem dentro de si os Frutos do Espírito Santo (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito / O Verdadeiro Jejum Requerido por Deus)
  
  Durante o Caminhar na Estrada, chega uma hora que parece que nada tem fim, chega uma hora em que a vida humana se esgota; é como se o conhecimento humano e seus feitos fossem se desfazendo - e é através desse esgotamento que conseguimos enxergar a Árvore da Vida (Cristo) a fim de saborear seus frutos, afinal, só pode ganhar a outra Vida se houver renuncia com relação a esta vida perecível (vide João 12:25). Ou seja, só é possível adquirir a Vida Eterna (Cristo - A Vida Eternase jejuarmos dos nossos próprios interesses para se aprender a exercer aquilo que é do interesse do Cristo (vide Filipenses 2:21).

  Enfim, mediante tais fatos, ao contrario da alma representada pelo velho, as almas que perseveram na Caminhada resistindo e recusando as coisas do mundo que não trazem edificação espiritual, as tais encontram a Árvore da Vida, saboreiam de Seus frutos e se tornam como Deus, o Sol da Justiça e Pai das luzes; tornando-se aptas a discernir tudo e de ninguém serem discernidas (vide Salmos 84:11 / Tiago 1:17 / I Coríntios 2).

  QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS! (vide As 7 Cartas às 7 Igrejas da Ásia)

  "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (I João 2:15 / A Verdadeira Forma de Amar)

 "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente/entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

  "Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor." (Salmos 31:24)

  "Tenho vos dito isto para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo." (João 16:33)

    Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉

  💡"Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, Ele é o verdadeiro Deus e a Vida Eterna (vide João 14:6 / I João 5:20), Ele é nossa Estrada, Ele é a Árvore da Vida que fornece frutos espirituais capazes de nos tornar fortes como Ele (vide O que é ser forte?). 

  Cada ser humano é um mundo, e dentro de cada um de nós foi semeado tanto o Trigo quanto o joio; porém, para que o Trigo cresça e dê muitos frutos baseado no Reino de Deus é necessário arrancarmos o joio que se encontra dentro de nós (vide O Joio e o Trigo). Nossa verdadeira origem é espiritual, e este corpo humano é o pó que encobre nosso espírito; este mundo esconde nosso verdadeiro 'Eu'. Sendo assim, temos que nos esforçar para dominar nossa roupa antes que ela nos domine; temos que nos esforçar para sermos reis e sacerdotes do nosso mundo; temos que nos esforçar para se deixar guiar e governar pelo Reino de Deus (vide O Reino de Deus). 

  Nada relacionado a este mundo é capaz de proporcionar a verdadeira Paz que é a proveniente de Deus/Cristo; nada relacionado aqui é capaz de nos proporcionar o autodomínio de nossa roupa humana. 

  Portanto, não importa o que aconteça, temos que perseverar na Estrada; temos que nos esforçar na Caminhada vigiando, se sujeitando a Deus e resistindo as tentações do diabo como Cristo resistiu (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa); pois se tivermos bom ânimo, assim como Cristo venceu, nós também podemos vencer, basta ter Fé, isto é, basta crer e ser fiel aquilo que não se vê, a saber, Cristo (vide A Verdadeira Fé)."




------------//------------//------------//------------//------------//------------

  OBS: O Seguinte link tem como finalidade repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

 NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário