sexta-feira, 1 de setembro de 2017

As 7 Cartas às 7 Igrejas da Ásia

  Caro leitor, nesta postagem estaremos analisando as "7 Cartas contidas no livro de Apocalipse destinadas para 7 Igrejas da Ásia". E antes de mais nada, vamos recapitular um ponto crucial com relação a "Igreja"

  Se você ainda não aprendeu de Cristo ou então ainda não tem acompanhado as postagens anteriores do blog, então provavelmente pode ser que você ainda pense que "igreja" é algum estabelecimento construído e edificado por mãos humanas às custas do Mamom/Dinheiro; porém, se você pensa assim fique sabendo que você está ERRADO! Pois, na Verdade, o nome "igreja" é dado para qualquer pessoa que crê em Deus e em sua Palavra Jesus Cristo somente com foco na Vida Eterna e na edificação espiritual que a Palavra de Deus - Ensinos de Jesus Cristo - nos revela (vide I Coríntios 3:16 / Colossenses 1:24 / Hebreus 3:6 / Tito 1:2 / A Verdadeira Igreja de Deus / Explicação Acerca da Vida Eterna). Se, por exemplo, uma igreja/pessoa estiver junto de outra igreja/pessoa, isso significa que são duas igrejas/pessoas congregadas a fim de exercer a Santa Ceia e o Dízimo da forma correta (vide A Verdadeira Santa Ceia / O Verdadeiro Dízimo)

  O livro de Apocalipse traz consigo "7 Cartas para 7 Igrejas da Ásia"; e como bem sabemos que os nomes nas Escrituras têm significados (vide A Importância dos Nomes nas Escrituras), se analisarmos a palavra "Ásia" ela vem acompanhada de três sentidos, a saber: Pântano, Lamacento e Terra do Sol Nascente (vide Dicionário de Nomes Bíblicos / Origem dos Nomes dos Continentes). A palavra "pântano" significa "região baixa em que se acumula água estagnada" (vide Significado da palavra "pântano"); e o termo "estagnada" quer dizer "algo que não se move nem movimenta; imobilizado; algo que não pode evoluir; algo sem desenvolvimento ou progressão" (vide Significado da palavra "estagnada")

  De acordo com os significados que obtivemos do nome "Ásia", é possível compreendermos que foram predestinadas 7 cartas para 7 igrejas/pessoas que não estavam e/ou estão progredindo na Palavra de Deus ainda que tais igrejas/pessoas tivessem e/ou tenham algumas qualidades consigo. E mediante as instruções relatadas em cada carta, o Sol, a saber, Deus/Cristo (vide Salmos 84:11) irá nascer no entendimento de tais igrejas/pessoas se elas derem ouvidos para os alertas contidos em tais cartas. 

  Assim como os nomes nas Escrituras tem significados (vide A Importância dos Nomes nas Escrituras), os números também têm significações; e no caso do número "7", o mesmo significa algo completo e perfeito. Sendo assim, podemos observar que as 7 Cartas destinadas as 7 igrejas/pessoas da Ásia são, na Verdade, "cartas perfeitas e completas destinadas para pessoas que desejam ser perfeitas e completas, mas que ainda não estão progredindo na Palavra de Deus. E estas pessoas têm a terra/coração apto para que o Sol/Deus/Cristo nasça sobre elas"

  Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estas 7 Cartas não são destinadas a um público específico; pelo contrário, todos nós que cremos no Verbo Divino - em um dado momento da vida  - estaremos enquadrados em alguma e/ou em todas estas Cartas, seja na parte boa ou seja na parte da repreensão (algo que não deixa de ser bom 😉 - vide Hebreus 12:1-14). Em vista disso, estaremos analisando no decorrer desta postagem cada uma destas Cartas seguida cada uma de sua respectiva exortação. 

  E antes de mais nada, já deixo você leitor avisado que esta postagem não será nada pequena; portanto, espero que você não seja preguiçoso e acompanhe cada detalhe 😉 (vide Provérbios 6:6-11 / João 6:27 / II Tessalonicenses 3:8-12 / O Preguiçoso). Vamos lá!

    📬 PRIMEIRA CARTA: IGREJA DE ÉFESO ✉

  "1- Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na Sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro; 2- Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achaste mentirosos. 3- E sofrestes, e tem paciência, e trabalhaste pelo Meu Nome, e não te cansaste. 4- Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. 5- Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal se não te arrependeres. 6- Tens, porém, isto: Que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais Eu também aborreço. 7- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da Árvore da Vida que está no meio do Paraíso de Deus." (Apocalipse 2:1 ao 7)

  Agora vamos a exortação dos versos desta Primeira Carta:

  "1- Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na Sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro;"

  Em primeiro lugar, o nome "Éfeso" significa "desejável" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos). Em segundo lugar, a palavra "anjo" significa "mensageiro" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos). Em terceiro lugar, todos nós somos anjos, isto é, todos nós somos mensageiros, pois cada um de nós somos espíritos vestidos com uma roupa humana que carrega consigo uma mensagem oral ou escrita, seja esta mensagem boa ou má (vide Significado da palavra "mensagem"). Os anjos, isto é, os mensageiros que desejam cooperar com a expansão do Evangelho (vide Explicação acerca do Evangelho), além deles terem uma pequena recomendação a ser seguida em "I Timóteo 3" (vide Exortação de I Timóteo 3), tais anjos também têm consigo o desejo de se atentar em tudo quanto foi Escrito a fim de aprender cada vez mais a ser igual o Mestre, a saber, Cristo (vide I Pedro 1 / Mateus 23:8 / Mateus 10:24-25)

  Em quarto lugar, vemos que foi dito que na destra de Deus/Cristo se encontra as "sete estrelas"; e com base em Apocalipse 1:20 que diz que as "estrelas" são "anjos" e com base no significado do número "sete", vemos que na destra do Eterno se encontra "perfeitos e completos mensageiros", ou seja, na destra do Altíssimo se encontra "perfeitas e completas mensagens"

  Em quinto lugar, também vemos que foi dito que as "sete estrelas" da destra de Deus/Cristo andam no meio dos "setes castiçais de ouro"; e com base em Apocalipse 1:20 vemos que os "castiçais" são "as sete igrejas", isto é, os "castiçais" simbolizam as pessoas/igrejas que tem o desejo de serem perfeitas e completas como o Mestre/Cristo a fim de serem Luz do mundo e Sal da terra (vide Mateus 5:13-16). Como a palavra "sal" é sinônimo de "espírito" (vide Significado da palavra "sal"), a palavra "luz" significa "a claridade que o Sol espalha sobre a terra" (vide Significado da palavra "luz"), nosso Sol/Luz é Deus/Cristo (vide Salmos 84:11 / João 8:12), o mundo é cada um de nós e a terra é o coração/mente que se encontra dentro da gente, então nós também aprendemos que no meio dos "castiçais". Isto é, "no meio das pessoas que querem ser perfeitas e completas como Cristo a fim de resplandecer para si mesmas e para outros a Palavra de Deus Espiritual"; no meio de tais "castiçais" circulam as estrelas/anjos/mensageiros do Eterno. Logo, no meio dos "castiçais" circulam as "mensagens de Deus"; onde tais mensagens são só espirituais e tem como única finalidade proporcionar a única promessa feita pelo verdadeiro Deus, a saber, a Vida Eterna (vide A Promessa de Deus)

  Agora, nos versos abaixo, veremos o que Deus tem a dizer para a igreja de Éfeso, isto é, para a pessoa considerada desejável:

  "2- Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achaste mentirosos. 3- E sofrestes, e tem paciência, e trabalhaste pelo Meu Nome, e não te cansaste."

  Nos versos acima vemos que Deus/Cristo mostra que conhece as obras da igreja/pessoa considerada desejável (vide A Fé sem Obras é Morta); Ele conhece o quanto tal igreja/pessoa trabalha em cima do Reino dos Céus (vide Explicação Acerca do Reino dos Céus / O Trabalho); Ele conhece a paciência que tal igreja/pessoa possui; e Ele também sabe que tal igreja/pessoa não pode sofrer/tolerar os maus, isto é, Ele sabe que tal igreja/pessoa não pode tolerar aqueles que transtornam o Evangelho Verdadeiro (vide A Verdade Sobre o Evangelho)

  Deus também vê que tal igreja/pessoa põe a prova - põe em teste - aqueles que dizem ser apóstolos, mas que não são; pois os tais são falsos apóstolos mentirosos assim como os falsos profetas que só veem a Palavra de Deus para sanar coisas carnais e materiais (vide Os Profetas)

  Também vemos que Cristo testifica de tal igreja/pessoa dizendo que ela tem paciência e trabalha pelo Nome Dele sem cansar; e o Nome pelo qual Ele se chama, com base em Apocalipse 19:13, é "A PALAVRA DE DEUS"! Ou seja, o Eterno testifica de tal igreja/pessoa dizendo que ela tem paciência e trabalha sem cansar pela Palavra Divina. Mas mesmo com tal igreja/pessoa possuindo todas estas qualidades, vemos no verso 4 uma pequena falta contra ela:

  "4- Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. 5- Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal se não te arrependeres."

  Como podemos ver no verso 4, a igreja/pessoa tão desejável, mesmo possuindo tantas qualidades, tem um pequeno problema: pois ela deixou da primeira caridade; ela deixou do primeiro amor. E sabe qual é o "primeiro amor"? Confira abaixo:

  "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo teu poder/pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento." (Deuteronômio 6:5 / Mateus 22:35-38)

  Em resumo, o "primeiro amor" é "amar a Deus acima de nós mesmos"; é deixarmos de lado nosso "eu" para que o "Eu" Divino prevaleça; o primeiro amor consiste em deixar de buscar o que é de interesse pessoal para tão somente buscar aquilo que é do interesse de Cristo (vide Filipenses 2:21); o primeiro amor consiste em deixar de lado a força e a violência para que tão somente o Espírito de Deus atue (vide Zacarias 4:6), pois só através do Primeiro Amor nós conseguimos exercer o verdadeiro Amor pelo próximo assim como o Mestre exerceu (vide A Verdadeira Forma de Amar) não é em vão que a Escritura diz claro em João 15:26 que o Espírito Santo testifica de Cristo (vide O que é falar pelo Espírito de Deus?)

  Em outras sucintas palavras, o Primeiro Amor consiste em crucificar a própria carne ainda em vida para viver e andar em Espírito; dando, dessa forma, espaço para o Espírito Sagrado se manifestar em nosso corpo mortal (vide Gálatas 5:24-25 / Colossenses 3 / Ressurreição / Exortação de Gálatas 5:16 ao 26).

  Apesar da igreja/pessoa desejável ter deixando do Primeiro Amor, vemos no verso 5 que ela deve se lembrar de onde errou e exercer o arrependimento; isto é, tal pessoa deve sentir as próprias misérias, lamentar e chorar; ela deve converter o próprio riso em pranto e a própria alegria em tristeza, pois se humilhando dessa forma ao Senhor Ele a exaltará (vide Tiago 4:9-10)Caso tal igreja/pessoa não se arrependa e não volte a exercer o Primeiro Amor, Deus desligará tal pessoa do "castiçal"

  Em outras palavras, como a Igreja representa o Corpo de Cristo (vide Colossenses 1:24), e como o Corpo de Cristo é o Verbo de Deus Espiritual que se fez carne (vide João 1:1-14 / João 6:51 / João 6:63 / Apocalipse 19:13), então a Igreja do Altíssimo são as pessoas que estão ligadas em Sua Palavra Espiritual (vide A Verdadeira Igreja de Deus)

  Vimos anteriormente que o "castiçal" são "as sete igrejas", isto é, os "castiçais" simbolizam "as pessoas/igrejas que tem o desejo de serem perfeitas e completas como o Mestre/Cristo a fim de serem Luz do mundo e Sal da terra" (vide Mateus 5:13-16); em vista disso, o verso 5 quer dizer que se a igreja/pessoa desejável não se arrepender e não voltar a praticar as primeiras obras, então Deus desligará Sua Palavra Espiritual do entendimento dessa igreja. 

  "6- Tens, porém, isto: Que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço."

  No verso 6 vemos mais uma qualidade que a igreja/pessoa desejável possui além das mencionadas nos versos 2 e 3; e esta qualidade significa o aborrecimento com relação as obras dos nicolaítas, coisa que Deus também aborrece. 

  Para quem não sabe, os "nicolaítas" simbolizam falsos irmãos que querem conquistar o povo mais leigo com relação ao conhecimento de Cristo. Por esse motivo, os nicolaítas se infiltram no meio daqueles que estão vivenciando a liberdade concedida por Cristo a fim de espiar o modo de agir da Igreja de Deus para tentar colocá-la em um jugo de servidão (vide Gálatas 2:4 / Liberdade x Libertinagem)

  Em síntese, os nicolaítas são os falsos irmãos que se acham superiores aos demais irmãos por conta dos respectivos títulos que carregam consigo (pastor, papa, profeta, missionário, cooperador, ancião, bispo, presbítero, etc. / A Doutrina dos Nicolaítas); sendo que, na Verdade, o único título que todos temos abaixo do Mestre é o título de IRMÃOS (vide Mateus 23:8-10)

  Também há relatos de que os nicolaítas defendiam e/ou defendem a "poligamia" (vide Um Pouco Mais Sobre os Nicolaítas), isto é, eles defendiam e/ou defendem que um homem tenha mais de uma esposa ao mesmo tempo ou vice-versa (vide Significado da palavra "poligamia"); e se carnalmente falando isso já é estranho, analisando com os olhos espirituais é um erro gravíssimo! Pois nós somos orientados a ter um único Marido/Esposo, a saber, Deus/Cristo (vide Isaías 54:5 / II Coríntios 11:2); assim como somos orientados a ter uma única Mulher, a saber, a Palavra Sábia de Deus que também é conhecida como nossa Mãe e Cristo (vide Provérbios 2 / Provérbios 6:20 / I Coríntios 1:24 / Significado da palavra "mulher" nas Escrituras)

  Além do mais, vale ressaltar que uma pessoa que não tem um único marido vive em ADULTÉRIO, o que é um erro gravíssimo diante do Eterno (vide O Adultério). Portanto, temos que tomar cuidado, pois os nicolaítas tentam atrair pessoas para um jugo de servidão através de palavras lisonjeiras que mais adoçam a carnalidade ao invés de matar a carnalidade; onde este último, a saber, "matar a carnalidade", todos somos orientados a exercer se é que de fato cremos em Deus e em Sua Palavra Jesus Cristo (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito / Efésios 4:17-32 / Efésios 5 / Colossenses 3).

  Enfim, como podemos ver neste verso 6, a igreja/pessoa desejável - além de possuir as qualidades relatadas nos versos 2 e 3 - também aborrece/detesta as obras dos nicolaítas, coisa que Deus também detesta; pois, na Verdade, Deus nos chama para sermos imitadores Dele (vide Efésios 5:1), perfeitos e santos como Ele (vide Mateus 5:48 /I Pedro 1:15-16 / Levítico 19:2), para que assim exerçamos na vida o Amor Fraterno conosco e com cada um de nossos próximos assim como Ele exerceu (vide João 15:12 / A Verdadeira Forma de Amar / Enfrentando a Realidade); deixando de lado as obras carnais contrárias a Fraternidade para vivenciarmos os Frutos do Espírito Sagrado (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito / Efésios 4:17-32 / Efésios 5 / Colossenses 3) cumprindo, dessa forma, toda a Lei e conduzindo nossa própria vida com êxito (vide A Lei / Conduzindo a Própria Vida).

  "7- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da Árvore da Vida que está no meio do Paraíso de Deus." 

  Como podemos ver no verso 7: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"

  Em outras palavras e em primeiro lugar, para quem não sabe, a palavra "ouvir" significa "entender" (vide Significado da palavra "ouvir"). Em segundo lugar, vemos que devemos ouvir, isto é, devemos entender o que o ESPÍRITO diz para as igrejas/pessoas; logo, temos que nos atentar na voz do ESPÍRITO e não na voz da carnalidade que faz uso dos Escritos Sagrados para abrir brechas na mente das pessoas a fim de induzir pessoas fracas da consciência a exercer práticas imorais e libertinas. 

  Precisamos nos atentar na voz do ESPÍRITO DE DEUS e não na voz da mentira que faz uso dos Escritos Sagrados a fim de propor benfeitorias carnais e materiais como, por exemplo: cura de doenças, ressurreições, porta de emprego, bem-estar conjugal, saúde física, alimento carnal/material, livramentos, prosperidade, etc. (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa para compreender o que o diabo propõe fazendo uso dos Escritos Sagrados). E para quem não sabe, o Espírito Sagrado testifica de Cristo Jesus (vide O que é falar pelo Espírito de Deus?); e tudo que o Mestre nos ensina é somente pertinente a uma vida espiritual, e não carnal (vide João 6:63)Sendo assim, esteja atento e prove/analise que tipo de espírito anda se manifestando na boca das pessoas. 

  Por fim, quem conseguir vencer a carnalidade, reconhecer os erros, se arrepender e voltar para o Primeiro Amor, aos tais será dado de comer direto da Árvore da Vida que está no meio do Paraíso de Deus; os tais serão como Deus, isto é, o maior estará servindo/transmitindo para o menor tudo quanto for útil e essencial para suportar a vivência neste Planeta com amor, humildade, respeito e, acima de tudo, sem fazer uso e/ou se valer de títulos, afinal, somos todos irmãos abaixo de Deus/Cristo (vide Mateus 20:25-28).


   📬 SEGUNDA CARTA: IGREJA DE SMIRNA/ESMIRNA ✉

  "8- E ao anjo da igreja que está em Smirna/Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: 9- Eu sei as tuas obras e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são da sinagoga de Satanás. 10- Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados, e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11- Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." (Apocalipse 2:8 ao 11)


  Agora vamos a exortação dos versos desta Segunda Carta:

  "8- E ao anjo da igreja que está em Smirna/Esmirna, escreve: 'Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu:"


  Em primeiro lugar, a palavra "Smirna e/ou Esmirna" significa "mirra" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos)


  Em segundo lugar, a palavra "mirra" significa "goma-resina de cheiro agradável usada na fabricação de perfume e incenso" (vide Significado da palavra "mirra"), e com base em II Coríntios 2:14, o bom cheio que devemos transmitir através de nossas palavras e atitudes é o Conhecimento de Cristo Jesus

  Em terceiro lugar, com base em Apocalipse 1:17, Cristo Jesus é o Primeiro e o Último, sendo assim, nada além Dele pode ser considerado o Caminho, a Verdade e a Vida, pois somente através Dele conseguimos compreender a Mente Divina e o Fundamento dos Escritos Sagrados de maneira Espiritual (vide João 14:6); pois na Verdade, Cristo Jesus é o Reino, Obra, Justiça, Sabedoria, Poder e Palavra Espiritual de Deus (vide Explicação acerca do Reino de Deus / A Obra de Deus / I Coríntios 1:24 / I Coríntios 1:30 / João 1:1 ao 14 / João 6:51 / João 6:63 / Apocalipse 19:13); Ele é o Fundamento que foi posto e fora Ele não há outro (vide I Coríntios 3:11); Ele é o Mestre e o Pastor (vide Mateus 23:8 / João 10:11); Ele é a Palavra da Fé que nos foi pregada (vide A Verdadeira Fé), enfim, Ele é Deus (vide I João 5:20 / João 10:30)

  Agora, nos próximos versos, analisemos o que o Mestre tem para dizer para a pessoa/igreja que possui consigo um cheiro agradável, isto é, o bom perfume que exala o Conhecimento do Eterno (vide II Coríntios 2:14):

  "9- Eu sei as tuas obras e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são da sinagoga de Satanás."


  Em primeiro lugar, vemos que Deus/Cristo conhece as obras, tribulação e pobreza de tal igreja/pessoa apesar dela ser rica. Em outras palavras, para quem não sabe, as obras que a Igreja de Deus exerce são com base na Obra de Deus que é Cristo Jesus (vide João 6:29), ou seja, as obras da Igreja de Deus é com base na crença no Mestre. E tais obras geram edificação no entendimento daqueles que tem sede do Alimento espiritual - a Vontade Divina - fazendo, dessa forma, com que a Fé não seja morta (vide A Fé sem Obras é Morta / A Vontade de Deus). 


  A tribulação que a Igreja de Deus passa é a mesma de Jesus Cristo, dos Profetas e Apóstolos; porquanto a Igreja de Deus não possui alívio algum na carne e a mesma também sabe que o Deus Vivo não tem compromisso algum com a carne de ninguém. Dessa forma, a Igreja de Deus não se deixa abater pelas injúrias, afrontas e torturas que sofre no decorrer desta vida carnal, pois como está escrito: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos. Trazendo por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus em nosso corpo, para que a Vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos." (II Coríntios 4:8-10). "Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, como também padecer por Ele." (Filipenses 1:29).

  Com relação a "pobreza", vemos que foi enfatizado que ao contrário de pobre a igreja/pessoa de Esmirna - a igreja/pessoa que possui consigo o bom perfume do conhecimento de Cristo é rica (vide II Coríntios 2:14)

  Em outros termos, tal igreja/pessoa tem aparência de pobre no sentido de aparentar simplicidade e/ou falta de algo justamente pelo fato dela não se vangloriar, não fazer uso de títulos, etc.; ela tem aparência de pobre justamente por ela não ter uma ampla sabedoria humana, porém, tal igreja/pessoa é ricaE esta riqueza não é relacionada a nada carnal e/ou material! Pois a Verdadeira Riqueza dada por Deus é aquilo que é espiritual, e não carnal. A riqueza dada por Deus não é algo passageiro, mas sim algo eterno (vide Eclesiastes 3:14 / II Coríntios 4:18)

  De maneira objetiva: a Riqueza dada por Deus é o adentrar no Reino dos Céus, isto é, o adentrar no pleno Conhecimento do Eterno e de Sua Palavra denominada Jesus Cristo (vide Explicação acerca do Reino de Deus); é a vivência da Vontade Divina (vide A Vontade Divina)é o adquirimento da Sabedoria Espiritual do verdadeiro Deus; e essa Sabedoria nos concede a Mente de Cristo, afinal, Ele é considerado a Sabedoria e Poder Espiritual do Pai dos espíritos (vide I Coríntios 1:24).

  "Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na Fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que O amam?" (Tiago 2:5)

  "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." (Mateus 5:3)


  Como podemos constatar nestas passagens de Tiago 2:5 e Mateus 5:3, Deus escolheu, isto é, Deus ama e libera para os pobres de espírito o adentrar no Reino dos Céus; tornando estes pobres de espírito herdeiros do Reino para enriquecerem na Fé. E para quem não sabe, uma pessoa "pobre de espírito" é uma pessoa que carece do Alimento Espiritual e vive pedindo e buscando o Mesmo, pois se analisarmos em um dicionário o significado da palavra "pobre", veremos que ela significa "pessoa que tem carência do necessário à sobrevivência; quem vive pedindo esmola" (vide Significado da palavra "pobre"); e como Cristo enfatizou que "bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus", então é possível constatar que aqueles que pedem e buscam o Alimento para o espírito herdam o Reino dos Céus; herdam o Conhecimento de Deus e de Sua Palavra Espiritual denominada Jesus Cristo; vivem a Vontade Divina já nesta vida! 


  Em síntese, como podemos ver em Tiago 2:5, Deus ama e libera aos pobres de espírito o Reino dos Céus; Ele ama e libera para aqueles que tem sede do Alimento espiritual o adentrar no Reino dos Céus - o desfrute da Vontade Divina; então Deus permite que os tais tenham Sua Mente para discernirem tudo e de ninguém serem discernidos (vide I Coríntios 2)

  Logo, o Eterno faz dos pobres de espírito que O amam herdeiros de Seu Reino; Ele enriquece os pobres de espírito na Fé, isto é, Ele enriquece os pobres de espírito com base em Sua Palavra Jesus Cristo no pleno conhecimento daquilo que não se vê com os olhos humanos, e estes pobres de espírito, de Fé em Fé, vão descobrindo cada vez mais a Justiça de Deus: como Ela é, como Ela age, etc.; pois, na Verdade, tanto a Fé quanto a Justiça de Deus é Cristo Jesus (vide A Verdadeira Fé / I Coríntios 1:30)

  Então os pobres de espírito, ao receber de Deus a permissão para adentrar em Seu Reino/Conhecimento, passam a ter a Mente de Cristo e, consequentemente, conseguem compreender o útil dos Escritos Sagrados, a saber, o sentido espiritual (vide Isaías 48:17 / João 14:6 / João 6:63) - até porque somente aquilo que é espiritual é eterno já que qualquer conhecimento humano e seus feitos é passageiro; pois assim que a carne desfalece seu respectivo conhecimento humano se desfaz junto a ela. Contudo, aquilo que é eterno prevalece por toda uma eternidade (vide II Coríntios 4:18 / I Pedro 1:24-25)

  Portanto, como podemos ver neste verso 9, Deus conhece muito bem a igreja/pessoa que possui consigo o bom perfume do Conhecimento de Cristo; e como também podemos ver, Deus também conhece "a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são da sinagoga de Satanás"

  Caro leitor, em primeiro lugar, a palavra "blasfêmia" significa "discurso e/ou palavra proferida que ofende fortemente uma divindade, insulta uma religião ou tudo que pode ser considerado sagrado" (vide Significado da palavra "blasfêmia")

  Em segundo lugar, Deus e Sua Palavra Espiritual denominada Jesus Cristo são as únicas coisas que são consideradas Sagradas. 

  Em terceiro lugar, a única Religião capaz de nos religar com Deus é o ato de amarmos nosso próximo como Jesus Cristo nos amou e se guardar/preservar de qualquer coisa mundana/carnal que corrompa nosso espírito (vide A Verdadeira e Única Religião)

  Em quarto lugar, a maior ofensa/blasfêmia que alguém possa cometer com a Divindade e com a Religião que Ele estabeleceu é o ato de associar o Poder e a Palavra de Deus que é espiritual para fins carnais e materiais; onde tais atos - além de serem considerados uma ofensa/blasfêmia ao Criador que é Pai dos espíritos e tem uma Palavra que só tem compromisso com espíritos e não com carnes (vide Hebreus 12:9 / João 6:63) -, também são considerados adultério perante o Pai (vide O Adultério)

  Em quinto lugar, para quem não sabe, a palavra "judeu" é sinônimo de "hebraico, hebreu, israelita, judaico, judio, semita e semítico" (vide Significado da palavra "judeu"); sendo assim, muitas pessoas acham que são "judeus/israelitas" diante de Deus só porque conhecem aquilo que contém numa Escritura de forma literária; porém, o Verdadeiro judeu/israelita perante o Altíssimo é aquele que examina as Escrituras a fim de aprender sobre a Palavra de Deus Espiritual contida além da letra e procura vivenciar a Mesma; o Verdadeiro judeu e israelita é aquele que não associa o Poder e a Palavra Divina para fins carnais e materiais; o Verdadeiro judeu e israelita é aquele que adora o Pai em Espírito e em Verdade e só espera de Deus aquilo que não se vê, a saber, a Vida Eterna (vide João 4:22 ao 24 / Romanos 2:28-29 / II Coríntios 3 / I João 2:25 / Tito 1:2 / Romanos 8:24-25 / Romanos 5:5 / A Vida Eterna), procurando viver mantendo o espírito, a alma e o corpo irrepreensíveis diante do Pai (vide I Tessalonicenses 5:23)

  Contudo, há os falsos judeus e israelitas por aí, e estes se julgam judeus, israelitas e servos de Deus, porém, ELES NÃO SÃO! Pelo contrário, eles pertencem a sinagoga de Satanás; eles pertencem ao templo de Satanás aos quais o Deus Vivo não habita (vide Atos 7:47 ao 50 / Atos 17:24-25 / O Verdadeira Igreja de Deus)

  Os falsos judeus são justamente aqueles que cedem para a tentação do diabo e ainda acham que é Deus abençoando eles; e para quem ainda não sabe, o diabo tenta cada um de nós se usando dos Escritos Sagrados para ofertar benfeitorias carnais e materiais como, por exemplo, comida carnal, livramento carnal e prosperidade carnal e/ou material - e tudo isso podemos aprender analisando minuciosamente a passagem de Lucas 4:1-13: A Tentação de Cristo (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa). Desse modo, o diabo induz as pessoas mediante a leitura literária das Escrituras a cometer o adultério perante o Pai, principalmente quando elas estão passando por alguma adversidade na vida carnal e/ou material como, por exemplo, doenças, fome, percas, etc. (vide O Adultério)

  Os falsos judeus, como podemos constatar, pertencem a sinagoga de Satanás, porquanto eles cedem para as tentações do diabo e ainda acham que o Deus Vivo está na vida deles; porém, quem está na vida deles é Satanás. Consequentemente, ao invés destes judeus estarem debaixo da Graça de Deus eles estão debaixo da Ira de Deus; pois, na Verdade, quem não crê em Cristo Jesus somente por conta daquilo que não se vê, a saber, aquilo que é espiritual/eterno, tais pessoas não veem a Vida dentro de si e, desse modo, a Ira de Deus permanece sobre elas

  Ou seja, quem não crê em no Mestre só com foco naquilo que é espiritual - além de tais pessoas não contemplarem a Vida dentro de si, a saber, Cristo (vide João 14:6) - elas permanecem sendo escravas de Satanás, pois Satanás é a Ira de Deus (vide II Samuel 24:1 / I Crônicas 21:1 / João 3:36); e quem vive debaixo da Ira de Deus sofre e faz outras pessoas sofrerem psicologicamente, pois tais pessoas vivem e induzem outras pessoas cegas a viverem confusas já que Satanás se usa de falsos profetas para induzir pessoas a esperar o cumprimento de suas palavras relacionadas a uma vida carnal e material - lembrando que ele executa quando quer e para quem quer sinais e prodígios carnais e materiais a fim de propagar a acepção de pessoas, contendas, discórdias e a blasfêmia do Nome/Palavra Divina (vide Os Profetas / Mateus 24:24 / Ezequiel 13:4-7 / Discernindo os Espíritos). 

  Em resumo, as pessoas que vivem debaixo da Ira de Deus (pessoas que vivem guiadas por Satanás), ao acontecer algo na vida carnal como, por exemplo, cura de alguma doença carnal, livramento carnal ou prosperidade carnal, tais pessoas blasfemam da Palavra de Deus ao dizer que foi Deus quem as abençoou; sendo que, na Verdade, Deus não se envolve em nada relacionado a uma vida carnal e/ou material (vide Hebreus 12:9 / João 6:63) - sem contar que as bênçãos do Eterno são espirituais e Ele já nos abençoou com tais bênçãos espirituais (vide Efésios 1:3). Todavia, através de palavras mal ditas pelos falsos judeus, pessoas promovem acepção de pessoas e uma má confusão, coisas contrárias ao Deus Vivo (vide Deuteronômio 10:17 / Romanos 2:11 / Tiago 2:1 ao 13 / I Coríntios 14:33 / Exortação de I Coríntios 14).

  Portanto, vemos neste verso 9 que da mesma maneira que Deus conhece o proceder da igreja/pessoa que exala o bom cheiro do Conhecimento de Cristo, Ele também conhece o proceder daqueles que se dizem judeus, mas que não são. Contudo, todos somos irmãos (vide Mateus 23:8); e irmãos não devem brigar uns com os outros, mas sim admoestar uns aos outros a fim de que todos compreendam a Voz do Pai. Irmãos devem alertar pelo menos uma vez o irmão que se encontra na cegueira a fim de que ele possa enxergar a Luz de Cristo, se ele quiser e crer (vide Hebreus 3:13-15 / Ezequiel 33:7-9). Sendo assim, aos verdadeiros judeus, segue as recomendações abaixo:

  "E ao servo do Senhor, não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão aos que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a Verdade e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos." (II Timóteo 2:24 ao 26)

  "Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo para que não sejas também tentado." (Gálatas 6:1)


  "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará corrupção; mas o que semeia no Espírito, ceifará a Vida Eterna." (Gálatas 6:7-8)


  "10- Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados, e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida."


  No verso acima vemos que Deus/Cristo já alerta a igreja/pessoa que exala o bom perfume de Cristo para que ela não tema nada das coisas que há de padecer, a saber, as tribulações da vida. Vemos que Deus/Cristo já deixou tal igreja/pessoa alertada de que o diabo lançaria algumas igrejas/pessoas na prisão, e esta prisão é a mesma prisão que João Batista passou (vide Mateus 11); porquanto mesmo João Batista ter anunciado veemente que Jesus era/é o Filho de Deus que havia de vir ao mundo (vide João 3:29-34), constatamos em Mateus 11:2-3 que quando João Batista estava no cárcere/prisão quis entrar uma dúvida nele com relação a Cristo, pois por um instante João Batista questionou se de fato Jesus era mesmo aquele que havia de vir em Nome de Deus. 


  Todavia, Jesus Cristo confortou João Batista dizendo que os cegos viam, os leprosos eram limpos, os coxos andavam, os mortos eram ressuscitados e aos pobres estava sendo anunciado o Evangelho (vide Mateus 11:4-5); e tudo isso que o Mestre realizou e realiza até hoje é algo espiritual, e podemos comprovar isso lendo João 6:63

  Sendo assim, vemos neste verso 10 que Deus, por nos amar tanto, já adverte a igreja/pessoa que exala o bom perfume do Conhecimento de Cristo que ela vai padecer e que o diabo lançará algumas igrejas/pessoas na prisão, isto é, o diabo lançará algumas igrejas/pessoas no conflito mental para tentá-las; a fim de fazer com que tais igrejas/pessoas fiquem se questionando se de fato algo relacionado a vida carnal e/ou material é ou não é Deus quem fez e/ou faz. Logo, o diabo lança igrejas/pessoas na prisão/conflito mental a fim de provar/analisar se tais igrejas/pessoas vão ou não adulterar no matrimônio com Deus (vide O Adultério)

  Outra coisa interessante a explanar é que quando se fala de uma tribulação de "10 dias", isso significa que enquanto estivermos neste tabernáculo de carne sempre seremos tentados pelo diabo; sempre teremos conflitos mentais, pois nossa carne seguida de um conhecimento humano sempre se oporá ao Espírito de Deus (vide Gálatas 5:16 ao 26 / Exortação de Gálatas 5:16 ao 26)

  Em resumo, o número "10" significa "tempo de provação humana; perfeição"; e para quem não sabe, a palavra "perfeito (a)" significa "algo completo" (vide Significado da palavra "perfeito"), e algo perfeito/completo pode ser tanto bom quanto mau, pois tanto o Bem pode ser perfeito por estar completo em bondade, quanto o mal pode ser perfeito por estar completo em maldade. 

  Em outras palavras, mediante tais fatos, vemos que Deus/Cristo já alerta neste verso 10 que durante o tempo em que estivermos vestidos com esta roupa humana nós seremos tentados pelo diabo da mesma maneira que Jesus Cristo foi  (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa); enquanto estivermos vestidos com esta roupa humana nossa carne sempre tentará se opor ao Espírito de Deus (vide Gálatas 5:16 ao 26 / Exortação de Gálatas 5:16 ao 26); enquanto estivermos vestidos com esta roupa humana nós sempre teremos conflitos mentais. Todavia, se estivermos vestidos com todos os itens da Armadura Divina, assim como Jesus Cristo venceu, nós também podemos vencer, basta ter Fé, isto é, basta crer e esperar de Deus somente aquilo que não se vê, a saber, a Vida Eterna (vide João 16:33 / I João 5:4 / Explicação acerca da Armadura de Deus)

  Desse modo, vemos neste verso 10 que Deus/Cristo já deixa claro que se formos fiéis a Ele até a morte - se formos fiéis a Ele neste Matrimônio Santo sem adulterar até a morte da nossa própria carne ainda em vida ser consumada e até a hora da morte física chegar (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente) - Ele dará para a igreja/pessoa que exala o bom perfume do Conhecimento de Cristo a coroa da Vida; ou seja, Ele dará para tal pessoa a Glória da Vida (vide Significado da palavra "coroa"); e como Cristo é a Vida (vide João 14:6), então para quem for fiel ao Eterno e resistir até o fim as tentações do diabo, o Pai dos Espíritos fornece para o vencedor Sua Glória tornando, dessa forma, o vencedor igual a Ele.

  "11- Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." 


    Enfim, quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, isto é, quem tem entendimento procure entender o que o ESPÍRITO diz para as pessoas. Aquele que vencer as tribulações da vida e as tentações do diabo não sofrerá o dano da segunda morte. E com relação a este último item, a saber, "o dano da segunda morte", por hora não estou autorizada por Deus a falar sobre o assunto; e a passagem de I Coríntios 3, em especial I Coríntios 3:1-3, já explica o porquê de não poder se falar de determinadas línguas estranhas.


   📬 TERCEIRA CARTA: IGREJA DE PÉRGAMO ✉

  "12- E ao anjo que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: 13- Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha Fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. 14- Mas umas poucas coisas tenho contra ti: Porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. 15- Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço. 16- Arrepende-te, pois, quando não breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. 17- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." (Apocalipse 2:12 ao 17)


   Agora vamos a exortação dos versos desta Terceira Carta:


  "12- E ao anjo que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:"


   Em primeiro lugar, a palavra "Pérgamo" quer dizer "cidadela; burgo" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos), o termo "cidadela" significa "fortaleza que domina ou defende uma cidade" (vide Significado da palavra "cidadela") e a palavra "burgo" significa "pequena povoação; cidade menor que depende de outra maior; vila; aldeia" (vide Significado da palavra "burgo"). Sendo assim o "anjo que está em Pérgamo" é, na verdade, um mensageiro forte que domina e/ou defende uma cidade/povoação menor que depende de outra maior


  Em segundo lugar, com base em Apocalipse 1:13-16, aquele que tem a Espada aguda de dois fios é Cristo; sendo esta Espada a Palavra de Deus Espiritual (vide Efésios 6:17 / João 6:63 / Exortação de Efésios 6:10 ao 20). E essa Espada possui "dois fios" porque a Palavra de Deus Espiritual é uma Espada que corta tanto na letra quanto no Espírito; Ela pode tanto matar quanto vivificar

  Agora analisemos abaixo o que Deus, através de Sua Palavra Jesus Cristo, quer dizer para aqueles que se encontram em "Pérgamo"; isto é, vejamos o que o Eterno, através de Sua Palavra Jesus Cristo, quer dizer para o mensageiro forte que domina e/ou defende uma cidade/povoação menor que depende de outra maior:

  "13- Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha Fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita."


  Vemos que o Mestre conhece as obras deste anjo/mensageiro forte que domina e/ou defende uma cidade/povoação menor que depende de outra maior; Deus/Cristo conhece as obras que a igreja/pessoa de Pérgamo exerce com base na Obra Divina que é a crença em Cristo Jesus (vide A Obra de Deus)


  Além do Mestre deixar bem claro que sabe onde o anjo/mensageiro habita, Ele também diz que esta habitação é justamente onde habita o trono de Satanás; e com base em Lucas 4:5-6, podemos constatar que o trono de Satanás é este Planeta (vide Exortação de Lucas 4:1 ao 13); o trono de Satanás é o mundo, isto é, é a carnalidade seguida de sua concupiscência carnal, concupiscência dos olhos/discernimento/conhecimento humano e soberba da vida (coisas estas que somos recomendados a não amar - vide I João 2:15-16 / I João 5:19)

  E para quem não sabe, Satanás age na vida das pessoas através da emoção humana conhecida, através de uma simbologia, como coração; onde o nosso coração é conhecido como terra. Dessa forma, Satanás fica por aí rodeando a terra/coração/emoção humana de cada um de nós com o intuito de nos confundir por meio da leitura literária das Escrituras para que sejamos tanto adúlteros perante o Pai (vide Jó 1:7 / O Adultério), quanto seres que conduzem e própria vida de maneira irracional (Conduzindo a Própria Vida).

  Apesar do anjo habitar no mesmo lugar que Satanás (lembrando que nós somos os anjos porque cada um de nós carrega consigo uma mensagem), vemos que tal mensageiro, mesmo convivendo lado-a-lado com Satanás, ainda assim ele retém o Nome de Cristo consigo; e como vemos em Apocalipse 19:13, o Nome Divino é A Palavra de Deus. Desse modo, vemos que mesmo o anjo habitando no mesmo lugar que Satanás ele continua guardando consigo a Palavra de Deus; ele não deixa escapar de suas mãos a Palavra de Deus; ele conserva consigo mesmo a Palavra de Deus. 

  Além do anjo guardar/reter consigo a Palavra de Deus, também vemos que ele não nega a Fé de Cristo, onde tal Fé é crer somente naquilo que não se vê com esta roupa humana, a saber, Cristo/Vida Eterna (vide A Verdadeira Fé). Quando o Mestre diz: "... e não negaste a minha Fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita"; este nome "Antipas" vai muito além de uma pessoa específica. 

  Em outras palavras, como em II Coríntios 5:16 somos orientados a não conhecer absolutamente ninguém segundo a carne, então procuramos conhecer o nome das pessoas mediante a mensagem que o mesmo nos traz (vide A Importância dos Nomes nas Escrituras); e no caso do nome "Antipas", este significa "contra todos" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos). Em vista disso, "os dias de Antipas" ao qual Cristo se refere na verdade são os dias daqueles que por amor a Fé Viva são contra todos aqueles que proferem doutrinas contrárias a Doutrina Divina que é a Piedade (vide A Doutrina de Cristo)

  Desde que habita seres vivos neste planeta, sempre houve e sempre haverá pessoas que são contra a falsa fé, onde esta falsa fé é associar o Poder de Deus para fins carnais e materiais. Sempre houve e sempre haverá pessoas pregando o arrependimento e indo contra a mentira. Sempre houve e sempre haverá pessoas que são contra a falta de amor, perdão e misericórdia. 

  Quando é dito que Antipas é a fiel testemunha de Cristo, isso significa que todos aqueles que são contra a mentira são considerados as fieis testemunhas do Eterno; porquanto tais pessoas/igrejas - mesmo vivendo no mesmo lugar que Satanás - não negam a Fé e a esperança daquilo que não se vê, a saber, Cristo/Vida Eterna. Logo, tais igrejas/pessoas testemunham de Cristo mesmo habitando no mesmo lugar que Satanás. 

  Todos aqueles que são contra a mentira e seus feitos morrem fisicamente neste lugar que Satanás habita do mesmo modo que todos os demais seres vivos (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente). E os tais também morrem no entendimento daqueles que optam ter por pai ao diabo, pois, na Verdade, aqueles que preferem o diabo com suas ofertas materializadas acabam deixando cair no esquecimento a Palavra de Deus Espiritual (vide Mateus 24:9 / João 8:42-44 / Exortação da Parábola do Semeador).  

  "14- Mas umas poucas coisas tenho contra ti: Porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem."

 Embora esta igreja possua consigo um anjo/mensageiro/mensagem forte que domina e/ou defende uma cidade/povoação menor que depende de outra maior, há uma pequena falha nesta igreja; porquanto mesmo ela guardando consigo a Palavra de Deus Espiritual e ser contra tudo aquilo que é oposto aos Ensinamentos do Mestre, esta igreja/pessoa ainda tem consigo e/ou por perto palavras que seguem a doutrina de Balaão. 

  Se analisarmos a passagem de Números capítulos 22, 23 e 24, nós conseguiremos compreender a doutrina de Balaão e o que de fato Balaão estava fazendo com Balaque e, consequentemente, com todo o povo que dava ouvidos a Balaque. 

  Em resumo, analisando minuciosamente a passagem de Números capítulos 22, 23 e 24, veremos que Balaque queria que Balaão amaldiçoasse o povo que havia saído do Egito (vide Números 22:1 ao 7), porém, Deus disse para Balaão que não era para amaldiçoar o povo que havia saído do Egito (vide Números 22:12); entretanto, mesmo Deus deixando bem claro para Balaão o Seu decreto, ainda assim Balaão foi ao encontro de Balaque e sempre semeava em nele uma falsa esperança. Ou seja, Balaão sempre dava a entender para Balaque que mediante os altares e sacrifícios que Balaque fizesse Deus apareceria para ele (Balaão) e lhe daria Sua resposta acerca do pedido de Balaque. Porém, quando Deus determina uma coisa, o que Ele determinou está determinado e não há nada que alguém possa fazer para mudar aquilo que o Senhor determinou (lembrado que o que Deus já determinou e prometeu para todos nós é a Vida Eterna - vide A Promessa de Deus). Dessa forma, mesmo diante de sacrifícios, Deus deixou bem claro para Balaão que não era para amaldiçoar o povo que havia saído do Egito; todavia, Balaão insistia em fazer com que Balaque continuasse com a falsa esperança de que Deus poderia mudar de ideia.

  Se observarmos de maneira mais minuciosa, veremos que o nome "Balaão" significa "devorador ou destruidor do povo" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos), o nome "Balaque" significa "devastador, gastando"  (vide Dicionário de Nomes Bíblicose a palavra "gastando" é sinônimo de "inutilizado" (vide Significado da palavra "gastando"). Sendo assim, como é possível constatar através da leitura de Números capítulos 22, 23 e 24 que a doutrina de Balaão é denominada como a falsa esperança, então conclui-se que "a falsa esperança destrói o povo, fazendo com que o mesmo fique devastado e inutilizado"

  Caro leitor, preste bem atenção: a única e verdadeira esperança que somos orientados a nutrir por Deus é a esperança da Vida Eterna, até porque a única coisa que o Eterno nos prometeu é somente a Vida Eterna (vide I João 2:25 / Romanos 8:24-25 / Tito 1:2 / Romanos 5:5 / A Promessa de Deus), e a Vida Eterna é algo concedido apenas através de Cristo Jesus; pois além Dele ser o Caminho para se conhecer a Deus e a Verdade Divina, Ele também é a Vida (vide João 14:6)

  Em outras palavras, a palavra "esperança" significa "Fé; confiança de que algo bom acontecerá; espera baseada na possibilidade de que um desejo se torne realidade (vide Significado da palavra "esperança"); entretanto, durante o tempo de ignorância, infelizmente muitas pessoas vivem crendo e propagando por aí falsas esperanças. E sabe porque digo que é falsa? Porque qualquer coisa que se espere relacionado a uma vida carnal e/ou material é algo contestável, ilusório, passageiro e visível perante a carne; sendo que com base em Romanos 8:24-25 a verdadeira esperança é o ato de se esperar aquilo que não vemos com esta roupa humana - e a única coisa que não vemos e que é eterno é a Vida Eterna/Cristo (vide I João 2:25 / Romanos 8:24-25 / Tito 1:2 / Romanos 5:5)

  Ao contrário da verdadeira esperança em Deus, a falsa esperança só traz confusão e tudo relacionado a ela é passageiro. Um exemplo de falsa esperança se encontra na boca de pessoas que dizem as seguintes frases: "Tenho fé que Deus vai fazer uma obra; tenho fé que Deus vai curar fulano; tenho fé que Deus vai abrir a porta de emprego; tenho fé que Deus vai restaurar meu casamento; tenho fé que Deus vai libertar ciclano. Ainda hoje Deus vai passar na sua casa; ainda hoje acontece um milagre na sua vida e na sua casa, etc.". Tudo isso que as pessoas dizem por aí é uma falsa esperança, pois além delas esperarem de Deus algo que não é pertinente a Palavra Dele que é tão somente espiritual (vide João 6:63), pessoas esperam coisas relacionadas a uma vida carnal e/ou material, coisas que Deus também não tem envolvimento. 

  Sabe qual é o maior problema de se envolver Deus e Sua Palavra com a falsa esperança? O problema é que tais erros ocasionam na vida de pessoas uma má confusão e a acepção de pessoas, coisas contrárias ao Deus Vivo (vide Romanos 2:11 / I Coríntios 14:33 / Exortação de I Coríntios 14); pois, na Verdade, todas as vezes que pessoas dizem que foi Deus quem fez algo voltado para uma vida carnal e/ou material seja em forma de beneficiação quanto em forma de punição, além destas pessoas confundirem o Poder de Deus com o poder dos espíritos dos demônios que fazem prodígios e maravilhas (vide Apocalipse 16:13-14 / Mateus 24:24), tais pessoas propagam a acepção de pessoas e a confusão, porque através das palavras malditas destas pessoas surge na mente de outras pessoas a seguinte questão: "Quer dizer que Deus fez isso para fulano enquanto beltrano está naquela situação? Quer dizer que Deus fez isso por ciclano enquanto aquela criança pura está passando por aquilo? Quer dizer que Deus alimentou a carne de um fulano com nações passando fome? Quer dizer que Deus curou só a carne de ciclano com bilhões de pessoas em leitos hospitalares? Quer dizer que um Deus de amor mata pessoas?".

  Em vista disso, quando pessoas proclamam palavras malditas envolvendo o nome "Deus" e/ou o Verbo/Poder Divino, estas pessoas promovem a acepção de pessoas e uma má confusão na vida de muita gente; logo, tais pessoas não estão experimentadas na Lei Divina que é o amor ao próximo (vide A Lei). Por isso Cristo diz: "Errais, não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus" (Mateus 22:29). E como o Poder de Deus é Cristo (vide I Coríntios 1:24), sendo Ele a Palavra de Deus Espiritual (vide João 1:1-14 / João 6:51 / João 6:63 / Apocalipse 19:13), então, na Verdade, o Mestre diz: "Errais, não conhecendo as Escrituras e nem a Palavra de Deus Espiritual"

  Em resumo, a falta do Conhecimento Eterno faz com que diversas pessoas cometam muitos erros; por conseguinte, a doutrina de Balaão tem se proliferado pelo mundo afora tornando aqueles que seguem tal doutrina pessoas débeis, fracas e ignorantes.

  Você pode estar se perguntando neste exato momento: "Então é errado eu esperar, por exemplo, por uma bonificação em meu trabalho?". Caro leitor, desde que você não envolva Deus e Sua Palavra nesta esperança relacionada a uma vida carnal e/ou material, o que você espera é problema seu 😉. Porém, se você atribui a Deus e a Sua Palavra, por exemplo, o fato de ter subido de cargo em seu trabalho, fique sabendo que você é um miserável e adúltero (vide O Adultério); aliás, todos aqueles que associam Deus e Sua Palavra com algo relacionado a esta vida passageira são pessoas miseráveis e adúlteras.

   Outra coisa que também podemos constatar neste verso 14 de Apocalipse 2 é que a doutrina de Balaão, a saber, a falsa esperança, faz com que seus seguidores comam dos sacrifícios da idolatria e, consequentemente, tornem-se prostitutos diante de Deus. 

  Em resumo, a falsa esperança faz com que pessoas fracas da consciência se deixem levar por Satanás, por suas ofertas materializadas e por suas respectivas sinagogas, cometendo, desse modo, a idolatria com relação aquilo que é carnal e/ou material. E para quem não sabe, a idolatria é o ato de cultuar os ídolos; e os ídolos podem ser qualquer tipo de ser vivo ou algum objeto inanimado (vide O Ídolo e a Idolatria)

  Sendo assim, a falsa esperança faz com que pessoas comam/ingiram/acreditem que Deus tem envolvimento com algo relacionado a uma vida carnal e/ou material; dessa forma, tais pessoas se tornam idólatras e prostitutas diante do Pai dos espíritos.

  "15- Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço."


  Além de haver pessoas/igrejas seguindo a maldita doutrina de Balaão, a saber, a falsa esperança; vemos que há também na igreja/pessoa de Pérgamo o seguimento da doutrina dos nicolaítas, coisa que Deus/Cristo também aborrece/detesta. 


  Acerca dos "nicolaítas", vamos recapitular: 

  Os "nicolaítas" simbolizam falsos irmãos que querem conquistar o povo mais leigo com relação ao conhecimento de Cristo. Por esse motivo, os nicolaítas se infiltram no meio daqueles que estão vivenciando a liberdade concedida por Cristo a fim de espiar o modo de agir da Igreja de Deus para tentar colocá-la em um jugo de servidão (vide Gálatas 2:4 / Liberdade x Libertinagem)

  Em síntese, os nicolaítas são os falsos irmãos que se acham superiores aos demais irmãos por conta dos respectivos títulos que carregam consigo (pastor, papa, profeta, missionário, cooperador, ancião, bispo, presbítero, etc. / A Doutrina dos Nicolaítas); sendo que, na Verdade, o único título que todos temos abaixo do Mestre é o título de IRMÃOS (vide Mateus 23:8-10)

  Também há relatos de que os nicolaítas defendiam e/ou defendem a "poligamia" (vide Um Pouco Mais Sobre os Nicolaítas), isto é, eles defendiam e/ou defendem que um homem tenha mais de uma esposa ao mesmo tempo ou vice-versa (vide Significado da palavra "poligamia"); e se carnalmente falando isso já é estranho, analisando com os olhos espirituais é um erro gravíssimo! Pois nós somos orientados a ter um único Marido/Esposo, a saber, Deus/Cristo (vide Isaías 54:5 / II Coríntios 11:2); assim como somos orientados a ter uma única Mulher, a saber, a Palavra Sábia de Deus que também é conhecida como nossa Mãe e Cristo (vide Provérbios 2 / Provérbios 6:20 / I Coríntios 1:24 / Significado da palavra "mulher" nas Escrituras)


  Além do mais, vale ressaltar que uma pessoa que não tem um único marido vive em ADULTÉRIO, o que é um erro gravíssimo diante do Eterno (vide O Adultério). Portanto, temos que tomar cuidado, pois os nicolaítas tentam atrair pessoas para um jugo de servidão através de palavras lisonjeiras que mais adoçam a carnalidade ao invés de matar a carnalidade; onde este último, a saber, "matar a carnalidade"todos somos orientados a exercer se é que de fato cremos em Deus e em Sua Palavra Jesus Cristo (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito / Efésios 4:17-32 / Efésios 5 / Colossenses 3).

  "16- Arrepende-te, pois, quando não breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca."

  Portanto, para aqueles que estão seguindo a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas, Deus pede que tais pessoas se arrependam de tais erros, pois através do arrependimento conseguimos deixar para trás hábitos ignorantes para vivenciar a Razão que o Espírito Divino nos concede; progredindo, dessa forma, na prática do Amor pelo próximo (vide A Verdadeira Forma de Amar)
Entretanto, caso alguém não exerça o arrependimento, brevemente Deus/Cristo virá até esta pessoa/igreja que não exerceu arrependimento e batalhará contra a mesma através da Espada de Sua boca que é a Palavra de Deus Espiritual. 

  Em outras palavras, caso uma igreja/pessoa não se arrependa de seus respectivos erros, Deus se usa de seus discípulos para disputar a palavra com aqueles que estão optando por seguir a ignorância; e por meio de Seus discípulos Deus roga/insiste para que tais pessoas que estão errando se arrependam de seus erros e se reconciliem com Ele (vide II Coríntios 5:18-20) - lembrando que os discípulos do Mestre não disputam a palavra através de sabedoria humana, pelo contrário, eles disputam por meio da demonstração de Espírito e de Poder  (vide II Coríntios 1:12 / I Coríntios 2:4-5); e como o Poder de Deus é Cristo e como o Espírito Santo testifica de Cristo Jesus (vide I Coríntios 1:24 / João 15:26 / Explicação Acerca do Falar Pelo Espírito de Deus), então os discípulos do Mestre disputam a palavra demonstrando e comparando tudo com Jesus Cristo (os Ensinos Dele), pois Deus quer que todos se salvem da mentira e conheçam a Verdade (vide I Timóteo 2:4).

  "17- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, darei Eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe."

  Enfim, quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, isto é, quem tem entendimento procure entender o que o ESPÍRITO diz para as pessoas. Para aqueles que vencerem, isto é, para aqueles que deixarem de lado a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas, Deus lhes dará de comer do maná escondido (vide Êxodo 16:15 e 31 / Salmos 78:24), onde este Maná escondido é o Pão da Vida, a Carne de Cristo, o Verbo de Deus Espiritual (vide Hebreus 9:4 / João 1:14 / João 6:51 / João 6:63). Para quem vencer, Deus também lhes dará uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. 

  Em resumo, cada um de nós é considerado uma pedra; e quando nascemos da água e do Espírito nós deixamos de ser pedras mortas para sermos pedras vivificadas (vide I Pedro 2:1-5 / O Verdadeiro Batismo / Ressurreição). Desse modo, após tal renascimento nós passamos a ser uma nova criatura em novidade de espírito (vide II Coríntios 5:14-17), recebemos um novo nome dado por Deus que somente quem recebe O conhece, e nossas vestes se tornam brancas porque quem nasce de novo não comete mais pecado (vide I João 3:9 / I João 5:18 / O Pecado)

  Portanto, quem tem entendimento procure entender o que o ESPÍRITO diz para nós.


  📬 QUARTA CARTA: IGREJA DE TIATIRA ✉

  "18 - E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo e os seus pés semelhantes ao latão reluzente: 19- Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. 20- Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensina e engana os meus servos para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. 21- E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição, e não se arrependeu. 22- Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação se não se arrependerem das suas obras. 23- E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 24- Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não tem esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. 25- Mas o que tendes retende-o até que eu venha. 26- E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações. 27- E com vara de ferro as regerá; e serão quebrantadas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. 28- E dar-lhe-ei a estrela da manhã. 29- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Apocalipse 2:18 ao 29)


  Agora vamos a exortação dos versos desta Quarta Carta:


  "18 - E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo e os seus pés semelhantes ao latão reluzente:"


  Em primeiro lugar, a palavra "Tiatira" significa "sacrifício de trabalho"  (vide Dicionário de Nomes Bíblicos), ou seja, esta "Quarta Carta" é destinada para as igrejas/pessoas que exercem sacrifícios de trabalho, isto é, pessoas que se sacrificam para trabalhar em pró daquilo que crê (vide O Trabalho)

  Em segundo lugar, mais uma vez constatamos que quem está dando as devidas recomendações para a igreja/pessoa é Cristo, pois com base em Apocalipse 1:13-15 e Daniel 10:6 provamos que o Mestre tem consigo os olhos como chama de fogo e os seus pés semelhantes ao latão reluzente. 

 Em outras palavras, a palavra "olho (s)" significa "distinguir; discernir; esclarecer; estar atento, etc." (vide Significado da palavra "olho"), a palavra "chama" significa "Luz; chamada" (vide Significado da palavra "chama") e a palavra "fogo" significa "calor intenso; ardor; queimação, etc." (vide Significado da palavra "fogo"). Sendo assim, quando diz que "Cristo tem seus olhos como chama de fogo", quer dizer que "Cristo discerne, esclarece e está atento a tudo e todos como uma Luz e uma Chamada a fim de queimar o joio que habita e quer crescer dentro de cada um de nós" (vide Explicação da Parábola do Joio e do Trigo)

  Também vemos que foi dito que "os pés de Cristo são semelhantes ao latão reluzente"; em outros termos, a expressão "pés" simboliza "caminhada, base, descanso, razão" (vide Significado da palavra "pé") e o "latão" simboliza a ligação do cobre e do zinco, sendo considerado um material dúctil/maleável/flexível (vide Significado da palavra "latão" / Significado da palavra "dúctil"). Sendo assim, como o Nome pelo qual Cristo se chama é A Palavra de Deus (vide Apocalipse 19:13), isso significa que quando diz que "os pés de Cristo são semelhantes ao latão reluzente"; quer dizer que "a Palavra de Deus deve ser nossa caminhada, base, descano e razão, para que consigamos ser dúcteis, isto é, para que consigamos nos adaptar com facilidade aos acontecimentos e/ou situações que se apresentarem na nossa vida"

  Por essa razão somos orientados em Efésios 6:15 a "calçar os pés na preparação do Evangelho da Paz" (vide Explicação acerca do que é o Evangelho / Exortação de Efésios 6:10 ao 20), pois quando caminhamos pelo Evangelho da Paz e temos Ele como nossa base, descanso e razão, nós conseguimos ser fortes como Cristo Jesus e conseguimos exercer o verdadeiro culto racional na vida (vide O que é ser forte? / O Verdadeiro Culto Racional / O Evangelho), pois através da Paz do Mestre conseguimos exercer o silêncio, a calma, a tranquilidade e sossego diante das afrontas e adversidades que esta vida passageira nos reserva (vide Significado da palavra "paz")

  Portanto, acerca deste verso 18, conclui-se que "A Palavra de Deus discerne, esclarece e está atenta a tudo e todos como uma Luz e uma Chamada a fim de queimar o joio que habita e quer crescer dentro de cada um de nós. E esta Palavra deve ser nossa caminhada, base, descano e razão para que consigamos ser dúcteis, isto é, para que consigamos nos adaptar com facilidade aos acontecimentos e/ou situações que se apresentarem na nossa vida".

  "19- Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras."


  Vemos neste verso 19 que Cristo deixa claro que conhece as obras que a igreja/pessoa exerce por meio de seu sacrifício de trabalho com base na Obra de Deus (vide  A Obra de Deus / 
O Trabalho); Cristo conhece a Caridade desta igreja/pessoa, o serviço que ela exerce e a Fé que ela tem Nele (vide A Verdadeira Fé / A Verdadeira Forma de Amar); Cristo conhece a paciência que tal igreja/pessoa possui e que as últimas obras dela são mais do que as primeiras. E sabe por que é dito a frase "as tuas últimas obras são mais do que as primeiras"? Porque as primeiras obras que a igreja/pessoa exercia era com base na compreensão literária acerca do Amor relatado pelo Mestre e pelos apóstolos (vide A Parábola do Semeador); porém, quando a igreja/pessoa se aperfeiçoa no aprendizado do Salvador ela avança para exercer tudo quanto está escrito de forma espiritual, isto é, ela avança para exercer tudo quanto está escrito de forma racional, não na letra, mas no espírito; cumprindo, dessa forma, toda a Lei assim como Jesus Cristo cumpriu (vide A Lei: Qual seguir e Como seguir?)

  Por esse motivo as últimas obras desta igreja/pessoa são consideradas por Deus muito maiores do que as primeiras; pois as primeiras obras desta igreja eram carnais e as últimas são espirituais. E baseado em Filipenses 3:3, João 4:23-24, Romanos 2:28-29 e João 6:63: "A circuncisão somos nós que servimos a Deus em espírito, nos gloriamos em Jesus Cristo e não confiamos na carne. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem; Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade. Porque não é judeu que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém de homens, mas de Deus. O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita, as palavras que Eu vos disse são espírito e vida."

  "20- Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensina e engana os meus servos para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria."


  Apesar da igreja/pessoa de Tiatira ter pontos positivos como vimos no verso 19, há nela um pequeno problema que é o fato dela tolerar Jezabel; sendo que Jezabel é uma mulher que se diz profetisa, porém, ela ensina e engana os servos de Deus para que eles se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. Então, basicamente, a Jezabel age da mesma forma que Balaão como vimos na "Terceira Carta"


  Caro leitor, devido a ignorância muitas pessoas ainda veem uns aos outros somente com os olhos carnais; dessa forma, muitos só conseguem compreender, por exemplo, que um homem é uma pessoa do sexo masculino e uma mulher é uma pessoa do sexo feminino. Porém, no campo espiritual a palavra "homem" e principalmente a palavra "mulher" vai muito além daquilo que nossa carnal compreensão entende. 

  Em outras palavras, é extremamente importante procurarmos viver com base em II Coríntios 5:16 se quisermos compreender a linguagem espiritual das Escrituras, pois em II Coríntios 5:16 diz claro que "daqui em diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e ainda que tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já o não conhecemos deste modo". Sendo assim, mediante o conselho dado em II Coríntios 5:16, após a ressurreição de Cristo procuramos não conhecer absolutamente ninguém, inclusive a Cristo, segundo a carne - principalmente se for algo relacionado aos personagens contidos nas Escrituras. Dessa maneira, hoje, quando lemos algum nome, por exemplo, não nos atentamos se tal nome é referente a uma pessoa do sexo masculino ou feminino, pelo contrário, nós nos atentamos no significado de tal nome, no contexto das passagens e o que de fato Deus quer nos ensinar de forma espiritual/racional, afinal, a Palavra do verdadeiro Deus é somente espiritual/racional (vide João 6:63)

  À vista disso, se analisarmos o significado no nome "Jezabel", veremos que o mesmo significa "casta ou montão de lixo; Baal exalta; Baal é marido" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos / Dicionário de Nomes Próprios); e se analisarmos I Reis 16:31, veremos que Acabe fez algo que pareceu mal aos olhos do Senhor, pois Acabe - como se não bastasse andar nos pecados de Jeroboão - se casou com a mulher Jezabel. 

  Em resumo, "Acabe" significa "irmão do Pai ou tio paterno" (vide Dicionário de Nomes Próprios / Dicionário de Nomes Bíblicos) e a palavra "mulher" significa "palavra" (vide A Mulher nas Escrituras / Parábola do Homem e da Mulher); desse modo, vemos que "Acabe" está na verdade simbolizando uma pessoa que é irmão do Pai, isto é, "Acabe" está na verdade simbolizando uma pessoa que tem em suas veias o mesmo Sangue do Pai. Porém, mesmo possuindo em suas veias um Bom Sangue, tal pessoa se casou/aliou a uma palavra (no caso Jezabel) que traz consigo a casta do demônio Baal; e o nome "Baal" significa "senhor possuidor" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos)

  A propósito, caso você não saiba, Baal age na vida das pessoas prometendo e fazendo com que pessoas esperem coisas relacionadas a esta vida carnal com o intuito de fazer seus seguidores adúlteros diante do Altíssimo (vide Jeremias 23:13-14 / Jeremias 2 / O Adultério); sendo que na Verdade o Deus Vivo só nos prometeu a Vida Eterna e nos diz para esperarmos somente a Vida Eterna Dele (vide I João 2:25 / Romanos 8:24-25 / Tito 1:2 / Romanos 5:5 / A Vida Eterna)

  Outra passagem que também é interessante ressaltar é a de II Reis 9:22, que diz: "E sucedeu que, vendo Jorão a Jéu, disse: 'Há paz Jéu?' E disse ele: 'Que paz enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas?'". Ou seja, esta passagem de II Reis 9:22 nos mostra que não há como haver paz enquanto ainda existe as prostituições e as feitiçarias de Jezabel; não tem como haver paz na vida daqueles que seguem as prostituições e feitiçarias de uma palavra que traz consigo a casta do demônio Baal; então não há paz na vida daqueles que são adúlteros (vide O Adultério); não há paz na vida daqueles que seguem a feitiçaria. 

  E caso você não saiba, além da feitiçaria ser considerada umas das obras da carne (vide As Obras da Carne e os Frutos do Espírito), a palavra "feitiçaria" significa "prática de magia que busca alcançar através de meios ocultos resultados extraordinários que não podem ser explicados pelas leis naturais; algo que fascina; sedução" (vide Significado da palavra "feitiçaria"). Desse modo, devido a ignorância muitos ficam encantados quando veem coisas relacionadas a carne ocorrerem de forma inexplicável; e por causa de tal ignorância, pessoas delegam para Deus aquilo que ocorre por meio de feitiçaria, é onde vemos a prostituição e adultério rolando solta por aí e o Nome/Verbo de Deus sendo usado em vão! 

  Ademais, pelo fato de pessoas ainda delegarem para o Pai dos espíritos conquistas e ou qualquer outra coisa relacionada a uma vida carnal e/ou material - além do Nome/Verbo Divino ser blasfemado na boca destas pessoas - devido a estes erros surge uma má confusão na vida daqueles que ainda possuem a consciência fraca, algo que não deveria acontecer (vide I Coríntios 8)

  Outro ponto a ser considerado é que em II Reis 9:36-37 nos é dito que os cães comem a carne de Jezabel, ou seja, os cães se alimentaram e se alimentam até hoje de palavras que promovem a prostituição e o adultério perante o Altíssimo! E se você ainda não sabe quem são os cães, analise a passagem abaixo:

  "Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados e amam tosquenejar. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para sua ganância, cada um por sua parte." (Isaías 56:10-11)


  Como podemos constatar, os cães são atalaias; quer dizer que eles são aqueles que ficam por aí vigiando os outros a fim de tentar colocar aqueles que vivenciam a liberdade em Cristo debaixo de um jugo de servidão (vide Gálatas 2:4 / Liberdade x Libertinagem). Estes cães sãos os pastores que nada compreendem, isto é, os cães são aqueles que querem ficar na frente de um povo; porém, além destes cães não compreenderem nada de forma espiritual, eles são mudos e cegos - quer dizer que eles não falam nada de forma espiritual; não veem e nem discernem nada de forma espiritual. 


  Dessa forma, estes cães não podem ladrar, isto é, eles não podem latir/gritar; eles não conseguem nada! Estes cães são vagabundos que andam adormecidos induzindo seus seguidores a serem vagabundos como eles; pois a vagabundice dos cães e de seus seguidores faz com que ambos fiquem por aí procurando a Palavra do Senhor de um lado para o outro, mas pelo fato de serem vagabundos, eles nunca encontrarão a Palavra de Deus Espiritual (vide Amós 8:11-12). E ainda que furtem o aprendizado espiritual daqueles que trabalharam e/ou trabalham em pró do Evangelho, estes vagabundos cairão em ciladas e serão apunhalados por demônios e espíritos imundos pelo fato de roubarem (se apoderarem) o alimento alheio e quererem obter algo às custas do trabalho alheio (vide Atos 19:13 ao 16)

  Ademais, estes cães são gulosos e não podem se fartar, pois só se farta do Pão da Vida quem trabalha (vide II Tessalonicenses 3:10 / O Trabalho). Estes cães são gulosos, pois eles usurpam a força física, mental e espiritual das ovelhas cegas visando somente seu próprio bem-estar, status, glória e notoriedade diante dos homens (vide Ezequiel 34 / Miqueias 3:11-12); sendo que na Verdade os discípulos de Cristo não buscam glória de homem algum e ainda por cima fornecem a Vida/Cristo/Palavra de Deus para os demais irmãos de graça e sem esperar absolutamente nada em troca (vide I Tessalonicenses 2:6 / Mateus 10:6 ao 8)

  Como se não bastasse estes cães agirem de forma errada diante de Deus, eles ainda dizem: "Vinde, dizem eles, trarei vinho e bebamos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda maior e mais famoso" (Isaías 56:12). Porém, estes cães mentem! Pois o vinho e bebida forte que eles fornecem para o povo é o mesmo da "mulher/palavra louca" mencionada em Provérbios 9:13-17! Onde tal vinho e bebida forte faz com que aqueles que o ingerem fiquem nas profundezas do inferno (vide Exortação de Provérbios 9). Estes cães mentem! Pois eles prometem coisas falsas e ilusórias; prometem uma falsa paz e um dia melhor, maior e mais famoso. Todavia, eles mentem; pois o Mestre nos diz claramente que no mundo só teremos aflições, contudo, Ele também diz que se tivermos bom ânimo, assim como Ele venceu, nós também podemos vencer (vide João 16)

  "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, para que não aconteça que eles às pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." (Mateus 7:6)


  Os cães já compreendemos quem são, mas e os "porcos"? Os porcos são aqueles que estão acostumados a comer lavagem; os porcos são aqueles que comem de tudo e nem se importam com a procedência do alimento; os porcos são aqueles que carregam consigo espíritos imundos (vide Lucas 8:30 ao 32 / Significado da palavra "porco"); os porcos são aqueles que amam o mundo. Sendo assim, temos que tomar cuidado para não compartilharmos as riquezas de nosso trabalho com os cães e com os porcos, pois eles não dão valor para aquilo que é espiritual! Pois tanto os cães quanto os porcos, ambos são ladrões vagabundos que pisam com os pés nas coisas santas que chegam até eles, isto é, eles fazem daquilo que chegou até eles uma base e descanso, porém, eles se voltam contra nós a fim de nos despedaçar, maltratar e humilhar; pois estes vagabundos espirituais não tem a Caridade consigo, por conseguinte, eles não amam o próximo como o Mestre amou. E isso se dá porque estes cães e porcos estão mais empenhados em ter notoriedade, fama, status, glória e honra diante de outros homens do que ter a humildade, discrição, simplicidade, glória e honra de Deus. 


  Em vista disso, temos que tomar cuidado, pois estes cães e porcos são escarnecedores e ímpios, isto é, eles zombam das coisas espirituais e vivem de maneira ímpia; dessa forma, eles não vivem enquadrados na Doutrina Divina que é a Piedade (vide A Doutrina de Deus)

  "Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão." (Filipenses 3:2)


  Como podemos ver, somos instruídos a nos guardar/defender dos cães, isto é, somos instruídos a nos precaver com relação as palavras que estes falsos pastores proclamam por aí; aliás, para quem ainda não sabe, os Profetas e Pastores constituídos por Deus além de Cristo - nosso Sumo Pastor - são aqueles contidos nas Escrituras, passou disso somos todos irmãos reportando aquilo que já foi reportado (vide Os Verdadeiros e Falsos Profetas)


  Sendo assim, tomemos cuidado com aqueles que ainda vivem debaixo de um jugo de servidão; tomemos cuidado com as palavras lisonjeiras que chegam até nós a fim de massagear e agradar a carnalidade e o ego humano; pois, na Verdade, a Palavra de Deus não tem compromisso com carne alguma, mas sim com espíritos (vide João 6:63). E a Palavra Divina nos orienta a crucificar a própria carne ainda em vida se quisermos ter a Vida/Cristo dentro de nós mesmos (vide Mateus 16:24-25 / Gálatas 5:24-25)

  A Palavra de Deus não promete alivio algum na carne, pelo contrário, Ela já nos orienta que no mundo temos aflições, mas se tivermos bom ânimo, assim como Jesus Cristo venceu nós também podemos vencer (vide João 16). Todavia, Jezabel, isto é, a palavra prostituta que tem como marido Baal, promete coisas carnais e materiais para as pessoas e ainda faz com que seus seguidores esperem o cumprimento de suas palavras (vide Ezequiel 13:1-7). Jezabel promete alívio carnal, dias melhores e mais famosos, entretanto, Jezabel MENTE! E como nós constatamos, os cães se alimentam da carne de Jezabel! 

  Ou seja, ao invés dos cães se alimentarem da Carne de Cristo (que é a Palavra de Deus Espiritual - vide João 1:14 / João 6:51 / João 6:63 / Hebreus 10:19-20), eles fazem justamente o contrário já que se alimentam da carne de Jezabel; se alimentam de um conhecimento humano/literário sem discernimento algum. E através desse alimento os cães propagam blasfêmias perante o Altíssimo todas as vezes que associam Deus e Sua Palavra Jesus Cristo com coisas relacionadas a uma vida carnal e/ou material, seja de forma positiva ou negativa (cura de doenças carnais, livramentos carnais, prosperidade carnal e/ou material, bem-estar conjugal, bem-estar no trabalho, catástrofes, percas, danos físicos, geográficos e/ou fenômenos da natureza, etc.)

  Portanto, tomemos cuidado, pois Jezabel - a palavra que tem como marido Baal - faz com que pessoas fracas da consciência se deixem levar por Satanás, por suas ofertas materializadas e por suas respectivas sinagogas; cometendo, desse modo, a idolatria com relação aquilo que é carnal e/ou material. E para quem não sabe, a idolatria é o ato de cultuar os ídolos, e os ídolos podem ser qualquer tipo de ser vivo ou algum objeto inanimado (vide O Ídolo e a Idolatria). Sendo assim, a palavra que tem como marido Baal faz com que pessoas comam/ingiram/acreditem que Deus tem envolvimento com algo relacionado a uma vida carnal e/ou material; por essa razão tais pessoas se tornam idólatras e prostitutas diante do Pai dos espíritos.

  "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22:15)

  Ou seja, com base nessa passagem de Apocalipse 22:15, todos aqueles que seguem palavras que tem como marido o demônio Baal, além de tais pessoas se tornarem prostitutas, feiticeiras, homicidas, idólatras, impuras e mentirosas; elas também ficam de fora do Reino de Deus e de Cristo (vide Efésios 5:5). Logo, tais pessoas ficam de fora do Reino dos Céus - não desfrutam da Vontade Divina (vide Explicação sobre o Reino dos Céus / A Vontade Divina).

  Em resumo, vemos nesta passagem de Apocalipse 2:20 que o ponto que Cristo contraria da igreja/pessoa que exerce o sacrifício de trabalho é o fato dela tolerar Jezabel. E para quem não sabe, "tolerar" significa "aceitar; suportar com resignação, sem reclamar; consentir; não impor obstáculos; aceitar facilmente; permitir; aceitar legalmente a prática livre de cultos que não fazem parte da religião instituída pelo Estado" (vide Significado da palavra "tolerar"). Ademais, para quem também não sabe a única Religião que somos orientados a exercer por Deus e que é de fato capaz de nos religar com Ele é o ato de amarmos uns aos outros como o Mestre nos amou e nos guardarmos da corrupção do mundo (vide A Verdadeira Religião); e o único culto que Deus nos orienta a exercer é a vivência 24 horas diárias de forma Racional/Espiritual (vide O Verdadeiro Culto Racional)

  Sendo assim, o problema da igreja de Tiatira é justamente o fato dela tolerar Jezabel; quer dizer que o problema de algumas pessoas que exercem o sacrifício de trabalho é justamente o fato delas aceitarem, consentirem e permitirem facilmente que a palavra que tem como marido Baal continue agindo de forma livre sem obstáculo algum. 

  Portanto, se a igreja de Tiatira quiser ser melhor ela precisa arregaçar as mangas, deixar o medo e argumentar quando se deparar com pessoas falando guiadas pelo espírito de Jezabel, pois tolerar Jezabel é um erro!

  "21- E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição, e não se arrependeu."


  No verso 21 vemos que Deus, cheio de infinita misericórdia, fornece tempo para que as pessoas - sejam elas cães, porcos, ovelhas, répteis e tudo mais - se arrependam da prostituição em que vivem; Deus fornece tempo para que os espíritos imundos que se apoderam de pessoas fracas se arrependam de tais imundices. Todavia, há quem não se arrependa dos erros; e no verso abaixo veremos o que acontece com quem não se arrepende:


  "22- Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação se não se arrependerem das suas obras." 


  Como podemos ver no verso 22, Cristo diz que porá numa cama Jezabel, isto é, Cristo porá numa cama a palavra que tem como marido Baal


  Em outras palavras, a palavra "cama" também pode significar "fazer a cama a alguém, isto é, fazer intrigas, dar más informações a respeito de uma pessoa com o fim de lhe criar embaraços" (vide Significado da palavra "cama"). Dessa forma, quando Cristo diz que porá Jezabel numa cama, na verdade Ele está dizendo que pelo fato de tal espírito/palavra não ter se arrependido de ter como marido o demônio Baal, então Ele fará intrigas contra as palavras prostitutas que o espírito de Jezabel proclama na boca daqueles que não estão preenchidos/vivificados com o Espírito Sagrado; Cristo dará as más informações que a palavra que tem como marido Baal (Jezabel) transmite por aí a fim de criar embaraços/confusões contra o espírito de Jezabel que se manifesta na boca das pessoas que não estão preenchidas com o Espírito de Deus (vide Atos 9:22 para compreender que o Espírito de Deus confunde aqueles que ainda estão sendo guiados pelo espírito da mentira)

  Caro leitor, caso você não saiba, quem fala guiado pelo Espírito Santo de Deus testifica da Vida de Cristo Jesus a fim de ofertar a Vida Eterna aos que creem em Deus e em Jesus Cristo (vide João 15:26); em vista disso, qualquer outra coisa ofertada por aí ainda que tenha base bíblica que não tenha como finalidade nos ensinar como ter a Vida Eterna dentro de nós, somos livres para reprovar tal ensinamento; pois somente a Vida Eterna é o que Deus nos prometeu, e esta Vida é Cristo (vide João 14:6 / I João 5:20) - e Cristo é a chave de tudo para aprendermos a exercer o Amor Fraterno uns pelos outros (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  Desse modo, temos que provar/analisar os espíritos que estão se manifestando na boca das pessoas por aí; e se você quiser compreender com mais clareza como fazer isso, sugiro a leitura do seguinte link: O que é falar pelo Espírito de Deus?

  Em síntese, acerca do verso 22, além de Cristo deixar claro que vai confrontar a palavra que tem como marido Baal (algo que Ele já vem confrontando tem um tempão), vemos que Ele também deixa bem claro que sobre aqueles que adulteram com Jezabel virá grande tribulação se tais pessoas não se arrependerem de seus erros. 

  Em outros termos, se as igrejas/pessoas que estão adulterando/corrompendo-se com a palavra que tem como marido Baal não se arrependerem de tais erros, sobre tais pessoas virá grande tribulação; e como diz em Juízes 10:13-14: "Contudo, vós me deixastes a Mim e servistes a outros deuses, pelo que não vos livrarei mais. Andai, e clamai aos deuses que escolhestes; que vos livrem eles no tempo de vosso aperto.". Ou seja, se as pessoas não se arrependerem de terem se filiado/casado com uma palavra que tem como marido Baal, isso significa que elas preferiram deixar o Deus Vivo para seguir outros deuses; dessa forma, o Deus Vivo não livra mais estas pessoas do transtorno espiritual quando este chegar. 

  Resumindo, Deus deixa bem claro que como as pessoas optaram por seguir outros deuses, então que agora elas andem e clamem para os deuses que escolheram quando estiverem se sentindo aflitas no espírito. 

  Em outras palavras, cada ser humano a quem a Palavra de Deus é dirigida é considerado um deus (vide João 8:35 / Salmos 82:6); e este deus pode tanto ser guiado pelo Deus Vivo que é o Marido que somos orientados a ter (vide Isaías 54:5 / II Coríntios 11:2), como pode ser guiado pelo falso marido conhecido por Baal que, no caso, é o marido de Jezabel. 

  Portanto, as pessoas precisam discernir aquilo que elas ouvem por aí; as pessoas têm que discernir o que os deuses estão proclamando a fim de constatar se o que está sendo reportado é proveniente do Deus Vivo/Cristo ou se é algo proveniente de Baal. E quem opta pela mulher/palavra de Baal (Jezabel) não tem ligação com o Marido Verdadeiro; dessa forma, como vimos em Juízes 10:13-14, Deus deixa claro que não livra tais pessoas da aflição de alma que costumam passar, pois agora tais pessoas vão ter que recorrer ao outro marido que escolheram. Contudo, se tais pessoas se arrependerem, deixarem de lado as lisonjas de Jezabel e se entregar de corpo e alma para o Altíssimo/Cristo, então sobre elas não recaíra a grande tribulação, pois o Altíssimo cuida de suas ovelhas no tempo da angústia assim como cuidou de Cristo enquanto Ele esteve em carne e dos apóstolos; pois Deus sempre livrou aqueles que O amam das aflições e tormentas espirituais. 

  Todavia, quem continuar a optar por seguir Jezabel, os tais estão optando por seguir um outro evangelho e consequentemente um outro Jesus; e mediante a escolha que tal pessoa faz, com razão ela sofrerá tal escolha, isto é, com razão ela vivenciará e colherá os frutos de sua escolha (vide II Coríntios 11:4).

  "23- E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras."


  Com relação ao verso 23, a palavra "filhos" também vai muito além de um ser mortal, pois no campo espiritual a palavra "filho (s)" significa "palavras geradas com base na união de um espírito com uma palavra". Sendo assim, o Mestre ferirá de morte todos os filhos de Jezabel e os filhos das igrejas/pessoas que adulteram com Jezabel; isto é, Cristo matará todas as palavras geradas com base na palavra que tem como marido Baal. E Ele também ferirá de morte as palavras geradas das igrejas/pessoas que se corromperam com a palavra que tem como marido Baal; Ele aniquila todas as palavras falsas, mentirosas e lisonjeiras com a Espada/Palavra do Espírito (vide Apocalipse 1:16 / Efésios 6:17)


  Mediante tal ação do Mestre, todas as igrejas/pessoas comprovam que Ele é aquele que sonda os rins e os corações - Ele é aquele que sonda a mente e os sentimentos e dá a cada um segundo as suas obras. Logo, se a igreja/pessoa está executando obras com base na Obra de Deus, a recompensa dela é a Vida (vide  A Obra de Deus). Porém, se tal igreja estiver executado obras com base em coisas contrárias a Cristo, então a recompensa dela é morte; pois só através da morte ela conseguirá receber o dom gratuito de Deus que é a Vida Eterna (vide Romanos 6:23).

  "24- Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não tem esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei."


  Assim como há em Tiatira igrejas/pessoas que toleram Jezabel e adultera com ela, como vemos neste verso 24, também há em Tiatira igrejas/pessoas que não segue a doutrina de Jezabel e nem conhecem as profundezas de Satanás. 


  Em outras palavras, assim como há pessoas que exercem sacrifícios de trabalho de forma imperfeita pelo fato de consentir com palavras que tem como marido Baal; também existem pessoas que exercem sacrifícios de trabalho de forma perfeita pelo fato de não aderirem as palavras lisonjeiras provenientes da casta do demônio Baal - sem contar que tais pessoas não conheceram as profundezas de Satanás no sentido de não terem permanecido nas trevas e na Ira de Deus. 

  Com relação as igrejas/pessoas que estão exercendo sacrifícios de trabalho de maneira perfeita, Cristo diz que não porá outra carga nelas além da que elas já carregam que, no caso, é a própria vida que possuem e procuram manter em santidade diante do Pai. 

  "25- Mas o que tendes retende-o até que eu venha."


  Seguindo o alerta do verso 24, Cristo também recomenda neste verso 25 que aqueles que estão exercendo sacrifícios de trabalho de maneira perfeita que retenham/guardem o que possuem consigo até que Ele venha. Ou seja, é como se Cristo recomendasse que tal igreja/pessoa permaneça como uma virgem prudente que guarda consigo até o fim a verdadeira Fé (vide A Verdadeira Fé); pois além de tal igreja não saber nem o dia e nem a hora em que a morte física chegará (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente), ela também não sabe o dia e nem a hora que o Espírito de Cristo se manifestará. Por esse motivo, o Mestre orienta que a igreja seja como uma virgem prudente (vide Explicação da Parábola das 10 Virgens).


  "26- E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações. "


  Ao que vencer e guardar até o fim as obras do Mestre - ao que vencer as tentações do diabo e suas palavras lisonjeiras que só tem como finalidade promover o adultério e a acepção de pessoas - e ao que guardar até o fim os Ensinamentos Divinos, para a igreja/pessoa vencedora o Salvador dará poder sobre as nações


  Em outras palavras, cada ser humano é um mundo e dentro de cada mundo há nações, povos e línguas; dentro de cada mundo há várias espécies de animais querendo se manifestar; dentro de cada mundo há diferentes tipos de palavras, sentimentos, pensamentos e desejos. Sendo assim, para quem conseguir vencer a mentira e guardar consigo tudo quanto Cristo ensina, para a igreja/pessoa vencedora o Mestre concederá o poder de domínio próprio através dos 7 Espíritos de Deus que Ele derrama sobre tal igreja/pessoa (vide Isaías 11). E através do domínio próprio tal igreja/pessoa conseguirá viver neste Planeta de forma equilibrada; dominando e governando perfeitamente tudo que ela sentir, pensar e desejar. Em vista disso, tal pessoa se tornará um bom rei diante do Rei dos reis, governando com maestria o próprio mundo.

  "Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com vara de ferro; Tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro." (Salmos 2:8-9)


  "E Jesus disse-lhes: 'Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando na regeneração o Filho do homem se assentar no trono de da Sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos para jugar as doze tribos de Israel." (Mateus 19:28)


  "E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o Reino, como meu Pai me destinou, para que comais e bebais à Minha mesa no meu Reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel." (Lucas 22:28 ao 30)


  Enfim, para quem vencer, o poder e domínio próprio lhe será dado. Para quem vencer e seguir a Cristo até o fim, o Reino de Deus é destinado para tais vencedores, para que eles comam e bebam da Mesa Espiritual do Eterno (vide Explicação Acerca do Reino de Deus) e se assentem sobre tronos, isto é, sejam bons reis e julguem as doze tribos de Israel - decidam e escolham (que é o significado do doze) a qual tribo quer pertencer de Israel; pois, na verdade, cada tribo de Israel tem um nome e estes - como todos os outros - possuem significados. Sendo assim, cada um dos vencedores terá a capacidade de escolher com perfeição a qual tribo vai pertencer. 


  "27- E com vara de ferro as regerá; e serão quebrantadas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai."

  Seguindo a linha de raciocínio do verso 26, vemos neste verso 27 que a igreja/pessoa vencedora regerá o próprio mundo com vara de ferro; ela regerá a própria vida com base na Palavra de Deus Espiritual, pois com base em Apocalipse 12:5 Cristo é quem rege todas as nações com Vara de Ferro; e como Ele é a Palavra de Deus Espiritual (vide João 1:14 / João 6:51 / João 6:63 / Apocalipse 19:13), então conclui-se que a igreja/pessoa vencedora conseguirá conduzir a própria vida com base na Palavra Divina que é Cristo. E com base em I Timóteo 4:16, tanto a pessoa vencedora se salvará quanto aqueles que lhe derem ouvidos. 

  Também é possível constatar que por conta da Vara de Ferro - por conta da Palavra de Deus Espiritual - o mundo da igreja/pessoa vencedora junto de suas nações, povos e línguas será quebrantado como vaso de oleiro; e como nós somos vasos na mão do Oleiro que é Deus (vide Jeremias 18:6), isso significa que através da Palavra de Deus Espiritual nosso ser carnal será quebrantado para que nosso Ser espiritual seja elevado assim como aconteceu com Jesus Cristo. Pois Cristo, enquanto esteve em carne, foi moído na mesma; porém, Ele foi, é e sempre será exaltado em Espírito e em Verdade. 

  E como a nós em relação a Cristo nos foi concedido não somente crer Nele como também padecer por Ele (vide Filipenses 1:29), quer dizer que através da Palavra de Deus Espiritual nossa carne é moída; nosso "eu" carnal é quebrantado, vencido e ultrapassado tornando-se, dessa forma, fraco. E quanto mais fraca nossa carne fica, mais o Poder de Deus se aperfeiçoa em nossas vidas, pois como está escrito: "A minha Graça te basta, porque o Meu Poder se aperfeiçoa na fraqueza." (II Coríntios 12:9)

  Sendo assim, quanto mais quebrantamos nossa própria carne com a Vara de Ferro/Palavra de Deus Espiritual, mais o Poder Divino se aperfeiçoa em nós; e como o Poder de Deus é Cristo (vide I Coríntios 1:24), isso significa que quanto mais quebrantamos nossa própria carne mais Cristo se manifesta em nós. Então, como está escrito: "De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então sou forte" (II Coríntios 12:9-10).

  "28- E dar-lhe-ei a estrela da manhã."


  Além das bem-aventuranças dos versos 26 e 27, vemos ainda neste verso 28 que para a igreja/pessoa vencedora lhe será dada a Estrela da Manhã. E sabe qual é a Verdadeira Estrela da Manhã? Confira abaixo:


  "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas igrejas: Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã." (Apocalipse 22:16)


  Ou seja, como podemos constatar acima, Cristo enfatizou muito bem que Ele é a raiz e a geração de "Davi", isto é, Ele é a raiz e a geração do Amado, pois o nome "Davi" significa "Amado" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos)


  Também vemos que Cristo enfatizou muito bem que Ele é a Estrela da Manhã, ou seja, Ele já deixou bem claro que só Ele é quem possui a Luz Verdadeira para nos guiar; pois Satanás, sendo também considerado uma "estrela da manhã" pelo fato de se transfigurar em anjo de luz (vide Isaías 14:12-15 / Lucas 10:18 / II Coríntios 11:14), possui consigo uma falsa luz - lembrando que Satanás usa dos Escritos Sagrados para ofertar coisas relacionadas a uma vida carnal e/ou material; coisas temporais, passageiras e sem durabilidade, e isso podemos constatar analisando o trecho que relata a "Tentação de Cristo" (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa)Ao contrário do pai da mentira, o Pai dos espíritos nos oferta algo eterno, a saber, a Vida Eterna (vide I João 2:25)

  Em resumo, tanto Cristo quanto Satanás fazem uso dos Escritos Sagrados; é onde entra o discernimento de cada um de nós, afinal, a luminária do nosso corpo são nossos olhos/discernimento; e se nosso discernimento for bom teremos conosco a Luz Verdadeira, mas se for mal teremos a luz falsa que emana somente trevas/ignorância/mentira (vide Mateus 6:22-23)

  Enfim, como é possível constatar, para a igreja/pessoa vencedora - além das bem-aventuranças relatadas nos versos 26 e 27 - será dada a Estrela da Manhã, isto é, será dado para ela Cristo e Sua total plenitude; e quem possuir tal Dádiva discernirá tudo e de ninguém será discernido (vide I Coríntios 2).

  "29- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."


  Enfim, quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, isto é, quem tem entendimento procure entender o que o ESPÍRITO diz para as pessoas.


  📬 QUINTA CARTA: IGREJA DE SARDES ✉

  "1- E ao anjo que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. 2- Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. 3- Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. 4 - Mas também tem em Sardes algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso. 5- O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro da Vida; E confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos. 6- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Apocalipse 3:1 ao 6)

  Agora vamos a exortação dos versos desta Quinta Carta:

  "1- E ao anjo que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto."


  Em primeiro lugar, a palavra "Sardes" significa "aqueles que escapam ou o sol, o principio de gozo" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos), isso significa que a Quinta Carta é destinada para as igrejas/pessoas que escapam da ignorância; e pelo fato de conseguirem escapar da ignorância o Sol/Deus/Cristo resplandece na vida destas pessoas proporcionando, dessa forma, o princípio de gozo/graça (vide Salmos 84:11 / João 8:12)


  Em segundo lugar, mais uma vez vemos que quem dá as instruções para a igreja/pessoa que escapa da ignorância é Cristo, pois se analisarmos Apocalipse 1:4 e Apocalipse 4:5 veremos que quem possui os 7 Espíritos de Deus é Ele. E um fato bastante interessante é que em Apocalipse 4:5 diz os 7 Espíritos de Deus são como 7 lâmpadas de fogo, isso significa que os 7 Espíritos de Deus são Espíritos/Palavras Perfeitas que iluminam e aquecem nossa alma, podendo também queimar o joio que quer constantemente crescer dentro de nós. 

  Agora, vamos analisar a passagem abaixo para compreender detalhadamente o nome de cada um destes 7 Espíritos Divinos:

  "Porque brotará um rebento do trono de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre Ele o espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de inteligência, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor." (Isaías 11:1-2)

  Esta passagem de Isaías 11:1-2 (aliás, o capítulo todo de Isaías 11) é uma profecia com relação a vinda de Cristo; e essa profecia já cumpriu (vide A Profecia), pois Cristo Jesus já veio para este Planeta em carne, anunciou o Evangelho do Reino e a Vida Eterna (vide Marcos 1:14-15 / João 12:49-50), morreu, ressuscitou e foi testificado pelos apóstolos. E após a ressurreição do Mestre o que nos resta é se arrepender da ignorância, crer no Evangelho e procurar aprender Dele a fim de vivermos e andarmos em Espírito, para que assim consigamos exercer nosso autodomínio e equilíbrio para o Amor Fraterno abundar na nossa vida e na vida de quem estiver próximo de nós (vide A Verdadeira Forma de Amar)

  De maneira detalhada e analisando o significado dos nomes, é possível constatar que o nome "Jessé" significa "Deus existe ou Presente de Deus" (vide Dicionário de Nomes Próprios); em vista disso, foi dito que "brotará um rebento do trono de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará"; isso quer dizer que "brotará um rebento do trono do Presente de Deus a fim de provar que Deus existe, e das suas raízes um renovo frutificará". Se analisarmos I João 5:20 vemos claramente que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a Vida Eterna; dessa forma, a Graça é o Presente Divino que nos foi enviada a fim de nos provar a existência e o Amor de Deus para conosco (vide João 3:16-17)

  Todavia, o Presente de Deus é ofertado; e há quem recuse o Presente por não gostar Dele ou não ver finalidade Nele pelo fato do Presente só ter compromisso com espíritos e não com carnes (vide Malaquias 3:13-14 / Malaquias 2:17). Também há quem aceite o Presente por educação ou por medo de uma punição, mas depois, com o passar do tempo, tal pessoa larga o Presente em um canto e nem sequer lembra que Ele existe. Contudo, há aqueles que se regozijam com o Presente (vide Filipenses 4:4), amam Ele e procuram fazer uso Dele em todos os momentos da Vida (vide I João 4:19), pois tal pessoa reconhece o valor do Presente e sabe o quanto Ele é importante, sagrado e digno de toda honra, glória e santidade, afinal, este Presente fornece Vida Eterna para quem crê Nele, faz uso Dele e persevera em fazer o bem (vide Isaías 53 / João 6:47 / Romanos 2:7)

  Também vemos na passagem de Isaías 11:1-2 que foi mencionado quais são os 7 Espíritos de Deus que repousam sobre o Mestre; e logo abaixo vamos analisar cada um destes Espíritos:

  1. ESPÍRITO DO SENHOR: Isso significa que o Mestre e Deus são um só (vide João 10:30 / I João 5:6-8); logo, o mesmo Espírito Santo que habita em Deus também habitou em Jesus. E agora que o Mestre já foi glorificado pelo Pai com a mesma glória que Ele tinha antes de vir para este Planeta (vide João 17:5), foi dado para Ele o Poder sobre todas as coisas (vide Apocalipse 1:17-18 / Apocalipse 11:15). Por esse motivo Cristo Jesus é considerado o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna e somente através Dele conseguimos compreender a Mente Divina (vide I João 5:20).

  2. ESPÍRITO DA SABEDORIA: Com base em I Coríntios 1:24 que diz: "Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus"; podemos ver que Cristo é considerado tanto o Poder quanto a Sabedoria de Deus. E o Espírito de Sabedoria que se manifesta em Cristo O torna poderoso para saber, compreender, analisar e sondar absolutamente tudo, até os mais profundos pensamentos e sentimentos (vide Hebreus 4:12-13) - não é em vão que o Mestre é considerado o mistério de Deus e Nele estão escondidos todos os tesouros da Sabedoria e da Ciência (vide Colossenses 1:26 ao 29 / Colossenses 2:2-3 / Provérbios 8 / Provérbios 1:23 / Provérbios 2).

  3. ESPÍRITO DA INTELIGÊNCIA: A "inteligência" é considerada a "faculdade de conhecer, compreender e distinguir; também significa compreensão e conhecimento profundo" (vide Significado da palavra "inteligência"); e como só o Espírito de Deus é capaz de compreender, distinguir e conhecer profundamente tudo e todos, principalmente pelo fato Dele ter estabelecido a Lei de Sua criação; e como o Espírito Divino repousou e repousará eternamente em Cristo (vide Isaías 61:1-2 / Lucas 4:17-20 / Mateus 3:16-17 / João 1:32-34 / João 3:34-35), então compreendemos que Cristo é a Plenitude do Saber; Nele habita corporalmente toda a Plenitude da Divindade (vide Colossenses 2:9)

  Sendo assim, só conseguimos compreender, distinguir e ter um conhecimento profundo acerca daquilo que é espiritual através de Cristo (vide I Coríntios 2); sem contar que através de Dele conseguimos cantar louvores de maneira inteligente (vide Salmos 47:7) - onde tal louvor é o fruto de nossos lábios que confessam a Palavra de Deus denominada Jesus Cristo de maneira Espiritual (vide Hebreus 13:15 / Como Louvar a Deus).

  4. ESPÍRITO DE CONSELHO: Cristo é o único que nos fornece bons conselhos, pois é através das Palavras Dele que aprendemos a andar e viver em Espírito; é através das Palavras Dele que aprendemos a ser racionais; é através das Palavras Dele que aprendemos a viver de maneira ajuizada, misericordiosa, quieta e sossegada (vide I Tessalonicenses 4); é através das Palavras Dele que conhecemos a Deus. E sabe por quê? Porque Cristo é a Palavra de Deus Espiritual (vide João 1:14 / João 6:51 / João 6:63 / Apocalipse 19:13); e Ele é conhecido como Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz (vide Isaías 9:6 / Isaías 7:14 / Mateus 3:21-23).

  5. ESPÍRITO DE FORTALEZA: A palavra "fortaleza" significa "força, energia, segurança, etc." (vide Significado da palavra "fortaleza"), e só através de Cristo Jesus conseguimos aprender a ser fortes (vide O que é ser forte?); através Dele conseguimos suportar as adversidades desta vida sem adulterar no matrimônio com Deus; através Dele conseguimos resistir as tentações do diabo assim como Ele resistiu (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa); através Dele conseguimos manter nossa Fé em segurança, pois através de Seu Sangue conseguimos vencer a mentira e ignorância. Ou seja, através da análise da Vida de Jesus conseguimos adquirir o Conhecimento de Deus para vencer a mentira e a ignorância. 

  Portanto, em Cristo Jesus somos fortes (vide Joel 3:10 / II Coríntios 4).

  6. ESPÍRITO DE CONHECIMENTO: O "conhecimento" é a capacidade de conhecer, saber e entender algo de forma inteligente. E como só através da análise da Vida de Cristo Jesus conseguimos conhecer a Deus (vide João 14:6), então o Espírito de Conhecimento faz com que conheçamos o Eterno. 

  Todavia, para se ter este Espírito consigo é necessário conhecer Cristo, pois no Mestre repousa este Espírito. Por isso somos orientados a buscar o Conhecimento de Deus mais do que qualquer outra coisa (vide Oseias 6:6); porque pela falta do Conhecimento de Deus pessoas perecem e são destruídas espiritualmente (vide Oseias 4:6)

  Em outras palavras, por pessoas não conhecerem a Deus de maneira verdadeira, elas se destroem e perecem em uma má confusão por conta das palavras malditas que carregam consigo. E quando estas palavras malditas se propagam, outras pessoas que ainda não conhecem a Deus também acabam perecendo e se destruindo pelo fato de dar ouvidos para a mentira.

  7. ESPÍRITO DE TEMOR DO SENHOR: A expressão "temor a Deus" e/ou "temor ao Senhor" significa "sentimento de respeito profundo e reverência para com Deus" (vide Significado da palavra "temor"); sendo assim, quando se trata de "temer a Deus", isso significa que devemos ter extremo respeito e reverência para com Deus e com Sua Palavra Jesus Cristo. Todavia, dependendo do contexto a palavra "temor" poderá ser considerada "medo, susto, pavor, etc.", por isso que quando diz, por exemplo, em I João 4:18 que "na caridade não há temor", isso quer dizer que "na caridade não há medo", pois a palavra "temor" neste verso não está associada com algo que devemos ter para com Deus. 

  Em outras palavras, Deus é nosso Pai; e Ele é um Pai de amor. Então não precisamos ter medo Dele, antes temos que ter respeito e reverência com Ele e com Sua Palavra se quisermos ter Sua Sabedoria conosco (vide Hebreus 12:9 / Jó 28:28 / Provérbios 9:10 / Exortação de Provérbios 9). Sendo assim, não precisamos ter medo de questioná-Lo, por exemplo, quando não compreendemos algo que lemos e/ou ouvimos, até porque Ele mesmo nos manda arguir/perguntar as coisas para Ele (vide Isaías 1:18); contudo, vale lembrar que nossa oração/comunicação com Deus deve ser feita com reverência e respeito de palavras; sem contar que tal oração/comunicação com o Pai deve ser feita no nosso íntimo (vide Como Orar Com Deus)

  Portanto, sobre o Mestre também repousa o Espírito de Temor ao Senhor, pois Ele sempre respeitou/respeita e reverenciou/reverencia o Pai durante todo o tempo (vide João 17:4).

  Enfim, como podemos ver, o Espírito Santo de Deus traz consigo 7 Espíritos perfeitos e completos. E se sobre o Mestre repousa o Espírito Sagrado, consequentemente também repousa sobre Ele todos os outros perfeitos Espíritos. E sabe qual é a melhor parte de tudo isso? É que quem tem o Espírito Santo de Deus consigo também possui os 7 Espíritos de Deus consigo, pois Deus dá Seu Espírito para todos aqueles que de um puro e sincero coração creem Nele e em Sua Palavra Jesus Cristo (vide Romanos 5:5 / I Tessalonicenses 4:8)

  Em resumo, através da crença em Deus e em Cristo Jesus nós conseguimos - por meio da Fé - ter acesso ao Pai em um mesmo Espírito (vide Efésios 2:13-18); através do Mestre nós somos batizados com o Espírito Santo de Deus (vide João 1:33), onde tal batismo nos instrui acerca do Caminho Espiritual de Deus, nos possibilitando queimar todo o joio que quer crescer dentro de nós (vide O Batismo / O Joio e o Trigo).

  Outra coisa que é possível observar neste trecho de Apocalipse 3:1 é que foi dito que o Mestre tem as "sete estrelas"; e como em Apocalipse 1:20 diz que as "estrelas" são "anjos", os "anjos" são "mensageiros" e como o número "sete" significa "perfeição", então vemos que na destra de Divina se encontra "perfeitos e completos mensageiros"; isto é, na destra de Deus/Cristo se encontra "perfeitas e completas mensagens"

  Também vemos nesta passagem de Apocalipse 3:1 que Deus disse a seguinte frase: "Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto."; ou seja, mais uma vez vemos que Deus disse que conhece as obras da igreja de Sardes, contudo, mesmo tal igreja ter nome de que vive, na verdade ela está morta. E sabe por que está morta? Porque - com base em Tiago 2:26 - "assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a Fé sem obras é morta" (vide Exortação de Tiago 2:14 ao 26). Desta forma, mesmo a igreja/pessoa ter escapado da ignorância e estar recebendo a Luz do Sol em sua vida, ela está morta porque não está executando obras perfeitas diante de Deus; ela está morta porque não está fazendo o que é reto perante os olhos do Senhor de coração inteiro (vide II Crônicas 25:2)

  E sabe por que esta igreja/pessoa não está exercendo obras perfeitas diante de Deus com o coração inteiro? Porque assim como Amazias, esta igreja/pessoa comete a idolatria perante outros deuses (vide II Crônicas 25 / O Ídolo e a Idolatria). Eu seja, ao invés desta igreja/pessoa idolatrar, cultuar, adorar e amar somente o Deus Vivo que é Pai dos espíritos, ela presta idolatria para outros deuses. Sendo assim, ao invés da igreja/pessoa que escapa da ignorância e recebe a Luz de Deus em sua vida se gloriar somente no Senhor como somos orientados em I Coríntios 1:31, ela se gloria em outros meios, deuses e/ou pessoas. 

  Também pode-se dizer que esta igreja/pessoa está morta porque ela vive em deleites, isto é, ela vive se deleitando naquilo que é pertinente a terra (coração; emoção humana). Dessa forma, mesmo vivendo (estar possuindo fôlego de vida, estar tendo acesso a Vida mencionada em João 14:6), ter escapado da ignorância e estar tendo acesso a Luz de Deus, esta igreja ainda está morta (vide I Timóteo 5:6 / Tiago 5:5)

  Agora, nos versos 2 e 3, vemos a recomendação que Deus fornece para esta igreja/pessoa:

  "2- Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; Porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. 3- Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei."


  No verso 2 vemos que o Mestre recomenda que a igreja/pessoa de Sardes seja vigilante, isto é, Ele orienta para que esta igreja/pessoa seja cuidadosa, atenta, zelosa e prudente (vide Significado da palavra "vigilante"), afinal, nunca se sabe a hora em que vamos morrer fisicamente e também nunca se sabe a hora em que o Espírito de Deus vai agir (vide A Morte: Uma Amiga Surpreendente / Explicação da Parábola das 10 Virgens). 


  Quando é dito a frase "confirma os restantes, que estavam para morrer"; isso quer dizer que a igreja/pessoa de Sardes deve fortalecer o que ainda resta dentro dela que estava prestes para morrer, é onde entra o verso 3 mostrando que tal igreja/pessoa deve se lembrar do que tem recebido e ouvido/entendido da parte de Deus; e aquilo que ela lembrar que recebeu e ouviu/entendeu da parte do Eterno ela deve guardar consigo e se arrepender de seus respectivos erros que, no caso, são as obras imperfeitas que vem realizando. E o Mestre dá estas orientações porque Ele não achou as obras de tal igreja perfeitas diante Dele. 

  Todavia, se tal igreja/pessoa não vigiar, isto é, não for cuidadosa, atenta, zelosa e prudente, Cristo virá como um ladrão; ou seja, Ele agirá em um dado momento sobre tal igreja em que ela não espera. E se esta igreja estiver agindo como uma virgem louca, lamentavelmente ela não participará das Bodas do Cordeiro; pois só as virgens prudentes podem participar das Bodas do Cordeiro (vide Explicação da Parábola das 10 Virgens)

  Em outras palavras, é como se o Eterno falasse da seguinte forma para a igreja de Sardes:

  "Seja cuidadosa, atenta, zelosa e prudente, pois você escapou da ignorância e está tendo acesso a Minha Luz. Portanto, fortaleça o que ainda resta dentro de você que estava prestes para morrer; fortaleça aquilo que de Mim tens aprendido que por conta da sua falta de vigilância quase morreu dentro de você. Eu lhe dou essa advertência porque não achei tuas obras perfeitas diante de Mim; e por amor a tua alma estou lhe advertindo para que você desperte! Pois noutro tempo você estava morto em ofensas e pecados; em outro tempo você andava segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. E estando você morto em suas ofensas, por meio de Cristo você foi vivificado e pela graça foi salvo. Contudo, você ainda é considerado morto porque não está exercendo obras perfeitas mediante a Fé que aprendeste de Mim; e a Fé sem as Obras é morta (vide Efésios 2:1-5 / Tiago 2:26). Sendo assim, lembre-se do que de Mim tens aprendido e arrepende-te, caso o contrário, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, virei sobre você num momento em que não espera. Portanto, tome cuidado para que você não seja achado nu (vide Apocalipse 16:15 / II Coríntios 5:3); vede prudentemente como anda, não como néscio, mas como sábio, remindo o tempo porque os dias são maus" (vide Lucas 21:34 / Efésios 5:15-16 / I Tessalonicenses 5:6).


  "4 - Mas também tem em Sardes algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso."


  Assim como há igrejas/pessoas que escaparam da ignorância e estão recebendo a Luz de Deus, mas que ainda não estão executando obras perfeitas; também há igrejas/pessoas que escaparam da ignorância e estão recebendo a Luz de Deus e que estão exercendo obras perfeitas com base na Obra de Deus (vide João 6:29), e tais pessoas não contaminaram e/ou contaminam seus vestidos, isto é, elas não contaminam seu espírito, alma e corpo com os ídolos. Sendo assim, tais pessoas estão conseguindo exercer a orientação de I Tessalonicenses 5:23, que diz: 


  "... E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus Cristo"

  Dessa forma, para aqueles que já estão exercendo o que aprendeu de Deus com maestria, Cristo diz que tais pessoas andarão com Ele de branco pelo fato de serem consideradas dignas disso; ou seja, Cristo concede que tais pessoas que se guardaram dos ídolos caminhem lado-a-lado com Ele inocentemente (vide Significado da palavra "branco").

  "5- O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro da Vida; e confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos."


  Para aquele que vencer os próprios erros, o tal será vestido de vestes brancas, isto é, ele terá uma vida pura e inocente e de maneira nenhuma Cristo riscará seu nome do Livro da Vida. Além do mais, diante do Pai-Eterno e de todos os Seus anjos/mensageiros Cristo confessará esta igreja/pessoa, pois ela venceu o mundo pela Fé e caminha lado-a-lado com o Mestre (vide I João 5:4).


  Com relação ao "Livro da Vida", usando um raciocínio lógico, um livro é considerado uma obra (vide Significado da palavra "livro"), e um livro é composto por palavras. Além do Mestre ser a Obra de Deus (vide João 6:29), Ele também é considerado o Livro da Vida porque as Palavras Dele fornecem Vida Espiritual (vide João 14:6 / João 6:63)

  Assim como Cristo Jesus é um Livro, cada um de nós também é um livro; dessa forma, cada um de nós somos palavras vestidas com uma roupa humana assim como Cristo um dia foi vestido (vide João 1:1-14). Para que alguém tenha o nome no Livro da Vida é preciso que tal pessoa tenha seu livro igual ao Livro da Vida; isto é, é necessário que tal pessoa tenha palavras/sentimentos iguais às Palavras/Sentimentos do Mestre

  Quando lemos, por exemplo, em Filipenses 4:3 que algumas pessoas tinham seus nomes no Livro da Vida, isso significa que tais pessoas tinham consigo às mesmas palavras do Mestre; por esse motivo aquilo que tais pessoas reportaram são palavras consideradas de peso, pois tais palavras emanam Vida Espiritual. Um nome citado em Filipenses 4:3 que foi dito estar no Livro da Vida é o nome de Clemente; e para quem não sabe, Clemente também escreveu cartas para as pessoas de Corinto. A propósito, para quem tiver interesse, o seguinte link traz consigo a "I e II Epístola de Clemente para os Coríntios": I e II Epístola de Clemente Aos Coríntios

  Outra coisa bem interessante para analisar é que o nome "Clemente" significa "benigno, misericordioso" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos), e isso nos mostra o porquê de "Clemente" estar ligado no Livro da Vida, afinal, é possível compreender que as palavras de Clemente também tinham ligação com as Palavras de Cristo; então o livro denominado Clemente está intimamente ligado ao Livro da Vida que é Cristo. 

  Você pode estar se perguntando: "Então eu preciso ter somente as minhas palavras iguais às de Cristo Jesus?". Caro leitor, assim como o Mestre praticava as Palavras que Ele emanava, assim também deve ser conosco. 

  Em outras palavras, para que uma pessoa consiga ter obras perfeitas diante de Deus, é preciso que esta pessoa tenha palavras perfeitas diante Dele assim como o Mestre; pois nós temos que vivenciar na nossa vida as palavras que reportamos. Por esse motivo somos orientados a emanar somente palavras que promovam edificação (vide Efésios 4:29 / A Língua)

  Em resumo, uma pessoa sincera que tem interesse em vivenciar a Vida Eterna outorgada pelo Eterno procurará ter as mesmas palavras do Mestre na própria vida, para que assim ela viva como Ele e cumpra, com maestria, a seguinte recomendação: "Sede imitadores de Deus como filhos amados, e andai em amor como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós em oferta e sacrifício a Deus em cheiro suave" (Efésios 5:1-2)

  Portanto, como podemos ver, temos que ser imitadores de Deus; e como só conhecemos a Deus através de Cristo Jesus pelo fato Dele e o Pai serem um só (vide João 14:6 / João 10:30), então devemos ser imitadores de Jesus Cristo se quisermos estar ligados no Livro da Vida.

  Por fim: "De maneira nenhuma Ele riscará o nome da igreja vencedora do Livro da Vida". E sabe por quê? Porque tal igreja vencedora já se tornou igual a Ele tanto em palavras quanto em atitudes.

  "6- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."


  Enfim, quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, isto é, quem tem entendimento procure entender o que o ESPÍRITO diz para as pessoas.

  
   📬 SEXTA CARTA: IGREJA DE FILADÉLFIA ✉

  "7- E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre e ninguém fecha; e fecha e ninguém abre; 8- Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta e ninguém a pode fechar; tendo pouca força guardaste a minha palavra e não negaste o Meu Nome. 9- Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus e não são, mas mentem; eis que eu farei que venham e adorem prostrados a teus pés, e saibam que Eu te amo. 10- Como guardaste a minha paciência, também Eu te guardarei na hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. 11- Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome tua coroa. 12- A quem vencer, eu o farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca saíra; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu do Meu Deus, e também o Meu novo nome. 13- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Apocalipse 3:7 ao 13)


  Agora vamos a exortação dos versos desta Sexta Carta:

  "7- E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre e ninguém fecha; e fecha e ninguém abre;"

  Em primeiro lugar, a palavra "Filadélfia" significa "amor fraternal" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos), sendo assim, esta Sexta Carta é destinada para todos aqueles que tem consigo o Amor Fraterno ensinado pelo Mestre (vide A Verdadeira Forma de Amar) - onde tal Amor faz com que seu possuidor exerça com destreza e de boa vontade o Mandamento Divino relatado na seguinte passagem: "O Meu Mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei" (João 15:12)

  E como Jesus nos amou? Ele nos amou dando Sua Vida a fim de nos resgatar da ignorância, pois Ele foi, é e sempre será o Cordeiro/Carneiro sem mancha alguma capaz de nos purificar (vide Levítico 5:17-19 / Apocalipse 12:11); Ele nos amou dando Sua Vida a fim de nos proporcionar a paz interior (vide João 14:27); Ele nos amou dando Sua Vida a fim de que através Dele conheçamos a Deus (vide João 14:6); Ele nos amou dando Sua Vida para que pudéssemos ter acesso ao Evangelho/Boas Novas do Reino (vide Marcos 1:14-15 / Explicação acerca do Reino de Deus / O Evangelho); Ele nos amou dando Sua Vida para que todo aquele que Nele crer tenha a Vida Eterna e não permaneça mais debaixo da Ira de Deus (vide João 3:36 / A Verdadeira Forma de Amar), pois através do Mestre saímos da Ira de Deus para vivenciar a Graça de Deus (vide Efésios 2)

  Todavia, para aqueles que ainda não creem em Cristo Jesus e não procuram viver como Ele, sobre tais pessoas a Ira de Deus permanece (vide João 3:36)

  Em resumo, devemos amar uns aos outros como o Mestre nos amou, e como Cristo Jesus é a Vida e Ele nos amou transmitindo Palavras que promovam tal Vida dentro de nós (vide João 14:6 / João 12:49-50 / João 6:63), então devemos fornecer essa Vida para nossos demais irmãos; devemos nos doar de alguma forma para expandir os Ensinamentos de Cristo; devemos jejuar do nosso "eu" para vivenciar o "Eu" de Cristo (vide O Verdadeiro Jejum / II Coríntios 5:14-17 / Romanos 6:12-13); devemos jejuar das obras infrutuosas da carne para vivenciar os Frutos do Espírito de Deus se é que de fato cremos em Deus/Cristo e por Ele obtivemos a primeira ressurreição (vide Gálatas 5:16-26 / Colossenses 3 / Efésios 4:17-32 / Efésios 5 / Explicação Acerca da Ressurreição)

  Em segundo lugar, vemos mais uma vez que quem dá as orientações para a igreja/pessoa que possui consigo o Amor Fraternal é Cristo; pois Ele é a Verdade, Obra, Poder, Sabedoria, Justiça, Santificação e Redenção/Salvação vinda de Deus (vide João 14:6 / João 18:37 / João 6:29 / I Coríntios 1:24 / I Coríntios 1:30 / João 6:68-69 / Hebreus 7:26); Jesus Cristo é o Fundamento dos Profetas e dos Apóstolos e além Dele não há outro fundamento (vide I Coríntios 3:11 / Efésios 2:20)

  Quando é dito que o Mestre tem a chave de "Davi", isso significa que Ele tem a explicação do "Amado"pois o nome "Davi" significa "Amado" e a palavra "chave" também é sinônimo de "explicação" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos / Significado da palavra "chave")Então o Mestre possui a explicação do Amado Deus, afinal, Ele é o Eliaquim convocado por Deus para ser Pai dos moradores de Jerusalém (vide Isaías 22:20-25)

  Em outras palavras, o nome "Eliaquim" significa "Deus estabeleceu" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos) e o nome "Jerusalém" significa "habitação de Paz ou habitação segura" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos); logo, o Mestre é Aquele que Deus estabeleceu para proporcionar para todos aqueles que creem Nele pela Fé uma habitação de Paz e segurança espiritualmente (vide Lucas 1:32).

  Além do mais, nas Mãos de Cristo estão as chaves (explicações) da morte e do inferno (vide Apocalipse 1:18 / Salmos 68:20), é Ele quem abre a Porta Estreita ou fecha Ela no entendimento das pessoas mediante o que Ele observa no íntimo de cada um; pois, na verdade, Ele é a Porta Estreita (vide João 10:7); e encontramos relatos Dele examinando as Escrituras (vide João 5:39 / II Coríntios 13:5). Porém, por pessoas estarem optando pela porta larga, isto é, por pessoas estarem optando pelas distrações do mundo afora, pela busca das riquezas da vida e pela busca da sabedoria humana seguida de suas respectivas invenções (vide Distrações: Uma Arma Poderosa / O Rico Insensato / Eclesiastes 7:29), poucos são os que encontram a Porta Estreita para obterem a Vida dentro de si; poucos são os que examinam as Escrituras e encontram Cristo em toda a parte. 

  Aliás, pessoas pensam que pelo muito examinar as Escrituras terão a Vida Eterna, entretanto, são Elas que testificam de Cristo e é Ele quem nos dá a Vida Eterna; porém, nem todos vão até Ele para ter a Vida dentro de si (vide João 5:39-40)Ou seja, nem todos examinam as Escrituras para aprender do Mestre aquilo que é espiritual e compreender o que é do interesse Dele; pelo contrário, há grande maioria das pessoas buscam o que é de interesse pessoal para uma vida carnal e material ao invés de buscar o que é do interesse de Cristo (vide Filipenses 2:21)

  Dessa forma, ao invés de tais pessoas estarem debaixo da Graça de Deus que é Jesus Cristo, elas estão debaixo da Ira de Deus que é Satanás (vide II Samuel 24:1 / I Crônicas 21:1); como resultado, tais pessoas ainda vivem no inferno, ainda vivem em confusão sem discernir absolutamente nada, pois, na verdade, a porta larga só conduz as pessoas para a perdição e lamentavelmente muitos são os que entram por esta porta. Porém, a Porta Estreita conduz as pessoas para pastos verdejantes que proporcionam Vida Espiritual para todos que creem e procuram viver pela Fé e não por vista (vide Mateus 7:13-14 / II Coríntios 5:7). Contudo, para aqueles que estão entrando pela porta larga ainda há uma chance; e se tais pessoas quiserem elas podem sair da porta larga para ir de encontro a Porta Estreita se houver arrependimento (vide Tiago 4:7-10), pois Cristo é a Ressurreição e a Vida; e ainda que alguém esteja morto espiritualmente tal pessoa viverá se ouvir/entender a Voz do Espírito de Deus (vide João 11:25 / João 5:24-25 / João 6:54).

  Portanto, o Mestre sonda nossa mente e coração, Ele analisa nosso interior profundamente; e onde Ele encontra sinceridade e virtude Ele abre o entendimento de tal pessoa para que ela compreenda os mistérios de Seu Reino (vide Significado da palavra "virtude"). Todavia, se Ele não encontra sinceridade e virtude dentro de alguma pessoa, Ele fecha a Porta; ou seja, Ele não abre o entendimento de tal pessoa para que ela contemple os mistérios do Reino, pois os mistérios do Reino são revelados no entendimento daqueles que querem ser discípulos de Cristo (vide Mateus 13:10-15), é onde se cumpre a passagem de Isaías que diz: "Pois este povo se aproxima de Mim e com sua boca e com seus lábios me honra, mas o seu coração está longe e Mim e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, em que foi instruído" (Isaías 29:13)

  Em resumo, muitos se aproximam de Deus e até emanam palavras de honra ao Criador; contudo, tais ações são inúteis pelo fato do coração de tais pessoas estarem longe do Pai, afinal, tais pessoas só tem temor/reverência ao Eterno por conta dos mandamentos de homens; e pessoas assim o Altíssimo classifica como hipócritas (vide Mateus 15:7-9); pois, na verdade, o Pai quer filhos que O adorem em espírito e em verdade (vide João 4:23-24); Ele quer pessoas emanando Sua Palavra de maneira inteligente (vide Salmos 47:7 / Hebreus 13:15 / Como Louvar a Deus); Ele quer sujeitos vivendo neste tabernáculo de carne de maneira racional constantemente (vide O Verdadeiro Culto Racional), pois através da razão é possível possuir de maneira geral o próprio vaso/corpo de forma santa e irrepreensível durante todo o tempo de vida (vide I Tessalonicenses 5:23 / I Pedro 1:15-16 / Levítico 19:2).

  "8- Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome."

  Podemos ver neste verso 8 que Cristo diz conhecer as obras da igreja/pessoa que tem consigo o Amor Fraterno; Ele vê que tal pessoa, mesmo tendo pouca força, guarda Sua Palavra e não nega Seu Nome por onde quer que passe; e como o Nome de Cristo é A Palavra de Deus (vide Apocalipse 19:13), isso significa que Ele vê que a igreja/pessoa que possui o Amor Fraterno - mesmo possuindo pouca força - guarda Seus Ensinamentos e não nega a Palavra de Deus. 

  Também vemos que o Mestre diz que diante da pessoa que possui consigo o Amor Fraterno está posto uma porta aberta que ninguém pode fechar; quer dizer que diante da pessoa que tem o Amor Fraterno está aberta a Porta Estreita para que tal pessoa entre por Ela, coma e beba das delícias do Reino dos Céus/Reino de Deus/Vontade Divina (vide Explicação acerca do Reino de Deus / A Vontade Divina). E absolutamente ninguém pode fechar esta Porta na vida de tal pessoa a não ser o possuidor da Plenitude da Divindade, a saber, Cristo (vide Colossenses 2:9).

  "9- Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus e não são, mas mentem; eis que Eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo."

  Como vimos na "Segunda Carta", é dito em Apocalipse 2:9 que Deus conhece a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas que na verdade não são judeus, pelo contrário, são da sinagoga de Satanás.

  Em resumo e sobretudo, a palavra "blasfêmia" significa "discurso e/ou palavra proferida que ofende fortemente uma divindade, insulta uma religião ou tudo que pode ser considerado sagrado" (vide Significado da palavra "blasfêmia")

  Em segundo lugar, Deus e Sua Palavra Espiritual denominada Jesus Cristo são as únicas coisas que são consideradas Sagradas. 

  Em terceiro lugar, a única Religião capaz de nos religar com Deus é o ato de amarmos nosso próximo como o Mestre nos amou e se guardar/preservar de qualquer coisa mundana/carnal que corrompa nosso espírito (vide A Verdadeira e Única Religião). 

  Em quarto lugar, a maior ofensa/blasfêmia que alguém possa cometer com a Divindade e com a Religião que Ele estabeleceu é o ato de associar o Poder e a Palavra de Deus que é espiritual para fins carnais e materiais; onde tais atos - além de serem considerados uma ofensa/blasfêmia ao Criador que é Pai dos espíritos e tem uma Palavra que só tem compromisso com espíritos e não com carnes (vide Hebreus 12:9 / João 6:63) - também são considerados adultério perante o Pai (vide O Adultério)

  Em quinto lugar, para quem não sabe, a palavra "judeu" é sinônimo de "hebraico, hebreu, israelita, judaico, judio, semita e semítico" (vide Significado da palavra "judeu"); sendo assim, muitas pessoas acham que são "judeus/israelitas" diante de Deus só porque conhecem aquilo que contém numa Escritura de forma literária; porém, o Verdadeiro judeu/israelita perante Deus é aquele que examina as Escrituras a fim de aprender sobre a Palavra de Deus Espiritual contida além da letra e procura vivenciar a Mesma (vide João 4:22 ao 24 / Romanos 2:28-29 / II Coríntios 3); o Verdadeiro judeu e israelita é aquele que não associa o Poder e a Palavra de Deus para fins carnais e materiais; o Verdadeiro judeu e israelita é aquele que adora o Pai em Espírito e em Verdade e só espera de Deus aquilo que não se vê, a saber, a Vida Eterna (vide João 4:22-24 / Romanos 2:28-29 / II Coríntios 3 / I João 2:25 / Tito 1:2 / Romanos 8:24-25 / Romanos 5:5), procurando viver mantendo o espírito, a alma e o corpo irrepreensíveis diante de Deus (vide I Tessalonicenses 5:23)

  Contudo, há os falsos judeus e israelitas por aí; onde os tais se julgam judeus, israelitas e servos de Deus por conta de suas doutrinas e tradições humanas, porém, ELES NÃO SÃO VERDADEIROSPelo contrário, eles pertencem a sinagoga de Satanás, isto é, eles pertencem ao templo de Satanás aos quais o Deus Vivo não habita (vide Atos 7:47-50 / Atos 17:24-25 / O Verdadeira Igreja de Deus)

  Como podemos ver nesta passagem de Apocalipse 3:9, Cristo disse que fará com que os falsos judeus da sinagoga de Satanás venham e adorem prostrados os pés da pessoa que tem consigo o Amor Fraternal a fim de que estes falsos judeus saibam que Deus ama tal igreja/pessoa. 

  Em outras palavras, a expressão "pés" simboliza "caminhada, base, descanso, razão" (vide Significado da palavra "pé"), sendo assim, Cristo fará com que os falsos judeus da sinagoga de Satanás adorem prostrados a base, a caminhada e a razão que a igreja de Filadélfia edificou através do Reino dos Céus; cumprindo, dessa forma, a passagem abaixo:

  "Outra parábola lhes propôs, dizendo: 'O Reino dos Céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando dele, semeou no seu campo; o qual é realmente a mais pequena de todas as sementes, mas crescendo é a maior das plantas e faz uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos'". (Mateus 13:31-32)

  Em primeiro lugar, o "Reino dos Céus" é o Conhecimento espiritual acerca de Deus e de Sua Palavra Jesus Cristo. Igualmente, Ele é a Vontade Divina (vide Explicação acerca do Reino de Deus)

  Em segundo lugar, o "campo" é o "mundo", e cada ser humano é um mundo

  Em terceiro lugar, com base na "Parábola do Semeador" (vide Exortação da Parábola do Semeador) é possível constatar que as "aves do céu" são justamente as pessoas que estão debaixo de Satanás; dessa forma, tais pessoas ainda estão sendo guiadas por um conhecimento humano ao invés de estarem sendo guiadas pelo Conhecimento Espiritual. 

  Se analisarmos a passagem de Mateus 6:26, é dito que as "aves do céu" não semeiam, não segam e nem ajuntam em celeiro; contudo, Deus as alimenta. Isso significa que quem pertence a sinagoga de Satanás não lança palavras espirituais (vide Significado de "semear"), não colhem aquilo que é espiritual e nem sabem separar a Verdade da Mentira (vide Significado de "segar"), sem contar que tais pessoas não ajuntam nada em celeiro, desse modo, quem ainda vive sendo guiado por Satanás não ajunta nada de útil/espiritual dentro de si; pois tais pessoas, ao se deparar com a Linguagem Espiritual fornecida por Deus, elas encaram tal Alimento como uma canção de amor pelo fato de ouvirem a Verdade, mas não colocá-La em prática (vide Ezequiel 33:30-33).

  Em vista disso, como é dito em Mateus 6:26: Deus alimenta estas "aves do céu"; isto é, Deus fornece Alimento para quem ainda está sendo guiado por Satanás a fim de que tais pessoas despertem do sono em que estão vivendo e saiam da Babilônia/Confusão (vide Apocalipse 18:4). Contudo, bem sabemos que "aves" se alimentam de migalhas/grãos; sendo assim, pelo fato de tais "aves" ainda estarem vivendo debaixo da Ira de Deus, o Alimento que chega até elas é pouco e básico para mantê-las debaixo da Lei (vide I Timóteo 1:9-12 / I Timóteo 6:3-5 / A Lei), pois, na verdade estas "aves do céu" são pessoas que não transmite confiança alguma (vide Significado da palavra "ave")

  Em quarto lugar, como vemos nesta passagem de Mateus 13:31-32, aquele que semeou no seu campo o Reino dos Céus - aquele que semeou dentro de si o Conhecimento espiritual acerca de Deus e de Sua Palavra Jesus Cristo - se torna uma árvore frutífera, e seus frutos/palavras crescem tanto que até as "aves do céu" vem se aninhar/conchegar em tais palavras; não é em vão que Cristo diz que só podemos dar bons frutos se estivermos ligados Nele (vide João 15:1 ao 11), pois, na verdade, o Mestre é o Reino de Deus que foi profetizado pelos Profetas, testificado pelos Apóstolos e manifestado a nós (vide Os Profetas)

  Um exemplo de "aves de céu" que temos nas Escrituras é o caso de Nicodemos, porquanto Nicodemos era príncipe dos judeus e considerado mestre de Israel, ou seja, ele pertencia a sinagoga de Satanás; entretanto, ele ia na calada da noite ouvir os Ensinamentos de Cristo Jesus. E mesmo Nicodemos sendo mestre de Israel, ele não compreendia o básico das Palavras do Mestre (vide João 3:1-13), e isso nos mostra que uma pessoa/odre cheia de vinho/conhecimento humano não pode receber dentro de si o Vinho/Conhecimento espiritual; pois para receber o Vinho/Conhecimento espiritual é necessário odres novos, isto é, é preciso nascer de novo (vide Mateus 9:17 / João 3:3), porque quem não renasce não pode ver o Reino de Deus.

  Portanto, mediante tais fatos, Cristo mostra que Ele fará com que aqueles que ainda pertencem a sinagoga de Satanás venham e adorem os frutos que a igreja de Filadélfia vem produzindo; pois, na verdade, quem tem o Amor Fraterno consigo fala pelo Espírito de Deus pelo fato de tal pessoa testificar de Cristo Jesus, o Autor da Graça, Força e Amor Fraternal (vide João 15:26-27 / O que é falar pelo Espírito de Deus?).

  "10- Como guardaste a minha paciência, também eu te guardarei na hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra."

  Como a igreja/pessoa que possui consigo o Amor Fraterno guarda a paciência do Mestre, isto é, como tal igreja/pessoa guarda consigo a virtude, mansidão, resignação e equilíbrio de Jesus Cristo (vide Significado da palavra "paciência"), o Salvador também guarda tal pessoa na hora da tentação que vem sobre todo o mundo para tentar os que habitam na terra. 

  Caro leitor, como já foi dito, nós somos um mundo e nosso coração/sentimento é a terra; e sobre todos nós ocorre a tentação de Satanás. E se você ainda não analisou a passagem da "Tentação de Cristo" para compreender como Satanás tenta cada um de nós, fique sabendo que o diabo tenta cada um de nós se usando dos Escritos Sagrados de forma literária para ofertar benfeitorias carnais e materiais como, por exemplo, comida carnal, livramento carnal e prosperidade carnal e/ou material - principalmente quando estamos passando por alguma adversidade na vida carnal e/ou material como, por exemplo, doenças, fome, percas, etc., pois o intuito da tentação de Satanás é fazer com que associemos e/ou deleguemos para o Poder de Deus coisas relacionadas a uma vida carnal e/ou material,; porque Satanás sabe que tais feitos ocasionam o adultério (vide O Adultério). E tudo isso podemos aprender analisando minuciosamente a passagem de Lucas 4:1-13: A Tentação de Cristo (vide A Tentação de Cristo: Uma Lição Valiosa).  

  Os falsos judeus, como foi possível constatar, pertencem a sinagoga de Satanás; porquanto eles cedem para as tentações do diabo e ainda acham que o Deus Vivo está na vida deles. Porém, quem está na vida deles é Satanás e, consequentemente, ao invés destes judeus estarem debaixo da Graça de Deus eles estão debaixo da Ira de Deus; pois, na Verdade, quem não crê em Cristo Jesus somente por conta daquilo que não se vê, a saber, aquilo que é espiritual/eterno, tais pessoas não veem a Vida dentro de si e a Ira de Deus permanece sobre elas. Então quem não crê no Mestre só com foco naquilo que é espiritual, além de tais pessoas não contemplarem a Vida dentro de si, a saber, Cristo (vide João 14:6), elas permanecem sendo escravas de Satanás, pois Satanás é a Ira de Deus (vide II Samuel 24:1 / I Crônicas 21:1 / João 3:36)

  Ademais, quem vive debaixo da Ira de Deus sofre e faz outras pessoas sofrerem psicologicamente; tais pessoas vivem e induz outras pessoas cegas a viverem confusas, pois Satanás se usa de falsos profetas para induzir pessoas a esperar o cumprimento de suas palavras relacionadas a uma vida carnal e material; e ele executa quando quer e para quem quer sinais e prodígios carnais e materiais a fim de propagar a acepção de pessoas, contendas, discórdias e a blasfêmia do nome de Deus (vide Os Profetas / Mateus 24:24 / Ezequiel 13:4-7 / Discernindo os Espíritos)

  Em síntese, as pessoas que vivem debaixo da Ira de Deus - pessoas que vivem sendo guiadas por Satanás - ao acontecer algo na vida carnal como, por exemplo, cura de alguma doença carnal, livramento carnal ou prosperidade carnal, tais pessoas blasfemam da Palavra de Deus ao dizer que foi Deus quem as abençoou; sendo que na Verdade Deus não se envolve em nada relacionado a uma vida carnal e/ou material (vide Hebreus 12:9 / João 6:63), afinal, as bênçãos de Deus são espirituais e Ele já nos abençoou com elas (vide Efésios 1:3)

  Porém, através de palavras malditas pelos falsos judeus, pessoas promovem acepção de pessoas e uma má confusão, coisas contrárias ao Deus Vivo (vide Deuteronômio 10:17 / Romanos 2:11 / Tiago 2:1 ao 13 / I Coríntios 14:33 / Exortação de I Coríntios 14). Contudo, vemos que Cristo diz para aqueles que guardam consigo o Amor Fraterno que como tal pessoa guarda consigo a Sua paciência, Ele também livra tal pessoa da tentação que recai sobre todo o mundo; pois, na verdade, o Mestre intercede na Fé de tal pessoa fazendo ela recobrar de Seus Ensinamentos. Dessa forma, a intercessão de Cristo no entendimento de tal pessoa é o escape que faz com que tal igreja resista as tentações que sobrevêm na vida dela; como resultado, tal igreja prossegue com seu matrimônio espiritual sem mácula.

  "Aquele que cuida estar em pé, olhe, não caia. Não veio sobre vós tentação senão humana, mas fiel é Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape para que a possais suportar." (I Coríntios 10:12-13)

  "Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo para serem castigados." (II Pedro 2:9)

  "Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno." (II Tessalonicenses 3:3)

  Portanto, para os piedosos, isto é, para aqueles que guardam consigo a Piedade, Amor Fraterno e desejam viver piamente em Cristo (vide II Timóteo 3:12), Deus livra os tais da tentação; Deus conforta e guarda os tais do maligno fornecendo para eles o escape consolador por meio daquilo que já foi Escrito, afinal, "tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Romanos 15:4); onde nossa real e verdadeira esperança é o ato de esperar pela Vida Eterna (vide Tito 1:2).

  "11- Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome tua coroa."

  Como podemos ver, o Mestre vem sem demora, isto é, Ele está sempre por perto com Seu galardão para dar a cada um segundo as suas obras (vide Filipenses 4:5 / Apocalipse 22:12). Portanto, temos que vigiar para ser como as virgens prudentes (vide As Dez Virgens); guardando conosco aquilo que aprendemos através da Fé, para que ninguém tome nossa coroa/glória por meio de palavras malditas.

  "12- A quem vencer, eu o farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca saíra; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu do Meu Deus, e também o Meu novo nome."

  Para quem vencer, isto é, se a igreja/pessoa de Filadélfia não desfalecer na Caminhada e guardar a Fé consigo até o último suspiro (vide Gálatas 6:7-9 / II Timóteo 4:7), o Salvador fará desta pessoa coluna no templo de Deus; e deste Templo tal pessoa nunca saíra. 

  Em outras palavras, analisando a passagem de Gálatas 2:9, vemos que é dito que "Tiago, Cefas e João" eram considerados colunas; e analisando o significado de seus respectivos nomes, vemos que "Tiago" significa "suplantador" (vide Dicionário de Nomes Próprios), e "suplantar" também significa "ter domínio/poder sobre algo" (vide Significado de "suplantar")"Cefas" significa "rocha ou pedra" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos) e "João" significa "graça, favor de Deus" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos)

  Sendo assim, mediante o significado dos nomes de "Tiago, Cefas e João", levando em conta que Deus/Cristo é considerado nossa Rocha/Pedra (vide Deuteronômio 32:4 / Efésios 2:20), é possível constatar que "O Poder de Cristo é a Graça e o Favor de Deus"; e tal Poder, Graça e Favor são considerados como colunas para sustentar o templo de Deus que somos todos nós que cremos Nele e Naquele que Ele enviou; pois, na verdade, Cristo é a Casa e Templo Divino e todos os que creem Nele e Naquele que O enviou com esperança de Vida Eterna também se tornam casa e templo de Deus (vide Salmos 122:1 / João 2:21 / Hebreus 3:6 / I Coríntios 3:16 / I Coríntios 6:12 ao 20 / II Coríntios 6:16)

  Portanto, se a igreja/pessoa de Filadélfia perseverar até o fim, ela terá consigo o Poder, a Graça e o Favor de Deus e não sairá do Templo de Deus mencionado em João 2:21, a saber, Cristo Jesus.
  
  Também vimos que foi dito que sobre a igreja/pessoa vencedora será escrito o nome de Deus e o nome da cidade de Deus, que é a nova Jerusalém que desce do céu de Deus; e também será escrito nesta pessoa o novo nome do Mestre. 

  Em primeiro lugar, o nome "Jerusalém" significa "habitação de Paz ou habitação segura" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos); e se você notar verá que foi dito que a "Nova Jerusalém" desce do céu, ou seja, a palavra "desce" está no presente, isso significa que é algo que ocorre constantemente na vida daqueles que estão se mantendo de pé diante do Eterno. 

  Em segundo lugar, com base em Apocalipse 21:2, a "Nova Jerusalém" que de Deus descia do céu já desceu e foi contemplada em carne pelas pessoas da época (vide Apocalipse 21:2 / João 1:29 / João 3:31-35 / I João 1:1 ao 4); e após a morte e ressurreição de Jesus Cristo aqueles que já nasceram de novo contemplam esta "Habitação de Paz e Segurança" por meio da Fé, isto é, através da crença naquilo que não se vê (vide A Verdadeira Fé ); sem contar que todos aqueles que se lavam no Sangue de Cristo Jesus se tornam uma nova criatura em espírito e em verdade, pois através do Mestre (que é a Jerusalém/Habitação de Paz e Segurança vinda do Céu) é possível vivenciar a liberdade sem dar ocasião para carne servindo uns aos outros pela Caridade (vide Gálatas 5:13-14). 

  Em resumo, a "Jerusalém" que vem de cima é Celestial, Livre e Mãe de todos (vide Gálatas 4:26 / Hebreus 12:22); e como Cristo veio de cima para nos propor liberdade e para salvar da Ira de Deus todos aqueles que crerem Nele (vide João 3:1318 / I João 3:8), então todos aqueles que procuram seguir a Cristo recebem Dele a Paz interior (vide João 14:27), vivendo, dessa forma, livres em Jerusalém - vivendo livres em uma Habitação de Paz e Segurança espiritual sem dar ocasião para a carne. 

  Em terceiro lugar, o novo nome pelo qual o Mestre se chama é A Palavra de Deus (vide Apocalipse 19:13), e como o Mestre e Deus são um só (vide João 10:30), então para a igreja/pessoa vencedora de Filadélfia Cristo lhe concede como nome A Palavra de Deus, pois tal igreja/pessoa tem se mantido firme diante Dele mesmo possuindo pouca força.

  "13- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

  Enfim, quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, isto é, quem tem entendimento procure entender o que o ESPÍRITO diz para as pessoas.

    📬 SÉTIMA CARTA: IGREJA DE LAODICEIA ✉

  "14- E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio e o fim da criação de Deus: 15- Eu sei as tuas obras, que nem és frio e nem quente: Oxalá foras frio ou quente! 16- Assim, porque és morno, e não és frio e nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17- Como dizes: 'Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta'; E não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego e nu; 18- aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo para que te enriqueças; e vestidos brancos para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio para que vejas. 19- Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. 20- Eis que estou à porta, e bato: Se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo. 21- Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; Assim como eu venci e me assentei com Meu Pai no seu trono. 22- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." (Apocalipse 3:14 ao 22)

  Agora vamos a exortação dos versos desta Sétima e última Carta:

  "14- E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio e o fim da criação de Deus:"

  Em primeiro lugar, o nome "Laodiceia" significa "justiça do povo ou povo justo" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos), sendo assim, esta Sétima Carta é destinada para a igreja/pessoa que quer ser justa diante de Deus; porém, no decorrer da carta, vemos que tal igreja/pessoa não é nem fria e nem quente; então esta igreja está morna. Por causa de tal erro, veremos no decorrer da carta quais são as orientações que o Mestre fornece para tal igreja a fim de que ela aprenda a ser justa como Ele é justo (vide O que é ser justo?)

  Em segundo lugar, vemos mais uma vez que quem dá às instruções para tal igreja/pessoa é Deus por meio de Sua Palavra denominada Jesus Cristo, pois com base em Apocalipse 1:5, Apocalipse 19:11 e II Coríntios 1:20, Cristo Jesus é a Fiel Testemunha Verdadeira, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra; e Nele as promessas de Deus são "sim", e por Ele o "Amém" (que significa "Assim seja") para glória de Deus por nós, pois todas as promessas de Deus se completam na Promessa que Ele nos fez, a saber, a Vida Eterna (vide I João 2:25 / Explicação Acerca da Vida Eterna); pois quando temos conosco a Vida Eterna os Frutos do Espírito de Deus e os 7 Espíritos de Deus se fazem presente em nós; onde estes últimos são considerados as "promessas" que acompanham a Promessa. 

  Também vemos que foi dito que o Mestre é o princípio e o fim da criação de Deus (vide Colossenses 1:15 / Provérbios 8), e isso podemos constatar analisando, por exemplo, as seguintes passagens:

  "Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era e que há de vir, o Todo-Poderoso." (Apocalipse 1:8)

  "Eu sou a Luz do mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas." (João 12:46)

  "E disse Deus: 'Haja Luz.' E houve Luz." (Gênesis 1:3)
  
  "Porque o Senhor Deus é um Sol e escudo: O Senhor dará graça e glória; Não negará bem algum aos que andam na retidão." (Salmos 84:11)

  "O Sol se converterá em trevas, e a lua em sangue antes que venha o grande e terrível dia do Senhor." (Joel 2:31)

  "E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o Sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue." (Apocalipse 6:12)

  "E era quase a hora sexta, e houve trevas até a hora nona. Escurecendo-se o Sol, e rasgou-se ao meio o véu do templo. E clamando Jesus com grande voz, disse: 'Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito'. E havendo dito isto, expirou." (Lucas 23:44 ao 46)

  Como podemos ver, por exemplo, nas passagens partilhadas de Apocalipse, João, Gênesis, Salmos, Joel e Lucas, Cristo Jesus é a Luz criada por Deus, Ele é nosso Sol; e quando Ele esteve em carne e foi crucificado, isso significa que o Sol se escureceu, isto é, já era a hora de Jesus Cristo entregar Seu espírito para o Pai. Após a morte de Jesus - após o escurecimento do Sol - a lua (que simboliza os Apóstolos e todos aqueles que perseveram no fundamento dos Profetas e dos Apóstolos, a saber, Cristo - vide Efésios 2:20) foi banhada de Sangue, isto é, a lua recebeu o Sangue do Cordeiro em si, e após a morte de Jesus Cristo e o derramamento de Seu Sangue, o véu do templo se rasgou ao meio, isto é, foi separado dois tipos de carne (pois a palavra "véu" significa carne - vide Hebreus 10:20); onde do lado esquerdo está a carne/palavra carnal e do lado direito está a Carne de Cristo/Palavra Espiritual. Ou seja, do lado esquerdo está quem conhece as Escrituras de forma literária e do lado direito quem conhece as Escrituras de forma espiritual. 

  Um ponto interessante para observarmos é que o nome "Gênesis" significa "origem ou começo/princípio" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos) e o nome "Apocalipse" significa "revelação" (vide Dicionário de Nomes Bíblicos); sendo assim, analisando com os olhos espirituais, podemos comprovar que Cristo é o revelado por toda a parte das Escrituras, confirmando, dessa forma, a passagem de Lucas 24:44-45, que diz: "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras."

  Enfim, mediante tais fatos, conclui-se que Cristo é a Peça principal e crucial para se compreender a essência das Escrituras de forma espiritual; e através da análise da Vida Dele nosso entendimento é aberto para que possamos compreender o que Dele está escrito por toda a parte.

  "15- Eu sei as tuas obras, que nem és frio e nem quente: Oxalá foras frio ou quente! "

  Vemos neste verso 15 que o Mestre diz conhecer as obras da igreja/pessoa que quer ser justa; e mediante a análise Dele tal pessoa não é nem fria e nem quente: e oxalá tal pessoa fosse frio ou quente! 

  Em outros termos e em primeiro lugar, a palavra "oxalá" significa "tomara; assim seja; quem dera, etc." (vide Significado da palavra "oxalá")

  Em segundo lugar, ou uma igreja/pessoa é fria ou ela é quente, pois tanto o ser frio quanto o ser quente é algo bom diante de Deus; por esse motivo Ele diz: "Oxalá foras frio ou quente". Ou seja, Deus quer dizer que "quem dera você fosse frio ou quente!". Sendo assim, ou a pessoa é fria ou ela é quente; logo, uma das duas coisas ela deve ser. E abaixo vamos analisar o que é ser "frio" e/ou "quente":

  👉 FRIO: Uma igreja/pessoa fria é uma pessoa reservada, uma pessoa que não demonstra sentimentos (vide Significado da palavra "frio"); e o fato de ser reservada e não demonstrar sentimentos faz com que tal igreja não seja alvo fácil das emoções humanas que tem como finalidade enganar aqueles que estão desatentos (vide Jeremias 17:9)

  Também pode se dizer que uma igreja/pessoa fria pode ser considerada uma pessoa que faz uso da Palavra de Deus para refrigerar uma alma aflita e sedenta que não está suportando a quentura das adversidades da vida; em vista disso, como está escrito: 

  "Como frieza de neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque recreia a alma dos seus senhores." (Provérbios 25:13) 

  Ou seja, um anjo/mensageiro frio é aquele que recreia/alegra a alma tanto de quem o envia quanto de quem o recebe; pois uma igreja fria refresca aqueles que estão superaquecidos com o tempo da colheita.

  👉 QUENTE: Uma igreja/pessoa quente é aquela que faz uso da Palavra de Deus para queimar o joio (vide O Joio e o Trigo); esta pessoa também faz uso da Palavra de Deus para aquecer aqueles que estão desfalecendo com o inverno da alma, pois uma igreja quente produz calor o suficiente para vivificar o Amor que estava se esfriando de uma maneira destrutiva. Dessa forma, a igreja quente é aquela que tem ânimo pronto e está sempre de prontidão para exercer o bem. 

  Portanto, ou a igreja é fria ou quente, isto é, ou a pessoa faz uso da Palavra de Deus para refrigerar uma alma sedenta ou ela faz uso da Palavra de Deus para aquecer uma alma e/ou queimar o joio/mentira que quer crescer. Sendo assim, alguma coisa de útil a igreja deve fazer, o que não pode é ser morna; e no verso abaixo vamos compreender o malefício de ser morno:

  "16- Assim, porque és morno, e não és frio e nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. "

  Como podemos ver, pelo fato da igreja/pessoa ser morna, isto é, pelo fato dela não ser nem frio e nem quente, ela está prestes a ser vomitada da boca de Deu,; e isso significa duas coisas: 

  👉PRIMEIRO: significa que se ela não tomar uma postura na vida ela vai acabar ficando de fora das Bodas do Cordeiro. 

  👉SEGUNDO: significa que para os mornos é necessário a revelação do Mistério de Deus o qual é Cristo (vide Colossenses 1:26-27), para que assim tal indivíduo morno seja frio e/ou quente, pois a palavra "vomitar" também tem como sinônimo a palavra "revelar"; por essa razão, a expressão "vomitar-te-ei da minha boca" também tem este segundo significado explanado

  Uma pessoa morna é um problema, pois além disso significar que ela é insipida, monótona, sem sabor, sem variação, enfadonha, etc. (vide Significado da palavra "morno"), o fato dela ser morna significa que ela possui consigo um demônio; pois se analisarmos as passagens de Mateus 17:14-21 e Marcos 9:14-29 que relata a passagem do "Jovem Lunático", veremos que o demônio que habitava no jovem lunático fazia com que ela caísse no fogo e na água (vide Mateus 17:15), ou seja, ao mesmo tempo que ele estava no fogo ele estava na água, e esta junção simboliza a temperatura morna. Além deste demônio fazer com que o jovem fosse morno, ele também fazia com que o jovem fosse mudo e surdo (vide Marcos 9:17 / Marcos 9:25); então o demônio fazia com que o jovem não falasse daquilo que é espiritual e muito menos ouvisse/entendesse aquilo que é espiritual. 

  Outra coisa que os demônios também fazem com as pessoas mornas é o ato de fazê-las se "ferir com pedras" (vide Marcos 5:1-5), isso significa que em vez das pessoas fazerem uso da Pedra/Cristo/Palavra de Deus para se refrigerarem e/ou se aquecerem e queimar o próprio joio ou o joio alheio, os demônios fazem com que tais pessoas se machuquem com a Pedra; pois os demônios fazem com que tais pessoas fiquem turbulentas e inquietas (vide Significado da palavra "demônio")

  Devido a inquietação e turbulência ocasionada pelos demônios, ao invés das pessoas se refrigerarem, aquecerem ou queimar o joio com a Palavra de Deus, elas acabam se ferindo e ferindo a outros com o Verbo Divino justamente por não discernir o Mesmo; por isso que uma pessoa morna é considerada uma pessoa insipida, uma pessoa sem sabor; e Cristo nos ensina que temos que ser sal da terra, e nosso sal deve ter uma medida exata para termos sabor, logo, nossas palavras devem ser bem temperadas com a Doutrina de Deus que é a Piedade (vide A Doutrina de Deus), pois sem a Piedade nossas palavras ficam sem sabor ou salgadas demais; e se isso ocorrer, tais palavras não serão capazes de promover edificação alguma, pelo contrário, só vão machucar tanto a nós mesmos quanto aqueles que estiverem nos ouvindo. 

  Sendo assim, precisamos ter nossas palavras bem temperadas com o Sal/Piedade/Sabedoria/Cristo para que saibamos responder a cada um como convém responder (vide Colossenses 4:6 / Mateus 5:13). E vale ressaltar que a única forma de se expulsar um demônio é através de jejum e oração (vide Marcos 9:29), isto é, a única forma de se acalmar uma pessoa turbulenta é através da abstinência do nosso próprio ego humano (jejum - O Verdadeiro Jejum) e através do discurso acerca da Palavra de Deus com a pessoa turbulenta/endemoniada (oração - A Verdadeira Forma de Orar )

  Portanto, ser morno não é nada legal, pois além de tal pessoa prejudicar a si mesma devido a forma inquieta que vive, ela também prejudica a vida de quem está próximo pelo fato de não ter se alicerçado na Palavra de Deus. 

  "17- Como dizes: 'Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta'; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego e nu;"

  Como se não bastasse o indivíduo que quer ser justo ainda ser morno, ele acha que é rico e que nada falta para ele; contudo, Cristo diz que ele é um desgraçado, miserável, pobre, cego e nu. Ou seja, tal igreja pensa que pelo fato de possuir um amplo conhecimento literário ela é rica e judia diante de Deus, ela pensa que por possuir bem-estar carnal e material ela está enriquecida e nada lhe falta; entretanto, tal igreja está errada! 

  Pois o verdadeiro judeu e circunciso diante de Deus são aqueles que O adoram em espírito e em verdade (vide Romanos 2:28-29 / Filipenses 3:3); a verdadeira riqueza e pérola diante do Pai não é aquilo que possuímos na nossa vida carnal e/ou material, até porque tais riquezas são passageiras e só trazem aflição de espírito (vide O Rico Insensato), então a verdadeira riqueza e pérola diante do Pai é o Reino dos Céus (vide Mateus 13:44-46), pois a única coisa que pode enriquecer uma pessoa, mantê-la debaixo da Graça, fazer com que ela enxergue e se vista com o testemunho de Jesus Cristo e a Armadura de Deus é a Fé em Deus e em Sua Palavra Jesus Cristo (vide A Armadura de Deus) - é o ato de conhecer a Deus e trabalhar com as próprias mãos para ajuntar tesouros espirituais e se fartar do Pão da Vida (vide João 6:27 / II Tessalonicenses 3:8-15 / Mateus 6:19-21 / O Trabalho).

  "Mas os que querem ser ricos caem em tentações e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males, e nessa cobiça alguns se desviaram da Fé e transpassaram-se a si mesmos com muitas dores." (I Timóteo 6:9-10)

  Como podemos ver nessa passagem de I Timóteo 6:9-10, aqueles que querem ser ricos, isto é, aqueles que querem coisas desta vida passageira além do necessário caem em tentações, em laços e em muitas concupiscências loucas e nocivas/malignas que submergem os homens na perdição e ruína; pois, na verdade, todos aqueles que querem coisas além do necessário - ainda que inconscientemente - acabam amando o mundo e tudo que nele há; logo, os tais acabam amando a própria carne e suas concupiscências malignas; pois ainda que inconscientemente, aqueles que querem ser ricos acabam se sacrificando e/ou sacrificando a outrem para se obter algum prazer carnal, e nesta falta de atenção tais pessoas deixam de lado aquilo que é eterno para se dedicar em coisas temporais e passageiras; e lamentavelmente a Palavra de Deus que chega até estas pessoas não cresce e não dá frutos pelo fato de tal Semente ter caído entre espinhos; e estes espinhos sufocam através dos cuidados do mundo e seduções de riquezas passageiras a Palavra de Deus (Trigo) que foi semeada dentro de tal pessoa (vide A Parábola do Semeador)

  De fato, "o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males", e como hoje em dia praticamente tudo necessita de dinheiro já que tudo relacionado a matéria é pertinente a uma sabedoria humana, isso significa que o amor ao dinheiro e o amor por aquilo que ele pode proporcionar é a raiz de toda espécie de males; porque por conta do amor por aquilo que é passageiro pessoas se engalfinham umas com às outras; usurpam umas às outras; menosprezam umas às outras; destratam umas às outras; fazem acepção de pessoas umas com às outras e blasfemam de Deus e de Sua Palavra Jesus Cristo todas as vezes que associam o Pai dos espíritos com as ninharias desta vida passageira. 

  Dessa forma, vemos que por conta da cobiça pelas riquezas desta vida passageira algumas pessoas se desviam da Fé, ou seja, algumas pessoas se desviam de Deus e de Sua Palavra Jesus Cristo, pois o Mestre é a Palavra da Fé que nos foi pregada (vide A Verdadeira Fé). E por se desviarem da Fé, estas mesmas pessoas transpassam a si mesmas com muitas dores, pois nada além de Deus/Cristo pode proporcionar a Paz interior, absolutamente NADA! 

  Uma pessoa pode ter o conhecimento humano que for, assim como pode ser sabia aos olhos humanos o quanto for e também pode ter o poder aquisitivo que for; contudo, se dentro desta pessoa não habitar o Espírito de Deus Vivificado, esta pessoa é considerada uma desgraçada, miserável, pobre, cega e nua! E Deus chama tal pessoa de louca de maneira destrutiva (vide Lucas 12:20-21), pois só um louco, destrutivamente falando, se desdobra para conquistar coisas perecíveis podendo fazer o máximo de uso do próprio tempo para se aprender das coisas que são eternas; só um louco, destrutivamente falando, opta por se entreter com as coisas do mundo ao invés de se entreter e se alegar com a Lei e os Preceitos Divinos (vide Salmos 119:9 ao 18)

  "Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito." (Eclesiastes 1:14)

 Como podemos ver neste trecho de Eclesiastes 1:14TUDO debaixo do sol é vaidade e aflição de espírito. Em outras palavras, como Deus é nosso Sol (vide Salmos 84:11) "vaidade" significa "algo vão, falso, mentiroso, orgulho, soberba, etc." (vide Significado da palavra "vaidade"), então esta passagem de Eclesiastes 1:14 nos mostra que tudo abaixo de Deus é falso, mentiroso, vão e digno de soberba; sem contar que abaixo de Deus tudo é considerado aflição de espírito. 

  Sendo assim, vemos que de fato nada desta vida passageira tem importância; e que o importante não é abundar em riquezas perecíveis com base em sabedoria humana, pois tudo relacionado a carne é considerado passageiro e sem valor algum (vide II Coríntios 4:18 / João 6:63); todavia, bem-aventurados aqueles que enriquecem para com Deus, vivem quietos e sossegados trabalhando e comendo com sossego o próprio Pão que sustenta a alma (vide I Tessalonicenses 4:11-12 / O Trabalho), pois os tais desfrutam da Paz de Deus em seu interior.

  Portanto, vemos que ao contrário do que a igreja de Laodiceia pensa, ela não é rica! Pois a verdadeira riqueza não é aquilo que consiste na carne, mas sim aquilo que consiste na alma. Pois as riquezas espirituais são as únicas riquezas capazes de nos ensinar a viver de maneira racional em meio alto-mar.

  "18- Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo para que te enriqueças; e vestidos brancos para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio para que vejas."
  
  Vemos neste verso 18 que Cristo aconselha a igreja/pessoa que quer ser justa a comprar Dele ouro provado no fogo para que de fato tal pessoa enriqueça. 

  Em outras palavras, para que de fato tais pessoas enriqueçam na alma, o Mestre aconselha que elas adquiram Dele às Águas capazes de saciar a sede da alma e purificar o entendimento daquele que crê, a saber, Suas Palavras (vide João 4:14 / Isaías 55:1); Cristo aconselha que tais pessoas adquiram com Ele Vinho e Leite, a saber, o Conhecimento Racional/Espiritual acerca de Suas Palavras (vide Isaías 55:1 / I Pedro 2:1-3); Cristo aconselha que tais pessoas busquem o Seu Reino, a saber, Seu Conhecimento (vide Mateus 13:44); Cristo aconselha que tais pessoas adquiram com Ele o Azeite, a saber, a  (vide Hebreus 11:1)

  Também vemos que o Mestre aconselha tal igreja a adquirir com Ele vestidos brancos para que assim não apareça a vergonha de sua nudez. 

  Em outras palavras, Cristo aconselha que tal pessoa adquira e se vista com o Testemunho da Vida Dele e a Armadura de Deus para que a vergonha de sua nudez não apareça, isto é, para que não apareça mais na vida de tal pessoa os feitos do velho homem; pois, na verdade, só conseguimos andar de branco - só conseguimos andar de maneira pura e inocente - quando nos revestimos com o Testemunho de Cristo e com a Armadura de Deus (vide A Armadura de Deus). Todavia, se tal pessoa não se vigiar, ela pode ser achada nua mesmo estando vestida pelo fato de deixar de vivenciar no corpo carnal aquilo que aprende de Cristo (vide II Coríntios 5:3 / Apocalipse 16:15)

  Vemos também que o Mestre aconselha tal igreja/pessoa a "ungir os olhos com colírio para que possa ver"; isso significa que tal pessoa deve esfregar seu discernimento na Fé para que ela possa ver! Pois a partir do momento que ungimos (umedecemos) nossos olhos/discernimentos com a Fé, nós conseguimos ver, contemplar e testemunhar aquilo que não se vê com os olhos humanos, a saber, a Lei de Deus de forma Espiritual, afinal, como está escrito: "Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o Mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos" (Salmos 19:8).

  "Manda aos ricos desde mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis. Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a Vida Eterna." (I Timóteo 6:17 ao 19)

  Enfim, esta passagem de I Timóteo 6:17-19 orienta aqueles que são ricos de um conhecimento humano para que tais pessoas não sejam altivas/soberbas e nem depositem sua esperança na incerteza de suas riquezas, pois tudo aquilo que é pertinente a um conhecimento humano é passageiro; enquanto aquilo que é pertinente a Deus é eterno (vide Eclesiastes 3:14 / II Coríntios 4:18)

  Sendo assim, somos orientados a colocar nossa esperança em Deus, para que esperemos Dele aquilo que Ele nos prometeu, a saber, a Vida Eterna (vide I João 2:25 / Tito 1:2). E por ter em Deus a esperança de Vida Eterna nós somos salvos e vivemos longe da confusão pelo fato de esperarmos aquilo que não vemos (vide Romanos 8:24-25 / Romanos 5:5 / Hebreus 11:1); em Deus gozamos das bem-aventuranças espirituais, pois o Pai já nos abençoou com as bênçãos espirituais e nenhum dom espiritual nos falta, esperando apenas a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo em nossa vida (vide Efésios 1:3 / I Coríntios 1:7)

  Ademais vemos nesta passagem de I Timóteo 6:17-19 que somos orientados a fazer o bem, enriquecer em boas obras, repartir as mesmas de boa mente e ser comunicáveis, pois através da comunicação conseguimos transmitir palavras de edificação para quem estiver próximo de nós (vide Hebreus 13:15-16 / Efésios 4:29 / A Língua); e bem-aventurados aqueles que fazem isso de boa mente e de boa intenção sem esperar absolutamente nada em troca de homem algum (vide Filipenses 1:15-18 / I Tessalonicenses 2:6)

  Também somos orientados a entesourar para nós mesmos um bom fundamento para o futuro, para que assim possamos alcançar a Vida Eterna. Como Cristo é o Fundamento dos Profetas e dos Apóstolos e além Dele não há outro (vide I Coríntios 3:11 / Efésios 2:20), e como é através Dele que temos a Vida Eterna, então boa coisa é entesourarmos/guardarmos para nós os Ensinamentos de Cristo, para que assim durante todos os dias que se chamar "HOJE" possamos viver de maneira equilibrada, afinal, o próximo minuto já é considerado um futuro à qual não sabemos se estaremos nesta roupa humana. 

  "19- Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te."

  Deus, por ser um bom Pai, repreende e castiga a todos que Ele ama; onde tal repreensão e castigo consiste em palavras firmes que trazem consigo a explicação espiritual acerca das coisas; pois, na verdade, o Pai não faz mal algum na vida carnal de ninguém, afinal, o compromisso Dele é com espíritos e não com carnes já que um espírito doutrinado na Lei do Senhor faz de sua roupa humana uma pessoa equilibrada. Todavia, um espírito sem doutrina e repreensão faz de sua roupa humana uma pessoa desequilibrada e entregue a toda sorte de ignorâncias e imundícias carnais.

  "Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." (Provérbios 3:12)

  "Porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos, porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." (Hebreus 12:6 ao 8)

  Como podemos ver nos trechos partilhados, Deus é um bom Pai e todos são feitos participantes de Sua disciplina; todavia, nem todos suportam a mesma. E aqueles que vivem sem disciplina são considerados por Deus bastardos, logo, não são considerados filhos legítimos. Contudo, aqueles que suportam a correção, Deus os trata como filhos; porque o Pai corrige a quem ama e a quem quer ver bem, "e na verdade, toda a correção ao presente não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente, antes seja sarado. Diga o fraco: 'Eu sou forte'." (Hebreus 12:11 ao 13 / Joel 3:10).

  Enfim, Cristo aconselha a pessoa que quer ser justa a ser vigilante; Ele aconselha tal igreja a se arrepender de seus respectivos erros, tomar uma posição na vida e deixar de ser morna a fim de enriquecer do Reino dos Céus. Portanto, ARREPENDEI-VOS!

  "20- Eis que estou à porta, e bato: Se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo."

  Como podemos neste verso 20, Cristo está à porta e bate, isto é, Ele está bem próximo de nossos ouvidos, Ele está bem próximo de nosso entendimento; contudo, Ele bate, pois Ele é extremamente educado e não entra dentro de uma casa/pessoa sem que ela queira de fato que Ele faça morada nela. 

  Se alguém ouvir a Voz Dele, isto é, se alguém entender as Palavras Espirituais Dele e abrir o entendimento, o Espírito Dele entrará dentro de tal pessoa e Ele ceara com tal igreja e esta igreja ceara com Ele no íntimo do entendimento as delícias do Reino dos Céus; e através do Espírito de Cristo tal igreja/pessoa que O recebeu e O entendeu discernirá tudo e de ninguém será discernida (vide I Coríntios 2 / Como Orar com Deus); através desta união entre o Espírito de Cristo e a igreja/pessoa que O recebeu e O entendeu, ambos se tornam uma só carne (vide I Coríntios 6:12-20), reunidos em uma mesma comunhão com o Pai dos espíritos (vide Mateus 18:20).

  "21- Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; Assim como eu venci e me assentei com Meu Pai no seu trono."

  Para a igreja/pessoa que vencer seus respectivos erros, Cristo concederá que a mesma se assente com Ele em Seu trono assim como Ele venceu e se assentou no trono do Pai. Em outras palavras, assim como Cristo venceu o mundo, isto é, assim como Ele venceu sua própria carnalidade e manteve o matrimônio com o Pai imaculado recebendo, dessa forma, o domínio sobre todas as coisas - para a pessoa que vencer seus respectivos erros Cristo concederá para a mesma o Poder e Autoridade, para que assim a igreja vencedora exerça com maestria o autodomínio a fim de manter o espírito, alma e corpo irrepreensíveis (vide I Tessalonicenses 5:23).

  "22- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

  Enfim, quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, isto é, quem tem entendimento procure entender o que o ESPÍRITO diz para as pessoas.

-------------------------//------------------------//-----------------------------

  Enfim, como foi possível constatar, cada carta relatada nesta postagem traz consigo mensagens para todos nós; e agora cabe a cada um de nós fazer uma autoanálise da própria vida e ver em quais pontos estamos se enquadrando destas cartas. E se porventura estivermos enquadrados em algum ponto de repreensão, não devemos esmorecer e nem desistir, pois o Pai corrige a quem ama e Ele quer que todos se salvem e venham ao conhecimento da Verdade (vide I Timóteo 2:4)

  Em resumo, por amor as nossas almas, o Eterno deixou recomendações para todos nós nos atentarmos se quisermos ser bons filhos, para que através de tais recomendações possamos chegar à unidade da Fé (vide A Verdadeira Fé), ao conhecimento de Cristo a fim de que possamos ser perfeitos e santos como Ele em toda a nossa maneira de viver, pois escrito está: "Sede santos, porque Eu sou santo" (I Pedro 1:15-16 / Levítico 19:2)

  Portanto, devemos nos sujeitar a Deus se quisermos resistir ao diabo e as nossas próprias concupiscências que são destrutivas ao nosso espírito; aproximemo-nos de Deus e Ele se aproximará de nós; humilhemo-nos a Deus, deixemos de lado a duplicidade e com certeza Deus se manifestará em nossa vida (vide Tiago 4:7 ao 10).

  Que Deus guie sempre nossa mente na Verdade 👉 João 14:6 😉



-------------------------//------------------------//-----------------------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: As 7 Cartas Às 7 Igrejas da Ásia.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário