quarta-feira, 12 de abril de 2017

Tudo Depende Da Nossa Fé

  Caro leitor, bem sabemos que Cristo é a Palavra da Fé que foi pregada a todos nós, quer dizer que ter Fé é cer, confessar, ser obediente e esperar por aquilo que não vemos materialmente, mas sentimos interiormente, a saber, Cristo/Vida Eterna (vide O Que é a Fé?)

  A fim de agregar mais conhecimento com relação a Fé (crença, fidelidade e obediência acerca dos Ensinos de Jesus Cristo/Vida Eterna), nesta postagem estaremos analisando com os olhos espirituais a passagem de "Mateus 9:27-31", pois ela relata a "cura de dois cegos"; mostrando que conseguiremos ver e compreender aquilo que é espiritual através da Fé que temos dentro de nós. Ou seja, mediante nosso trabalhar pelo Alimento Não-Perecível e intimidade com Cristo (vide O Trabalho), nós conseguiremos compreender aquilo que contém além da letra, a saber, o sentido espiritual. 

  Analisemos a passagem abaixo para melhor compreensão:

  "27- E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando e dizendo: 'Tem compaixão de nós, filho de Davi'. 28- E, quando chegou a casa, os cegos se aproximaram Dele, e Jesus disse-lhes: 'Credes vós que eu possa fazer isto?' Disseram-lhe eles: 'Sim, Senhor'. 29- Tocou então os olhos deles, dizendo: 'Seja-vos feito segundo a vossa fé'. 30- E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: 'Olhai que ninguém o saiba'. 31- Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra." (Mateus 9:27 ao 31)

  A seguir, vamos a exortação de cada verso:

  "27- E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando  e dizendo: 'Tem compaixão de nós, filho de Davi'. "

  Se analisarmos na letra, como pode dois cegos conseguirem seguir a Cristo sendo que eles não enxergavam? Porém, analisando com os olhos espirituais e com base em João 6:63 que diz: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que vos disse são espírito e vida"vemos que duas pessoas com falta de conhecimento e discernimento espiritual seguiram Cristo para obter a cura de seus olhos. 

  Em outras palavras, a palavra "olho" simboliza "discernimento; Conhecimento; Percepção intelectual; Atenção" (vide Significado da palavra "olho"), desse modo, duas pessoas desprovidas de um bom intelecto, inteligência, percepção e entendimento seguiram o Mestre para que suas mentes fossem curadas e eles pudessem obter um bom intelecto (vide Significado da palavra "intelecto")

  Outra coisa interessante para observarmos neste verso 27 é que os cegos chamaram Cristo de "Filho de Davi", porém, se analisarmos na letra, veremos em "Mateus 22:41-46" que Cristo deixa claro que Ele não é filho de homem algum. Todavia, examinando a expressão "Filho de Davi" com os olhos espirituais, compreendemos através do significado dos nomes que tal expressão significa "Filho do Amado", e bem sabemos que Deus é o nosso Amado 😉. 

  Sugiro a leitura do seguinte link para compreender que os nomes nas Escrituras tem significados: A Importância dos Nomes nas Escrituras.

  "28- E, quando chegou a casa, os cegos se aproximaram Dele, e Jesus disse-lhes: 'Credes vós que eu possa fazer isto?' Disseram-lhe eles: 'Sim, Senhor'. 29- Tocou então os olhos deles, dizendo: 'Seja-vos feito segundo a vossa fé'."

  Seguindo a linha de raciocínio do verso 27 e analisando com os olhos espirituais os versos acima, vemos que os cegos afirmaram crer em Cristo Jesus confessando que Ele tem poder para restaurar seus olhos (discernimento; Conhecimento; Percepção intelectual; Atenção" (vide Significado da palavra "olho"). Sendo assim, mediante tal confissão, Cristo tocou nos olhos deles, isto é, o Mestre aprimorou a percepção intelectual deles, pois a palavra "tocar" também significa "aprimorar" (vide Significado da palavra "tocar")

  Podemos notar que Cristo, ao conceder o aprimoramento do intelecto dos cegos, afirmou dizendo: "Seja-vos feito segundo a vossa fé". Ou seja, o Mestre deixou bem claro que mediante a Fé deles eles conseguiriam aprimorar, elevar e aperfeiçoar ainda mais o próprio intelecto que havia sido curado. 

  Em resumo, como Jesus Cristo é a Palavra da Fé que foi pregada a todos nós (vide O Que é a Fé?), então é evidente que cada ser humano vai obter uma determinada evolução espiritual mediante a intimidade que possui com Cristo; cada indivíduo tem uma evolução espiritual de acordo com a proporção que trabalha pela Comida Eterna, a saber, o Alimento Espiritual contido além da letra (vide João 6:27 / O Que é ser Justo? / O Trabalho)

  Portanto, cada um de nós vai apreender algo além de uma sabedoria humana conforme nosso esforço em exercer a Obra e Vontade de Deus (vide João 5:39 / II Coríntios 13:5 / João 6:27 / A Importância da Bíblia / A Vontade de Deus / A Obra de Deus).

  "30- E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: 'Olhai que ninguém o saiba'. 31- Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra." 

  Após Cristo ter concedido aos cegos o aprimoramento intelectual, os olhos, isto é, o conhecimento, discernimento e percepção intelectual deles foram abertos, ampliados e desobstruídos (vide Significado da palavra "aberto"); contudo, vemos que após tal cura espiritual ter sido realizada, o Mestre os advertiu: "Olhai que ninguém o saiba"

  Em resumo: o Salvador quis dizer com essa advertência que eles tomassem cuidado para não repartir com as pessoas as Pérolas que eles iam começar a encontrar, pois Cristo sabia que nem todos tem boa intenção no coração (vide Mateus 7:6). Além do mais, o Mestre também quis dizer que as pessoas não devessem saber da cura pelo fato deles falarem dela, mas sim pela vivência dela. Porém, vemos no verso 31 que os cegos começaram a divulgar por toda a região que passavam tudo que se tinha sucedido. 

----------//----------//---------//----------//----------//---------//----------//--

  Enfim, mediante a passagem partilhada de "Mateus 9:27-31", é possível constatar que ainda hoje existem muitos "cegos" que necessitam de um aprimoramento; existem muitos "cegos" que precisam se lavar em Cristo (vide João 9:1 ao 7)

  Também existem "cegos" que já se lavaram em Cristo e obtiveram um aprimoramento intelectual, porém, nem todos estes estão trabalhando com intensidade para evoluir ainda mais. 

 Também existem "cegos curados" que estão repartindo com as pessoas as Pérolas, quando na verdade somos orientados a repartir o Pão (vide Um Pouco Mais Sobre a Santa Ceia), pois as Pérolas que encontramos são valiosas e infelizmente nem todos sabem dar o devido valor para uma Pérola. Sendo assim, boa coisa é que aprendamos nos controlar, pois, de fato, para aquele que reparte, é uma alegria imensa o poder repartir o Pão e também as Pérolas; contudo, nem todos cuidam bem das Pérolas, nem todos valorizam Elas. Por conta disso, é necessário aprendermos guardar conosco nossas Pérolas, tomando o máximo de cuidado com quem vamos reparti-las caso queiramos reparti-las com alguém. 

  Outra coisa que aprendemos nesse trecho de "Mateus 9:27-31" é que tudo vai depender da nossa Fé, isto é, o aprimoramento de nosso intelecto a fim de obtermos uma evolução espiritual vai depender do tempo que disponibilizamos para trabalhar pelo Alimento Não-Perecível. Nossa evolução mental vai depender da nossa intimidade com Cristo. Nossa elevação racional vai depender da nossa força de vontade para aprender e crer naquilo que não se vê nesta vida carnal. Nossa ascensão espiritual vai depender da elevação do nosso pensamento nas coisas do Alto. 

  Portanto, fica claro que está em cada um de nós evoluir ou não espiritualmente, pois o livre-arbítrio nos foi dado; desse modo, agora cada um de nós tem que decidir o que é mais importante na nossa vida - lembrando que seremos condenados e justificados pelas nossas palavras (vide Mateus 12:37 / A Morte e a Vida estão no poder da Língua) 😄.

  Que Deus possa nos guiar somente na Verdade 👉 João 14:6 😉

------------//------------//------------//------------//------------//------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com


2 comentários:

  1. Boa tarde,nesta passagem que esta no livro de S.MATEUS 11:29, CRISTO diz assim: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
    No livro de S.JOÃO 5:39 diz assim:
    Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
    Logo vemos que para aprendermos de CRISTO temos que examinar as Escrituras.
    Muito se fala de CRISTO, mas será que estão falando do verdadeiro CRISTO?
    No livro de S.JOÃO 6:63 diz assim:
    O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
    Percebemos nesta passagem que CRISTO deixa bem claro que suas palavras são para o espírito e não para a carne.
    Então mediante tais fatos chegamos a conclusão que não devemos ministrar a PALAVRA de DEUS para proveito carnal, mas a PALAVRA de DEUS deve ser ministrada tão somente para nossa edificação espiritual.
    Lembrando que em S.JOÃO 1:14 diz assim;
    E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
    CRISTO é a PALAVRA de DEUS, devemos tomar muito cuidado para abrirmos nossa boca para falar de um assunto tão sério vocês não acham?
    Em S.MATEUS 12:36,37 diz assim:
    Mas Eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
    Porque por tuas palavras serás justificados e por tuas palavras serás condenado.
    Sabendo que a promessa que CRISTO nos fez esta escrita nesta passagem:
    I S.JOÃO 2:25 que diz assim:
    E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna.
    Tomem muito cuidado quando ouvirem alguém usando o nome de CRISTO em vão, prometendo algo que CRISTO não prometeu.

    ResponderExcluir