domingo, 26 de março de 2017

A Tentação de Jesus Cristo: Uma Lição Valiosa

  Caro leitor, nesta postagem estaremos compreendendo o rico ensinamento contido na passagem de Lucas 4:1-13: A Tentação de Jesus Cristo; porquanto neste trecho podemos compreender várias dicas para não virmos pecar contra Deus. 

  Antes de mais nada, você pode se perguntar: "Como é que o diabo iria tentar Cristo sendo que Cristo expulsava um monte de demônios das pessoas? Como pode Cristo se deixar tentar pelo diabo?". Caro leitor, você precisa entender uma coisa: o diabo é nada mais nada menos do que uma palavra mentirosa capaz de gerar em qualquer pessoa que está em um tabernáculo de carne algo ilusório, falso, mentiroso, ignorante, etc.; sem contar que após a ressurreição de Jesus Cristo nós aprendemos que a ninguém conhecemos segundo a carne (vide II Coríntios 5:16). Sendo assim, hoje, quando examinamos os Escritos Sagrados, boa coisa é nos atentarmos na mensagem espiritual que eles fornecem

  Assim como as palavras verdadeiras são como o vento e ficam espalhadas no ar, as palavras mentirosas também são como o vento e ficam espalhadas no ar, e ambas as palavras ficam rodeando a nossa mente. No caso da palavra mentirosa, esta se empenha em fazer com que materializemos aquilo que contém nas Escrituras Sagradas; enquanto a Palavra da Verdade diz na nossa mente que aquilo que provém de Deus não é materializado/palpável, pois tudo aquilo que é materializado/palpável não é eterno, e aquilo que é pertinente ao verdadeiro Deus/Espírito é eterno (vide II Coríntios 4:18 / Eclesiastes 3:14). Portanto, quando diz que "Jesus Cristo foi tentado" quer dizer que Ele lutou contra a própria carne Dele, pois a carne Dele queria dar ouvidos para as palavras mentirosas provenientes do diabo. 

  Em outras palavras, veremos que o diabo queria fazer com que a carne que encobria Cristo fizesse uso do Poder de Deus para conseguir algo material, carnal e palpável; porém, quando Jesus foi tentado Ele já havia passado pelo batismo, ou seja, Ele já havia sido instruído pelo Espírito Santo dentro de Si (vide Mateus 3:13-17 / Lucas 3:21-22), logo, Ele já havia aceitado e sido instruído acerca da Sua missão aqui neste planeta; Ele já havia sido instruído acerca daquilo que Ele deveria fazer. 

  Desse modo, quando Jesus foi tentado Ele já havia sido preparado. E devido a esta preparação Ele conseguiu combater as hostes da maldade que queriam penetrar em Si. Em outras palavras, Jesus conseguiu dissipar as palavras mentirosas que rondavam sua mente (carne) através daquilo que continha nas Escrituras. 

  Vamos analisar a leitura de Lucas 4:1-13: A Tentação de  Jesus Cristo para compreender melhor os fatos; e após a leitura, veremos a exortação de cada verso. Vamos lá!

  "1- E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; 2- E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; E terminados eles, teve fome. 3- E disse-lhe o diabo: 'Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão'. 4- E Jesus lhe respondeu, dizendo: 'Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus'. 5- E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. 6- E disse-lhe o diabo: 'Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero; 7- Portanto, se tu me adorares, tudo será teu'. 8- E Jesus, respondendo, disse-lhe: 'Vai-te Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás'. 9- Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: 'Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; 10- porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, 11- e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra'. 12- E Jesus, respondendo, disse-lhe: 'Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus'. 13- E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo." (Lucas 4:1 ao 13)

  Agora vamos a exortação de cada verso:

  "1- E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;"

  Antes de mais nada, a palavra "deserto" também significa "ermo; solitário; vazio" (vide Significado de "deserto"). Ou seja, quando diz que "Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto" isso quer dizer que por um momento Jesus ficou sozinho; por um instante ficou Jesus e os pensamentos Dele; por um segundo era Ele e Ele.

  "2- E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; E terminados eles, teve fome."

  Em primeiro lugar, assim como os nomes nas Escrituras tem significados (vide A Importância dos Nomes nas Escrituras), os números nas Escrituras também têm significados. E com relação ao número "quarenta", este simboliza um "tempo de preparação"

  Sendo assim, durante o tempo em que Jesus se preparava, Ele estava se dedicando tão somente para aquilo que provinha de Deus, tanto é que durante o tempo de preparação Jesus não estava nem sequer alimentando Sua própria carne. O diabo (que é nada mais nada menos do que as palavras mentirosas que ficam nos rodeando) foi tentar Jesus, pois o ele sabia que terminando o tempo de preparação de Jesus Este haveria de sentir fome na carne.

  "3- E disse-lhe o diabo: 'Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão'."

  A primeira coisa que o diabo lançou na mente de Jesus para tentá-Lo foi a seguinte frase: "Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão"; ou seja, podemos ver que o diabo tentou mexer no ego humano de Jesus e nesta tentativa queria que Jesus usasse o Poder de Deus para adquirir um alimento/pão carnal/material.

  Em outras palavras, o diabo tentou persuadir Jesus com o argumento de que um filho de Deus não pode passar necessidade na carne; em vista disso, se realmente alguém é um filho de Deus este obterá até mesmo um simples alimento carnal a mando de Deus. Porém, vemos no verso abaixo a resposta sábia de Jesus:

  "4- E Jesus lhe respondeu, dizendo: 'Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus'."

  Podemos ver que Jesus não se deixou levar pelas palavras mentirosas que rodeavam Sua carne, ao contrário, Ele se lembrou daquilo que havia escrito em "Deuteronômio 8:3" e sabiamente dissipou as hostes da maldade que queriam penetrar em Sua mente, dizendo para si próprio que "o homem viverá de toda a Palavra de Deus"

  Portanto, aprendemos neste verso que NÃO devemos atribuir para Deus nenhum tipo de alimento carnal/material. Também aprendemos que toda Escritura é proveitosa para redarguir/replicar algo que seja usado para enaltecer e/ou beneficiar uma carne (vide II Timóteo 3:16). Além disso, aprendemos que devemos viver por apenas um único Pão, a saber, a Palavra de Deus Espiritual (vide João 1:1 ao 14 / João 6:51 / João 6:63).

  "5- E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. 6- E disse-lhe o diabo: 'Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero; 7- Portanto, se tu me adorares, tudo será teu'."

  Podemos ver que a tentação continuou, e desta vez o diabo mostrou para Jesus todo tipo de prosperidade carnal existente neste planeta. 

  Em síntese, as palavras mentirosas tentaram penetrar na mente de Jesus a fim de fazer com que Ele enxergasse tudo aquilo que um conhecimento carnal conseguia proporcionar como se fosse algo bom. Todavia, com base no verso 6 constatamos que estas palavras mentirosas, assim como suas ofertas e as coisas materiais, pertence ao diabo (que é o pai da mentira; pai das palavras mentirosas); e o diabo pode dar e fornecer tudo deste planeta para quem ele bem entender. 

  Resumindo, vemos que o diabo persuadiu Jesus, dizendo que se Jesus o adorasse, tudo seria Dele; porém, vemos no verso abaixo a resposta sábia de Jesus

  "8- E Jesus, respondendo, disse-lhe: 'Vai-te Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás'."

  Mais uma vez vemos que Jesus se lembrou de uma outra passagem contida nas Escrituras, como resultado Ele dissipou as hostes da maldade que queriam penetrar em sua mente afirmando que "devemos adorar e servir somente a Deus, nosso Senhor" (vide Deuteronômio 6:13 / Deuteronômio 10:20)

  Desse modo, aprendemos neste verso 8 que não devemos atribuir nenhuma prosperidade carnal e/ou material para Deus, pois além das coisas carnais/materiais terem envolvimento com o Mamom/dinheiro, Deus não tem envolvimento com nada relacionado a carne, conhecimento humano e ao dinheiro; ao contrário, Deus é Pai de espíritos e Sua Palavra serve somente para alimentar e beneficiar almas/espíritos e não carnes (vide Aos Hebreus 12:9 / João 6:63 / Provérbios 10:3)

  Portanto, temos que tomar muito cuidado com aquilo que o dinheiro e uma sabedoria humana nos proporciona, pois não podemos servir a dois senhores (vide Mateus 6:24), isto é, não convém depositar a nossa confiança em dois senhores (vide O Rico Insensato); não tem como se dedicar a dois senhores. Dessa forma, temos que avaliar nossa própria vida porque as vezes, por falta de um bom discernimento, perdemos tempo estudando e ambicionando tantas coisas pertinentes a uma vida carnal e material e se esquecemos que nossa carne irá morrer fisicamente e que nada material levaremos deste planeta conosco (vide I Timóteo 6:7 / A Morte: Uma Amiga Surpreendente). Ademais, por causa dessa falta de um bom discernimento pessoas se esquecem de trabalhar pelo Alimento que não perece e que tem poder para mudar a vida de todo aquele que crê em Cristo (vide João 6:27 / O Trabalho).

  "9- Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: 'Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; 10- porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, 11- e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra'."

  A tentação continuou, e desta vez o diabo novamente tentou mexer no ego humano de Jesus dizendo: "Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra."Vemos que o diabo se usou do trecho de Salmos 91:11-12 para fazer com que Jesus fizesse uso do Poder Divino para obter um livramento carnal. 

  Em outras palavras, o diabo tentou persuadir Jesus com o argumento de que um filho de Deus tem que obter um livramento na carne e, desse modo, na concepção da mentira se realmente alguém é um filho de Deus este obterá do Eterno uma proteção terrena inabalável. Porém, vemos no verso abaixo a sábia resposta dada por Cristo:

  "12- E Jesus, respondendo, disse-lhe: 'Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus'."

  Vemos que Jesus mais uma vez recobrou daquilo que continha nas Escrituras afirmando que não devemos tentar o Senhor nosso Deus (vide Deuteronômio 6:16). Desse modo, aprendemos neste verso que não devemos atribuir o Poder Divino, por exemplo, para obtermos um livramento carnal, até porque como bem sabemos o único compromisso de Deus é com almas/espíritos e não com carnes (vide João 6:63 / Provérbios 10:3). Caso o contrário, estaremos tentando a Deus; pois como vemos nesta leitura de Lucas 4:1-13 a tentação consiste em fazer uso dos Escritos Sagrados para se obter materializações como, por exemplo: comida material/carnal; bem-estar carnal/material; saúde carnal; livramento carnal; proteção carnal; riqueza carnal/material, etc. Sendo assim, qualquer pessoa que faz uso das Escrituras e/ou busca o Poder do Pai para tais fins, além de tal pessoa estar tentando a Deus, ela está cometendo adultério no matrimônio espiritual (vide O Adultério).
  
  Muitas pessoas, devido a ignorância espiritual que as rondam, acham que o Salmos 91, por exemplo, tem poder para proteger uma carne; sendo que a única proteção que Deus nos concede é no espírito e não na carne. 

  Confesso que na época que eu vivia na ignorância espiritual seguindo a besta já cheguei a deixar minha Bíblia aberta na parte do "Salmos 91" (vide A Besta), pois eu achava que aquilo iria me proteger de algo. Porém, hoje vejo que além de tal atitude ser feitiçaria (vide Significado da palavra "feitiçaria"), também sei que se eu não zelar pelas Escrituras elas simplesmente se deterioram com o passar do tempo, pois um livro não pode nem mesmo proteger ele mesmo de algo. 

  Além do mais, hoje sei que aquilo que contém numa Escritura é tão somente para benefício espiritual. E também sei que nenhuma edificação espiritual ocorrerá se a pessoa não praticar aquilo que contém escrito nas Escrituras com base em Jesus Cristo - o Amor. Igualmente, sei que nenhuma edificação espiritual ocorrerá se a pessoa não elevar o pensamento nas coisas do Alto. 

  Outrossim, sei que nenhuma edificação espiritual acontecerá se a pessoa não trabalhar e/ou se dedicar para compreender a Voz do Espírito Santo de Deus que fala no íntimo do pensamento

  Sendo assim, analisando nossa atualidade, vemos o quanto o diabo tem iludido e brincado com as pessoas, pois o que mais vemos por aí são pessoas carregando a passagem de "Salmos 91", por exemplo, na carteira, na bolsa, no carro, no caderno ou até mesmo dentro do armário da empresa em que trabalha, alegando que isso as protegerá de algum maleficio carnal. Porém, o ato de atribuir para um objeto uma proteção carnal é feitiçaria! E tal ação não tem envolvimento algum com o verdadeiro Deus. 

  "13- E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo." 

  Enfim, terminada toda a tentação, as palavras da mentira se ausentaram de Jesus por um determinado tempo; e vemos em Mateus 4:11 que após o término da tentação os anjos chegaram e serviram a Jesus. Em outras palavras, depois de Jesus ter passado por esta guerra mental durante o tempo em que esteve sozinho, os anjos (que são os mensageiros) se aproximaram Dele e o serviram.

----------//----------//----------//----------//----------//----------//-----------

  Mediante tais fatos, aprendemos muitas coisas com a passagem de Lucas 4:1-13: A Tentação de Jesus Cristo, a saber:

  1º: Aprendemos que não convém associar Deus e/ou Seu Poder com nenhum tipo de alimento carnal e/ou material.

  2º: Aprendemos que não convém associar Deus e/ou Seu Poder com nenhum tipo de prosperidade carnal e/ou material.

  Aprendemos que não convém atribuir para Deus e/ou Seu Poder nenhum livramento/salvamento/proteção carnal.

 4º: Aprendemos que o diabo se utiliza das Escrituras para apregoar benefícios carnais e materiais, tais como: comida material/carnal; bem-estar carnal/material; saúde carnal; livramento carnal; proteção carnal; riqueza carnal/material, etc.

  Portanto, temos que tomar muito cuidado, pois a nossa luta é contra nós mesmos (vide Gálatas 5:16-26 /  Exortação de Aos Gálatas 5:16-26), pois é nossa carne que quer ceder para as potestades malignas do ar (que são as palavras da mentira que estão espalhadas por ai); nossa carne quer se usar do Poder de Deus para obter algum benefício carnal e material; nossa carne quer materializar aquilo que é espiritual. Porém, depois que passamos pelo batismo de Cristo (vide Batismo), isto é, depois que aceitamos Cristo em nossa vida e recebemos o Espírito de Deus dentro de nós, a gente passa a ter forças para combater as hostes da maldade que querem penetrar em nós (vide A Armadura de Deus). 

  Outrossim, após passarmos pelo batismo de Cristo começamos a lutar contra nossa própria carne assim como Cristo lutou contra a carne em que Ele habitou (vide Batismo)

  Em outras palavras, cada um de nós é um mundo (vide O Joio e o Trigo / João 3:16), a carne é um mundo, e Cristo venceu o mundo, ou seja, Ele venceu a própria carne que Ele habitou; Ele venceu os próprios desejos carnais que a matéria à qual Ele estava sentia; em vista disso, Ele disse que se nós tivermos bom ânimo, assim como Ele venceu, nós também conseguimos vencer 😄. 

  Enfim, temos que nos esforçar, porque não convém ficar atribuindo para Deus as ninharias/futilidades desta vida carnal e material, afinal, Deus é Pai de espíritos e Sua Palavra serve somente para alimentar e beneficiar almas/espíritos e não carnes (vide Hebreus 12:9 / João 6:63 / Provérbios 10:3). E cada vez que atribuímos para Deus algo carnal e/ou material, além de gerarmos por aí confusão e acepção de pessoas, nós nos tornamos os mais miseráveis de todos os homens (vide I Coríntios 15:19). Sendo assim, tomemos cuidado com aquilo que lemos e como estamos lendo; tomemos cuidado com aquilo que falamos e ouvimos por aí, pois a letra sem a guia do Espírito mata, mas o Espírito vivifica (vide A Letra Mata e o Espírito Vivifica).

  💡 "Tenho vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33) 💡

  Deus guie nossa mente sempre na Verdade 👉 João 14:6 😉



--------------------//--------------------//-------------------//-----------------

OBS: O Seguinte link tem como fito repartir com você dois livros significativos, a saber: "Em Busca da Salvação" e "De Encontro Com a Verdade Genuína". Se possível, leia o seguinte link e faça download dos livros: Repartindo Livros...

OBS 2: Caso você tenha interesse, o seguinte link é o conteúdo desta postagem em formato PDF disponível para download e/ou impressão: A Tentação de Jesus Cristo: Uma Lição Valiosa.

NOTA: Caso você queira repartir aprendizados ou falar a respeito do que leu, e não quiser fazer isso via comentários por algum motivo pessoal, mande uma mensagem no seguinte e-mail e, assim que possível, estarei respondendo enquanto estiver neste corpo: deencontrocomaverdadegenuina@yahoo.com

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite irmã muito linda essa postagem. Que você continue assim, mesmo que parecer difícil nunca desiste, como nosso mestre falou que e grande a seara mais são pouco os ceifeiro. E também CRISTO não falou que seria fácil mais ele falou tenha bom animo eu venci o mundo. obrigado por disponibilizar o seu tempo para liberta nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Muito edificante irmã. Obrigado por repartir. Eu era um dos que tinha a prática de deixar Salmos 91 aberto, até tomar a mesma consciência que a sua, e entender que Deus é Espírito (João 4:23-24), e o compromisso Dele é com almas, até porque diz em Eclesiastes 3:14 que tudo o que Deus faz durará eternamente, logo, nada material, carnal e palpável dura eternamente. De fato o Filho nos liberta de toda mentira. Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela atenção irmão! Agora basta nos mantermos vigilantes e atentos para não nos deixarmos vencer pelas nossas próprias vontades carnais que são destrutivas ao nosso espírito.

      Excluir